Conectores adversativos na fala do natalense : uma análise funcionalista com implicações para o ensino /

Resumo: O trabalho em tela analisa o comportamento dos conectores adversativos na fala do usuário natalense, com vistas a sugerir implicações para o ensino de gramática nas escolas de ensino Fundamental e Médio. É uma investigação que se assenta no paradigma funcionalista, especificamente nas idéias...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Maria José de., Silva, Camilo Rosa da.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16157/1/MariaJO.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: O trabalho em tela analisa o comportamento dos conectores adversativos na fala do usuário natalense, com vistas a sugerir implicações para o ensino de gramática nas escolas de ensino Fundamental e Médio. É uma investigação que se assenta no paradigma funcionalista, especificamente nas idéias defendidas por Givón. Para tanto, utilizam-se dados de situações de fala do corpus Discurso & Gramática a língua falada e escrita da cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). A amostra abrange um total de quarenta entrevistas, das quais se recortam as ocorrências cujos registros assinalam a existência de construções adversativas presentes em narrativas de experiência pessoal e nos relatos de opinião, modalidade de língua oral, do mencionado banco de dados. O trabalho revisita autores da gramática, Cunha (1986); Bechara (2006); Perini (2006), entre outros; autores que contemplam abordagens referentes ao uso de conectores de oposição como: Barreto (1999); Tavares (2003); Longhin (2003); Silva (2005); Rocha (2006); Neves (2000; 2006). Os resultados da análise panorâmica revelam como conectores de adversidade em uso pelo natalense, por ordem de recorrência, mas, e, aí, agora, só que, no entanto, e já. Analisados os resultados, comparam-se os mesmos com o tratamento apresentado pela gramática tradicional, analisam-se os quatro conectores mais recorrentes, aplicam-se os princípios da iconicidade e da marcação em construções adversativas e elege-se o protótipo da categoria. Em seção destinada à análise diferenciada do item agora, analisa-se o perfil estrutural das construções que envolvem o item, o perfil semântico, tempos, modos e aspectos dos verbos que se envolvem nas construções em referência, trajetória de gramaticalização e comparação com o protótipo da categoria, o mas.. Por fim, sugerem-se implicações de todo o estudo para o ensino de língua portuguesa, nas séries do ensino fundamental e médio.#$&Abstract:This work analyzes the behavior of the adversative connectors in the speech of the user of Natal, with views to suggest implications for the grammar teaching in the high school Portuguese languages classes. It is an investigation that sits on the functionalist paradigm, specifically in the protected ideas for Givón. For so much, data of situations of speech from the corpus Discurso e gramática lingual falada e escrita da cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). The sample embraces a total of forty interviews, of which the occurrences are cut out whose registrations mark the existence of adversatives constructions in narratives of personal experience and in the opinion reports, modality of oral language, of the mentioned database. The work revisits authors of the grammar, Cunha (1986); Bechara (2006); Perini (2006), among others; authors that contemplate referring approaches to the use of opposition connectors as: Barreto (1999); Tavares (2003); Longhin (2003); Silva (2005); Rocha (2006); Neves (2000, 2006). The results of the panoramic analysis reveal as adversity connectors in use for the habitant of Natal, for recurrence order, the mas, e, aí, agora, só que, no entanto and já. Analyzed the results, the same ones are compared with the treatment presented by the traditional grammar, with application of functional iconicity principle, markdness principle and the prototype of the category is chosen. In the differentiated analysis of the item " agora ", structural profile of the constructions is analyzed that involve the item, semantic profile, times, manners and aspects of the verbs that they wrap up in the constructions in reference, trajectory of grammaticalization and comparison with the prototype of the category. Finally, they are suggested implications of whole the study for the teaching of Portuguese language, in the high school classes.