Canções do exílio : discurso nacionalista e intertextualidade/

Resumo:A Canção do exílio, de Gonçalves Dias, representa, em momentos atuais, o ponto alto da poesia romântica no Brasil, tendo sido vista, ao longo dos anos, como uma obra-prima do Romantismo poético brasileiro. O nacionalismo romântico brasileiro, o amor às coisas do país e a saudade são fatores c...

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Principais autores: Pires Sobrinho, Francisco., Mendonça, Otávio Machado L.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-835852022-11-30T10:52:08Z Canções do exílio : discurso nacionalista e intertextualidade/ Pires Sobrinho, Francisco. Mendonça, Otávio Machado L. Dias, Gonçalves - Poesia brasileira - Dissertação. Nacionalismo na literatura - Dissertação. Intertextualidade - Dissertação. Resumo:A Canção do exílio, de Gonçalves Dias, representa, em momentos atuais, o ponto alto da poesia romântica no Brasil, tendo sido vista, ao longo dos anos, como uma obra-prima do Romantismo poético brasileiro. O nacionalismo romântico brasileiro, o amor às coisas do país e a saudade são fatores constantes retratados no curso do poema. A imagem do Sabiá e da palmeira é uma demonstração da imagem simbólica instalada no imaginário poético do autor. Os vários aspectos desse poema despertam, na visão cultural de vários escritores, leituras variadas, que vão desde a interpretação semântica até os recursos estilísticos utilizados pelo criador do texto. A co-presença da poesia de Gonçalves Dias em outras construções poéticas, sendo utilizado um processo de reescrita, foi focalizada mediante a análise dos elementos comprobatórios existentes nos poemas em discussão. O texto a Canção do exílio é apresentado como o hipotexto, despertando várias composições poéticas intertextuais, vistas como hipertextos. Este trabalho de análise da obra Canção do exílio de Gonçalves Dias, procurou traçar um perfil do poema que revelasse sua importância desde o simples texto didático ao literário, ocupando espaço e tempo nas leituras realizadas em diversos períodos literários. É uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, que teve como um dos suportes a teoria genettiana da transtextualidade. O nosso trabalho, consiste, portanto, em um estudo sobre a importância do poema Canção do exílio, pois Gonçalves Dias, consolidador do romantismo e da literatura nacional, permanece vivo e atuante na Literatura Brasileira, abrindo caminhos para as gerações, até os tempos atuais, na poesia e na música popular onde o seu "Sabiá" continua cantando com acentos novos e renovados.#$&Abstract:The Canção do exílio, from Gonçalves Dias represents, in these days, the highest point of romantic poetry in Brazil, having been seen; over the year's, as a brazilian poetic romantism's masterpiece. The brazilian romantic nacionalism, the love for the country and the "saudade" are constant factors showed in the poem. The image of "Sabiá" and of "palmeira" is a demonstration of symbolic image in the poetic imaginary. The several aspects of these poem raised several ways of understanding, on the cultural vision of several writers, since the semantic interpretation the stylistics resources used by the writer. The co-presence of Gonçalves Dias' poetry in others poetics constructions, been used as a process of rewriting, was focused as an analysis of the components of theses poems. The Canção do exílio is presented as a hypotext, raising several intertexts poetics compositions, have seen as hypertexts. This analyse's work about Gonçalves Dias Canção do exílio, aimed to make a poem's profile that reveled it importances from the mere text didatic to literary, filing space and time on the understanding in several literaries ages. It’s a teoric and bibliografic reseach, that had as a support the transtexctuality gennetian teory. Our work is a study about the importance of the Canção do exílio, because Gonçalves Dias, consolidater of nacional literature and romantism, remains in our brazilian literature, as a great poet over the years on popular poetry and music, where his "Sabiá" still sings with new traces. 1 2022-10-05T20:04:22Z 2022-10-05T20:04:22Z 2002. Dissertação 821.134.3(81)-3 P667c DISSERT 117947 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117947 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117947
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Pires Sobrinho, Francisco.
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description Resumo:A Canção do exílio, de Gonçalves Dias, representa, em momentos atuais, o ponto alto da poesia romântica no Brasil, tendo sido vista, ao longo dos anos, como uma obra-prima do Romantismo poético brasileiro. O nacionalismo romântico brasileiro, o amor às coisas do país e a saudade são fatores constantes retratados no curso do poema. A imagem do Sabiá e da palmeira é uma demonstração da imagem simbólica instalada no imaginário poético do autor. Os vários aspectos desse poema despertam, na visão cultural de vários escritores, leituras variadas, que vão desde a interpretação semântica até os recursos estilísticos utilizados pelo criador do texto. A co-presença da poesia de Gonçalves Dias em outras construções poéticas, sendo utilizado um processo de reescrita, foi focalizada mediante a análise dos elementos comprobatórios existentes nos poemas em discussão. O texto a Canção do exílio é apresentado como o hipotexto, despertando várias composições poéticas intertextuais, vistas como hipertextos. Este trabalho de análise da obra Canção do exílio de Gonçalves Dias, procurou traçar um perfil do poema que revelasse sua importância desde o simples texto didático ao literário, ocupando espaço e tempo nas leituras realizadas em diversos períodos literários. É uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, que teve como um dos suportes a teoria genettiana da transtextualidade. O nosso trabalho, consiste, portanto, em um estudo sobre a importância do poema Canção do exílio, pois Gonçalves Dias, consolidador do romantismo e da literatura nacional, permanece vivo e atuante na Literatura Brasileira, abrindo caminhos para as gerações, até os tempos atuais, na poesia e na música popular onde o seu "Sabiá" continua cantando com acentos novos e renovados.#$&Abstract:The Canção do exílio, from Gonçalves Dias represents, in these days, the highest point of romantic poetry in Brazil, having been seen; over the year's, as a brazilian poetic romantism's masterpiece. The brazilian romantic nacionalism, the love for the country and the "saudade" are constant factors showed in the poem. The image of "Sabiá" and of "palmeira" is a demonstration of symbolic image in the poetic imaginary. The several aspects of these poem raised several ways of understanding, on the cultural vision of several writers, since the semantic interpretation the stylistics resources used by the writer. The co-presence of Gonçalves Dias' poetry in others poetics constructions, been used as a process of rewriting, was focused as an analysis of the components of theses poems. The Canção do exílio is presented as a hypotext, raising several intertexts poetics compositions, have seen as hypertexts. This analyse's work about Gonçalves Dias Canção do exílio, aimed to make a poem's profile that reveled it importances from the mere text didatic to literary, filing space and time on the understanding in several literaries ages. It’s a teoric and bibliografic reseach, that had as a support the transtexctuality gennetian teory. Our work is a study about the importance of the Canção do exílio, because Gonçalves Dias, consolidater of nacional literature and romantism, remains in our brazilian literature, as a great poet over the years on popular poetry and music, where his "Sabiá" still sings with new traces.
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