Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/

Resumo:Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, at...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rodrigues, Edivânia Duarte., Gomes, Adriano Lopes.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16156/1/EdivaniaDR.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-85432
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-854322022-11-30T11:25:37Z Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/ Rodrigues, Edivânia Duarte. Gomes, Adriano Lopes. Movimento de Educação de Base(MEB) - Dissertação. Cartilha - Dissertação. Aulas radiofônicas - Dissertação. Argumentação - Dissertação. Dialogismo - Dissertação. Basis Educational Movement(MEB). Booklet. Radio classes. Dialogism. Argumentation. Resumo:Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, atentando para os efeitos de sentido sugeridos pelas suas condições de produção e as posições ideológicas defendidas, além de verificar como a cartilha e as aulas radiofônicas dialogavam na argumentação de suas teses. Para tanto, o estudo é orientado pelos pressupostos da Análise do Discurso, pela Teoria da Argumentação, pelas concepções de Educação Popular, bem como a concepção dialógica de linguagem, recorrendo a Bakhtin (1995). A pesquisa adota o caráter documental, de natureza qualitativa com base interpretativista, cuja análise dos dados permitiu constatar que o discurso do material didático-pedagógico do MEB foi produzido num contexto sócio-histórico-ideológico em que a educação foi vista como um instrumento de libertação social, sendo capaz de transformar o indivíduo e a estrutura desigual do Brasil. Os resultados revelam que a cartilha e as aulas assumem uma posição marcadamente a favor das classes populares, estruturada por técnicas argumentativas que pretendiam convencer e persuadir o auditório. Ainda demonstraram que tal argumentação baseou-se, inicialmente, no convencimento dos jovens e adultos para, em seguida, imprimir uma persuasão nos aprendizes, no que se refere a agir sobre a realidade para transformá-la, segundo seus desejos de justiça social.#$&Abstract:This research studies the argumentative process developed by the Basis Educational Movement (MEB), using as corpus the booklet Viver é lutar , and other lesson plans of the Educational Rural Radio from Natal. It has as objectives reveal the argumentative strategies in the discursive production of MEB, exploring the meaning effects suggested by its production conditions, and the ideological positions defended, in addition to this, verify how the booklet and the radio classes dialogued in the argumentation of their theses. So, the study is guided by the Discourse Analysis presuppositions, by the Argumentation Theory, by the conceptions of Popular Education, as well as the conception language dialogical language conception, recurring to Bakhtin (1995). The research adopts the documental characteristic of qualitative nature with an interpretative basis. The analysis of the data permitted us to confirm that the pedagogical didactic material discourse of MEB was produced in a social-historical-ideological context in what the education was seen as a social liberation instrument, being able to transform the Brazilian people and the Brazilian unequal structure. The results reveal that the booklet and the classes assume a position remarkably in favor of the popular classes, structured by the argumentative techniques that intended to convince, and to persuade the auditorium. Thus, the argument was based initially on the convincing of youths and of adults for, afterwards, to construct a persuasion to the learners, in terms of referring to act on the reality to transform it, according to their desires of social justice. 1 2022-10-05T20:29:40Z 2022-10-05T20:29:40Z 2009. Dissertação 37 R696e DISSERT 120650 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16156/1/EdivaniaDR.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16156/1/EdivaniaDR.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Movimento de Educação de Base(MEB) -
Dissertação.
Cartilha -
Dissertação.
Aulas radiofônicas -
Dissertação.
Argumentação -
Dissertação.
Dialogismo -
Dissertação.
Basis Educational Movement(MEB).
Booklet.
Radio classes.
Dialogism.
Argumentation.
spellingShingle Movimento de Educação de Base(MEB) -
Dissertação.
Cartilha -
Dissertação.
Aulas radiofônicas -
Dissertação.
Argumentação -
Dissertação.
Dialogismo -
Dissertação.
Basis Educational Movement(MEB).
Booklet.
Radio classes.
Dialogism.
Argumentation.
Rodrigues, Edivânia Duarte.
Gomes, Adriano Lopes.
Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
description Resumo:Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, atentando para os efeitos de sentido sugeridos pelas suas condições de produção e as posições ideológicas defendidas, além de verificar como a cartilha e as aulas radiofônicas dialogavam na argumentação de suas teses. Para tanto, o estudo é orientado pelos pressupostos da Análise do Discurso, pela Teoria da Argumentação, pelas concepções de Educação Popular, bem como a concepção dialógica de linguagem, recorrendo a Bakhtin (1995). A pesquisa adota o caráter documental, de natureza qualitativa com base interpretativista, cuja análise dos dados permitiu constatar que o discurso do material didático-pedagógico do MEB foi produzido num contexto sócio-histórico-ideológico em que a educação foi vista como um instrumento de libertação social, sendo capaz de transformar o indivíduo e a estrutura desigual do Brasil. Os resultados revelam que a cartilha e as aulas assumem uma posição marcadamente a favor das classes populares, estruturada por técnicas argumentativas que pretendiam convencer e persuadir o auditório. Ainda demonstraram que tal argumentação baseou-se, inicialmente, no convencimento dos jovens e adultos para, em seguida, imprimir uma persuasão nos aprendizes, no que se refere a agir sobre a realidade para transformá-la, segundo seus desejos de justiça social.#$&Abstract:This research studies the argumentative process developed by the Basis Educational Movement (MEB), using as corpus the booklet Viver é lutar , and other lesson plans of the Educational Rural Radio from Natal. It has as objectives reveal the argumentative strategies in the discursive production of MEB, exploring the meaning effects suggested by its production conditions, and the ideological positions defended, in addition to this, verify how the booklet and the radio classes dialogued in the argumentation of their theses. So, the study is guided by the Discourse Analysis presuppositions, by the Argumentation Theory, by the conceptions of Popular Education, as well as the conception language dialogical language conception, recurring to Bakhtin (1995). The research adopts the documental characteristic of qualitative nature with an interpretative basis. The analysis of the data permitted us to confirm that the pedagogical didactic material discourse of MEB was produced in a social-historical-ideological context in what the education was seen as a social liberation instrument, being able to transform the Brazilian people and the Brazilian unequal structure. The results reveal that the booklet and the classes assume a position remarkably in favor of the popular classes, structured by the argumentative techniques that intended to convince, and to persuade the auditorium. Thus, the argument was based initially on the convincing of youths and of adults for, afterwards, to construct a persuasion to the learners, in terms of referring to act on the reality to transform it, according to their desires of social justice.
format Dissertação
author Rodrigues, Edivânia Duarte.
Gomes, Adriano Lopes.
author_facet Rodrigues, Edivânia Duarte.
Gomes, Adriano Lopes.
author_sort Rodrigues, Edivânia Duarte.
title Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
title_short Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
title_full Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
title_fullStr Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
title_full_unstemmed Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do MEB/
title_sort estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico : um estudo da produção didático-pedagógica do meb/
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16156/1/EdivaniaDR.pdf
work_keys_str_mv AT rodriguesedivaniaduarte estrategiasargumentativasnaconstrucaododiscursoideologicoumestudodaproducaodidaticopedagogicadomeb
AT gomesadrianolopes estrategiasargumentativasnaconstrucaododiscursoideologicoumestudodaproducaodidaticopedagogicadomeb
_version_ 1766802978339028992