O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /

O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A f...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-8358
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-83582022-11-29T13:12:37Z O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Alfabetização. Dissertação. Alfabetização - Escola pública estadual - Natal (RN) - Dissertação. Concepção do professor - Dissertação. O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A função da pré-escola: um estudo diagnosticado da escola pública estadual de Natal , realizada pelo NEPEB UFRN, sendo de caráter exploratório, descritivo e analítico. Os dados secundários coletados nesse estudo, dizem respeito ao cotidiano do exercício pedagógico do professorado das pré-escolas estaduais. Foram analisadas as entrevistas de onze professoras que atuam em quatro pré-escolas estaduais, sendo seis titulares e cinco auxiliares, com formação em Magistério (segundo grau). Foram também analisados os dados das observações em sala de aula de duas dessas escolas. A análise evidenciou que de modo geral, as professoras demonstram uma concepção mecanicista de alfabetização, considerando a mesma como o aprendizado e a decodificação de códigos escritos, o que foi também evidenciado nas atividades alfabetizadoras realizadas em sala de aula. É possível que isso se deva ao tipo de qualificação e formação dadas pelas agências formadoras e empregadoras, sendo necessária uma revisão nos cursos de formação para o Magistério, como também a formação continuada para as professoras que já estão no mercado de trabalho. Pois se a professora não percebe claramente o que seja realmente alfabetizar, em sala de aula ela tentará fazer qualquer coisa sem entender exatamente sua ação, como afirmou uma das professoras: Alfabetizar é difícil demais! Pois só consideramos difícil aquilo que ainda não compreendemos de fato. 1 2022-10-04T17:23:54Z 2022-10-04T17:23:54Z 1998. Dissertação 37.014.22 O48q DISSERT 16181 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Alfabetização.
Dissertação.
Alfabetização -
Escola pública estadual -
Natal (RN) -
Dissertação.
Concepção do professor -
Dissertação.
spellingShingle Alfabetização.
Dissertação.
Alfabetização -
Escola pública estadual -
Natal (RN) -
Dissertação.
Concepção do professor -
Dissertação.
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira.
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
description O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A função da pré-escola: um estudo diagnosticado da escola pública estadual de Natal , realizada pelo NEPEB UFRN, sendo de caráter exploratório, descritivo e analítico. Os dados secundários coletados nesse estudo, dizem respeito ao cotidiano do exercício pedagógico do professorado das pré-escolas estaduais. Foram analisadas as entrevistas de onze professoras que atuam em quatro pré-escolas estaduais, sendo seis titulares e cinco auxiliares, com formação em Magistério (segundo grau). Foram também analisados os dados das observações em sala de aula de duas dessas escolas. A análise evidenciou que de modo geral, as professoras demonstram uma concepção mecanicista de alfabetização, considerando a mesma como o aprendizado e a decodificação de códigos escritos, o que foi também evidenciado nas atividades alfabetizadoras realizadas em sala de aula. É possível que isso se deva ao tipo de qualificação e formação dadas pelas agências formadoras e empregadoras, sendo necessária uma revisão nos cursos de formação para o Magistério, como também a formação continuada para as professoras que já estão no mercado de trabalho. Pois se a professora não percebe claramente o que seja realmente alfabetizar, em sala de aula ela tentará fazer qualquer coisa sem entender exatamente sua ação, como afirmou uma das professoras: Alfabetizar é difícil demais! Pois só consideramos difícil aquilo que ainda não compreendemos de fato.
format Dissertação
author Araújo, Jacyene Melo de Oliveira.
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Araújo, Jacyene Melo de Oliveira.
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Araújo, Jacyene Melo de Oliveira.
title O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
title_short O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
title_full O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
title_fullStr O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
title_full_unstemmed O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
title_sort o que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do natal /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181
work_keys_str_mv AT araujojacyenemelodeoliveira oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal
AT oliveiramariabernadetefernandesde oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal
AT universidadefederaldoriograndedonorte oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal
_version_ 1766847712556220416