O treinamento como diferencial qualitativo nas organizações públicas/

Resumo:Este estudo buscou identificar indicadores de uma abordagem humanizada nas ações da Prefeitura Municipal de Aracaju e a adequação de seu programa de treinamento e desenvolvimento às demandas de capacitação profissional sintonizadas com o planejamento estratégico. Desenvolveu-se em três moment...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mattos, Elizabeth Garcia de., Hofling, Eloísa de Mattos.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117953
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:Este estudo buscou identificar indicadores de uma abordagem humanizada nas ações da Prefeitura Municipal de Aracaju e a adequação de seu programa de treinamento e desenvolvimento às demandas de capacitação profissional sintonizadas com o planejamento estratégico. Desenvolveu-se em três momentos distintos e relacionados. O primeiro momento, buscou o embasamento teórico¬-conceitual sobre treinamento e desenvolvimento onde se procurou clarificar os conceitos, seus processos e resultados no contexto atual das organizações, a complexidade vivenciada pelas mesmas em um ambiente de incertezas, mudanças velozes e alta competitividade, determinando a necessidade urgente de se preparar para enfrentar e dar respostas a esses desafios. O potencial humano, nesse contexto, constitui a força vital para a realização desse empreendimento, significando que são as pessoas que promovem as mudanças. Capacitá-Ias para compreender e apreender esse momento e comprometê-Ias com a nova ordem levam as organizações à superação dos obstáculos. No segundo momento, aplicou-¬se um questionário em três secretarias e duas empresas ligadas à Prefeitura Municipal de Aracaju cujos resultados evidenciaram a preocupação das mesmas em adequar seus programas de capacitação ao planejamento estratégico e às demandas necessárias com o objetivo de melhorar a oferta de serviços e possibilitar a formação do profissional cidadão. O terceiro e último momento, consistiu em apresentar algumas diretrizes sobre o processo de formação do ser humano em suas dimensões emocional, espiritual, física, social e ambiental como um caminho possível para o surgimento de um novo perfil qualitativo dos servidores comprometidos com o sucesso da organização.#$&Abstract:Este estudio buscá identificar indicadores de un abordaje humanitario en las acciones de la alcaldía de Aracaju y la adecuación de su programa de entrenamiento y desarrollo a Ias demandas de capacitación profesional sintonizadas con el planeamento estratégico. Se desenvolvió en tres momentos distintos y relatados el primer momento, se buscá el basamento teorico-conceptual acerca de entrenamiento y desarrollo donde se buscá aclarar los conceptos, sus procesos y resultados en el contexto actual de las organizaciones, la complejidad vivida por las mismas en un ambiente de incertidumbres, cambias rápidos y alta competición, determinando la necesidad urgente de prepararse para enfrentar y dar respuestas a ese desafio el potencial humano, en este contexto, constituye la fuerza vital para la realización de ese emprendimiento, significando que son las personas que producen las cambias capacitarias para comprender y aprehender ese momento y comprometerias con el nuevo orden lIevan las organizaciones a la superación de las obstáculos. En el segundo momento, se aplicá el cuestionario en tres secretarias y dos empresas unidas a la alcaldía de Aracaju cuyos resultados evidenciaron su preocupación en adecuar sus programas de capacitación al planeamento estratégico y a las demandas necesarias con el propósito de mejorar la ofrenda de servicios y posibilitar la formación dei profesional ciudadano. El tercer e ultimo momento constituyó en presentar algunas directrices acerca del proceso de formación del ser humano en sus dimensiones emocional, espiritual, física, social y ambiental como un camino posible para el surgimiento de un nuevo perfil calificativo de las servidores comprometidos con el éxito de la organización.