Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/

Resumo:Este trabalho teve por objetivo averiguar quais as mudanças de comportamento incluindo as diferenças entre os grupos pesquisados e, entre as mais significativas - na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das Faculdades de Administração da cidade de Curitiba do Estado do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Arruda, Rosângela Teresinha Cristani., Nour, Alfredo Dib Abdul.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/120643
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-85425
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-854252022-11-30T11:25:31Z Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/ Arruda, Rosângela Teresinha Cristani. Nour, Alfredo Dib Abdul. Gestão de recursos humanos - Dissertação. Mudanças de comportamento - Dissertação. Educação formal - Curso de Administração - Curitiba(PR) - Dissertação. Percepção - Alunos - Dissertação. Resumo:Este trabalho teve por objetivo averiguar quais as mudanças de comportamento incluindo as diferenças entre os grupos pesquisados e, entre as mais significativas - na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das Faculdades de Administração da cidade de Curitiba do Estado do Paraná. Compuseram a população estudada dois grupos: alunos que haviam feito vestibular de inverno em julho de 2002, e alunos no 4.° ano do curso, isto é, alunos no último semestre do curso de Administração de Empresas. Para avaliar a percepção desses estudantes, foi desenvolvido um questionário a partir do referencial teórico da Psicologia Aplicada à Administração, da Psicologia Organizacional e da Administração bem como o parecer do Ministério da Educação sobre a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No resultado dos 461 questionários aplicados, observou-se diferença na percepção comportamental entre os grupos de alunos, porém poucas diferenças significativas, o perfil dos dois grupos é aparentemente similar. As diferenças foram observadas nas respostas sobre a percepção de quando estão estressados e de como resolver situações estressantes; sobre tendência a conhecer o próprio estilo de liderança; sobre conhecimento de modelos de gestão aplicados à Administração, e sobre compreensão da dinâmica de interação personalidade e meio ambiente.#$&Resumen:Este trabajo tiene como objetivo averiguar cuáles son los cambios de comportamiento - incluyendo Ias diferencias entre los grupos investigados y, entre Ias más significativas - en Ia percepción de los alumnos durante su paso por Ia educación formal de Ias Facultades de Administración de Ia ciudad de Curitiba deI Estado de Paraná. La población estudiada se compuso de os grupos: alumnos que habían realizado Ia selectividad de inviemo en julio de 2002, y alumnos en el 4° afio deI curso, es decir, alumnos en el último semestre deI curso de Administración de Empresas. Para evaluar Ia percepción de los alumnos se desarrolló un cuestionario a partir deI referencial teórico de Ia Psicología Aplicada a Ia Administración, Psicología Organizativa y de Ia Administración así como el parecer deI Ministerio de Educación sobre Ia Ley de Directrices y Bases de Ia Educación Nacional. En el resultado de los 461 cuestionarios aplicados, se observó una diferencia en Ia percepción deI comportamiento entre los grupos de alumnos, aunque existieron pocas diferencias significativas, el perfil de los dos grupos es aparentemente similar. Las diferencias presentadas fueron los siguintes comportamientos; percibir cuando están estresados y aI resolver situaciones de estrés, Ia tendencia es Ia de conocer su estilo de liderazgo y explicar más sobre los modelos de gestión aplicados en Ia Administración, y demuestran compreender mjor Ia dinámica de Ia interacción personalidad y medio ambiente. 1 2022-10-05T20:29:34Z 2022-10-05T20:29:34Z 2002. Dissertação 658.3 A779m DISSERT 120643 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/120643 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/120643
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Gestão de recursos humanos -
Dissertação.
Mudanças de comportamento -
Dissertação.
Educação formal -
Curso de Administração -
Curitiba(PR) -
Dissertação.
Percepção -
Alunos -
Dissertação.
spellingShingle Gestão de recursos humanos -
Dissertação.
Mudanças de comportamento -
Dissertação.
Educação formal -
Curso de Administração -
Curitiba(PR) -
Dissertação.
Percepção -
Alunos -
Dissertação.
Arruda, Rosângela Teresinha Cristani.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
description Resumo:Este trabalho teve por objetivo averiguar quais as mudanças de comportamento incluindo as diferenças entre os grupos pesquisados e, entre as mais significativas - na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das Faculdades de Administração da cidade de Curitiba do Estado do Paraná. Compuseram a população estudada dois grupos: alunos que haviam feito vestibular de inverno em julho de 2002, e alunos no 4.° ano do curso, isto é, alunos no último semestre do curso de Administração de Empresas. Para avaliar a percepção desses estudantes, foi desenvolvido um questionário a partir do referencial teórico da Psicologia Aplicada à Administração, da Psicologia Organizacional e da Administração bem como o parecer do Ministério da Educação sobre a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No resultado dos 461 questionários aplicados, observou-se diferença na percepção comportamental entre os grupos de alunos, porém poucas diferenças significativas, o perfil dos dois grupos é aparentemente similar. As diferenças foram observadas nas respostas sobre a percepção de quando estão estressados e de como resolver situações estressantes; sobre tendência a conhecer o próprio estilo de liderança; sobre conhecimento de modelos de gestão aplicados à Administração, e sobre compreensão da dinâmica de interação personalidade e meio ambiente.#$&Resumen:Este trabajo tiene como objetivo averiguar cuáles son los cambios de comportamiento - incluyendo Ias diferencias entre los grupos investigados y, entre Ias más significativas - en Ia percepción de los alumnos durante su paso por Ia educación formal de Ias Facultades de Administración de Ia ciudad de Curitiba deI Estado de Paraná. La población estudiada se compuso de os grupos: alumnos que habían realizado Ia selectividad de inviemo en julio de 2002, y alumnos en el 4° afio deI curso, es decir, alumnos en el último semestre deI curso de Administración de Empresas. Para evaluar Ia percepción de los alumnos se desarrolló un cuestionario a partir deI referencial teórico de Ia Psicología Aplicada a Ia Administración, Psicología Organizativa y de Ia Administración así como el parecer deI Ministerio de Educación sobre Ia Ley de Directrices y Bases de Ia Educación Nacional. En el resultado de los 461 cuestionarios aplicados, se observó una diferencia en Ia percepción deI comportamiento entre los grupos de alumnos, aunque existieron pocas diferencias significativas, el perfil de los dos grupos es aparentemente similar. Las diferencias presentadas fueron los siguintes comportamientos; percibir cuando están estresados y aI resolver situaciones de estrés, Ia tendencia es Ia de conocer su estilo de liderazgo y explicar más sobre los modelos de gestión aplicados en Ia Administración, y demuestran compreender mjor Ia dinámica de Ia interacción personalidad y medio ambiente.
format Dissertação
author Arruda, Rosângela Teresinha Cristani.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
author_facet Arruda, Rosângela Teresinha Cristani.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
author_sort Arruda, Rosângela Teresinha Cristani.
title Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
title_short Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
title_full Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
title_fullStr Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
title_full_unstemmed Mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da Cidade de Curitiba/Paraná/
title_sort mudanças do comportamento na percepção dos alunos durante a passagem pela educação formal das faculdades de administração da cidade de curitiba/paraná/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/120643
work_keys_str_mv AT arrudarosangelateresinhacristani mudancasdocomportamentonapercepcaodosalunosduranteapassagempelaeducacaoformaldasfaculdadesdeadministracaodacidadedecuritibaparana
AT nouralfredodibabdul mudancasdocomportamentonapercepcaodosalunosduranteapassagempelaeducacaoformaldasfaculdadesdeadministracaodacidadedecuritibaparana
_version_ 1766821284187996160