Gestão da qualidade em instituição de ensino superior : o caso da Universidade Federal de Sergipe/

Resumo:A busca da qualidade no ambiente educacional assume grande relevo em função da sua importância como agente de produção e difusão do conhecimento. Este estudo volta-se para a análise da qualidade em uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Sergipe. Teve por objetivo analis...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lins, Maria Teresa Gomes., Teixeira, Rivanda Meira.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo:A busca da qualidade no ambiente educacional assume grande relevo em função da sua importância como agente de produção e difusão do conhecimento. Este estudo volta-se para a análise da qualidade em uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Sergipe. Teve por objetivo analisar como as ações voltadas para a qualidade dos cursos de graduação são percebidas do ponto de vista dos alunos, professores, chefes de departamento/coordenadores dos cursos; além disso, identifica as ações estratégicas desenvolvidas pela direção da UFS. A estratégia de pesquisa adotada para o estudo foi a de estudo de caso; e foram coletadas as percepções dos diversos grupos estudados através de entrevistas pessoais e da aplicação de questionários. As amostras dos alunos, professores, chefes/coordenadores e gestores foram selecionadas através de procedimentos estatísticos probabilisticos e não probabilisticos. Dentre os principais resultados, destacam-se as avaliações positivas dos alunos, docentes e chefes/coordenadores tanto em relação aos respectivos cursos de forma global, quanto com relação ao mercado de trabalho, aos currículos, laboratórios de informática, salas de aula e qualificação dos docentes. A pesquisa, o Programa Intersetorial de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e a extensão foram percebidos com limitações pelos três grupos, embora dentro de um patamar de avaliação razoável. As avaliações mais negativas dos alunos, professores e chefes/coordenadores se concentram na carência de docentes, nas deficiências de funcionamento e de acervo da biblioteca, nas dificuldades de manutenção dos laboratórios de prática e na ventilação deficiente das salas de aula. Os gestores da UFS destacam, entre as principais ações estratégicas implementadas nos últimos cinco anos, a melhoria da infra-estrutura das salas de aulas, laboratórios,#$&instalações departamentais e reforma da biblioteca e também a ampliação do número de vagas dos cursos, 6.031 para 10.349. Este estudo tem caráter exploratório e demonstra a receptividade existente para implementar a gestão da qualidade na Universidade Federal de Sergipe. Pretende contribuir para o aprofundamento da discussão do tema na UFS e sugerir estratégias que possam orientar a implantação de uma filosofia de qualidade contínua na instituição.#$&Abstract:The quality of an academic environment is important because schools and universities are important agents in the production and distribution of knowledge. This study ana1yses the quality of education in a teaching university - the Federal University of Sergipe. The main objective, of the study are to analyse how the actions taken to improve quality of undergraduate courses were perceived by students, lecturers, chairs and assistant chairs; and to identify the most significant actions taken by the top managers of the institution. The research strategy adopted for this study was the Case Study method. The perceptions of the several groups were collected by personal interviews an questionnaires. The sample of the students, lecturers, chair people and top managers were selected using random and non random statistical procedures. The main results show that of students, lecturers and chairs evaluate UFS positively in relation to their courses, the relationship with industry, curriculum, computer laboratories, classrooms, of lectures and their qualifications. The research activities, the PIBIC program, the extension service were by evaluated positively but with qualifications. Respondents complained about the reduced number of lecturers, the library's deficiencies, the maintenance of laboratories and on the heat of classrooms. In contrast, the university administration highlights recent improvements. They note investments in infrastructure, classrooms, laboratories, departmental facilities and library renovation. They also take pride in increasing the university from 6.031 students to 10.349. This study is exploratory and demonstrates that respondents are receptive to the concept of quality. This study is meant to contribute to the discussion and implementation of a quality philosophy in the Federal University of Sergipe.