O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal /
O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A f...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-8358 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-83582022-11-29T13:12:37Z O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Alfabetização. Dissertação. Alfabetização - Escola pública estadual - Natal (RN) - Dissertação. Concepção do professor - Dissertação. O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A função da pré-escola: um estudo diagnosticado da escola pública estadual de Natal , realizada pelo NEPEB UFRN, sendo de caráter exploratório, descritivo e analítico. Os dados secundários coletados nesse estudo, dizem respeito ao cotidiano do exercício pedagógico do professorado das pré-escolas estaduais. Foram analisadas as entrevistas de onze professoras que atuam em quatro pré-escolas estaduais, sendo seis titulares e cinco auxiliares, com formação em Magistério (segundo grau). Foram também analisados os dados das observações em sala de aula de duas dessas escolas. A análise evidenciou que de modo geral, as professoras demonstram uma concepção mecanicista de alfabetização, considerando a mesma como o aprendizado e a decodificação de códigos escritos, o que foi também evidenciado nas atividades alfabetizadoras realizadas em sala de aula. É possível que isso se deva ao tipo de qualificação e formação dadas pelas agências formadoras e empregadoras, sendo necessária uma revisão nos cursos de formação para o Magistério, como também a formação continuada para as professoras que já estão no mercado de trabalho. Pois se a professora não percebe claramente o que seja realmente alfabetizar, em sala de aula ela tentará fazer qualquer coisa sem entender exatamente sua ação, como afirmou uma das professoras: Alfabetizar é difícil demais! Pois só consideramos difícil aquilo que ainda não compreendemos de fato. 1 2022-10-04T17:23:54Z 2022-10-04T17:23:54Z 1998. Dissertação 37.014.22 O48q DISSERT 16181 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Alfabetização. Dissertação. Alfabetização - Escola pública estadual - Natal (RN) - Dissertação. Concepção do professor - Dissertação. |
spellingShingle |
Alfabetização. Dissertação. Alfabetização - Escola pública estadual - Natal (RN) - Dissertação. Concepção do professor - Dissertação. Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
description |
O estudo apresenta a análise comparativa do discurso das professoras no que tange à concepção de alfabetização e da prática realizada nas pré-escolas públicas estaduais em relação ao processo de aprendizagem da língua escrita. É fundamentado e baseado nos dados empíricos coletados pela pesquisa A função da pré-escola: um estudo diagnosticado da escola pública estadual de Natal , realizada pelo NEPEB UFRN, sendo de caráter exploratório, descritivo e analítico. Os dados secundários coletados nesse estudo, dizem respeito ao cotidiano do exercício pedagógico do professorado das pré-escolas estaduais. Foram analisadas as entrevistas de onze professoras que atuam em quatro pré-escolas estaduais, sendo seis titulares e cinco auxiliares, com formação em Magistério (segundo grau). Foram também analisados os dados das observações em sala de aula de duas dessas escolas. A análise evidenciou que de modo geral, as professoras demonstram uma concepção mecanicista de alfabetização, considerando a mesma como o aprendizado e a decodificação de códigos escritos, o que foi também evidenciado nas atividades alfabetizadoras realizadas em sala de aula. É possível que isso se deva ao tipo de qualificação e formação dadas pelas agências formadoras e empregadoras, sendo necessária uma revisão nos cursos de formação para o Magistério, como também a formação continuada para as professoras que já estão no mercado de trabalho. Pois se a professora não percebe claramente o que seja realmente alfabetizar, em sala de aula ela tentará fazer qualquer coisa sem entender exatamente sua ação, como afirmou uma das professoras: Alfabetizar é difícil demais! Pois só consideramos difícil aquilo que ainda não compreendemos de fato. |
format |
Dissertação |
author |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Araújo, Jacyene Melo de Oliveira. |
title |
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
title_short |
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
title_full |
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
title_fullStr |
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
title_full_unstemmed |
O que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do Natal / |
title_sort |
o que e alfabetizar ? análise da concepção e do fazer cotidiano das professoras das pré-escolas públicas estaduais da cidade do natal / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/16181 |
work_keys_str_mv |
AT araujojacyenemelodeoliveira oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal AT oliveiramariabernadetefernandesde oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal AT universidadefederaldoriograndedonorte oqueealfabetizaranalisedaconcepcaoedofazercotidianodasprofessorasdaspreescolaspublicasestaduaisdacidadedonatal |
_version_ |
1766847712556220416 |