Como ser índio no século XXI : práticas, saberes e meio ambiente no Catu dos Eleotérios - RN /

Nos moldes do que há de mais moderno na antropologia estão os estudos relacionados à memória. Pesquisas voltadas à investigação da identidade de grupos sociais estão, cada vez mais, sendo comtempladas pelas narrativas e estórias do passado, que ajudam a recompor a história desses grupos, muitas veze...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Moisés Júnior, Juarez de Brito., Cavignac, Julie Antoinette., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/119749
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Nos moldes do que há de mais moderno na antropologia estão os estudos relacionados à memória. Pesquisas voltadas à investigação da identidade de grupos sociais estão, cada vez mais, sendo comtempladas pelas narrativas e estórias do passado, que ajudam a recompor a história desses grupos, muitas vezes omitida por uma questão sobrevivência. Neste trabalho, pode ser encontrado um levantamento de atividades tradicionais. realizadas na comunidade do Ctu dos Eleotérios, Canguaretama/ Goianinha- RN, que estão diretamente ligadas ao contexto de emergencia étnica vivenciado pela comunidade, mas que, curiosamnte, não têm sido acionadas para este fim. Entretanto, outras práticas, que não são reconhecidas por alguns, vêm sendo exercitadas em nome desse processo de reconhecimento étnico. Vamos aqui esplorar estes elementos atrvés de descrições baseadas em entrevisdtas, footografias, referências bibliográficas e vivências. Observar como indicam o passado de uma coletividade comum e questionar a razão da não aplicação deses conhecimentos específicos no intercurso da legitimação étnica.