A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/
Resumo:O foco de interesse da presente dissertação é dedicado à urgência da nova consideração sobre a desmotivação, a competência técnica do orientador educacional diante do aluno, da organização escolar, da sociedade globalizada e principalmente diante dele mesmo. A pesquisa vem propor a análise. d...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117687 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-83414 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-834142022-11-30T10:47:01Z A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ Ferreira, Denise. Nour, Alfredo Dib Abdul. Síndrome de Burnout - Dissertação. Orientador educacional - Escolas públicas - Paraná (BR) - Dissertação. Síndrome de Burnout - Trabalho - Dissertação. Qualidade - Desempenho - Orientador educacional - Dissertação. Resumo:O foco de interesse da presente dissertação é dedicado à urgência da nova consideração sobre a desmotivação, a competência técnica do orientador educacional diante do aluno, da organização escolar, da sociedade globalizada e principalmente diante dele mesmo. A pesquisa vem propor a análise. dos possíveis fatores que interferem na qualidade do desempenho destes profissionais, bem como, estabelecer como meta a compreensão dos fenômenos relacionados com a síndrome de burnout e o orientador educacional. O estudo tem por objetivo, analisar e caracterizar a atividade da orientação educacional; definir a síndrome de bumout e a relação com o trabalho; mapear as habilidades e competências necessárias na função de orientador educacional e sustentar o desempenho da função, no amparo legal. Em termos metodológicos, três hipóteses de trabalho serviram de base para orientar o processo da pesquisa. Optou-se por executar uma pesquisa consultiva descritiva. O método adotado foi o quantitativo, os dados foram obtidos através de questionários e de pesquisa bibliográfica para verificar a incidência da Síndrome de Bumout entre os orientadores educacionais. O universo definido foi o total provável estimado de orientadores educacionais no Estado do Paraná e a amostragem foi a não probabilística por conveniência. Concluiu-se o trabalho apresentando os resultados obtidos pela aplicação da metodologia.#$&Abstract:El foco de interés de la presente disertación es dedicado a la urgencia de la nueva consideración sobre la desmotivación, la competencia técnica del orientador educacional perante el alumno, de la organización escolar, de la sociedad globalizada y principalmente perante él mismo. La encuesta propone al analisis de las posibles factores que interfieren en la calidad del desempeño de estos profesionales, así como, establecer como meta la comprensión de los fenomenos relacionados con la síndrome de Burnout y el orientador educacional. bEI estudio tiene por objetivo, analizar y caracterizar la actividad del orientador educacional; definir el sídrome de Burnout y la relación con el trabajo; mapear las habilidades y competencias necesarias en la función de orientador educacional y sustentar el desempeno de la función, dentro de Ia legalidad. En términos metodologicos, tres hipótesis de trabajo servirán de base para orientar el proceso de la encuesta. Se optá por ajecutar una encuesta consultiva descriptiva. El método adoptado fue cuantitativo, los datos fueron obtenidos a través de cuestionarios y de encuesta bibliográfica para verificar la incidencia del síndrome de Burnout entre los oriantadores educacionales. El universo definido fue el total probable estimado de orientadores educacionales en el Estado de Paraná y la demostración tue la no probabilidad por conveniencia. Se concluyó el trtabajo presentando los resultados obtenidos por la aplicación de la metodologia 1 2022-10-05T20:01:57Z 2022-10-05T20:01:57Z 2001. Dissertação 658.3 F383s DISSERT 117687 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117687 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117687 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Síndrome de Burnout - Dissertação. Orientador educacional - Escolas públicas - Paraná (BR) - Dissertação. Síndrome de Burnout - Trabalho - Dissertação. Qualidade - Desempenho - Orientador educacional - Dissertação. |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout - Dissertação. Orientador educacional - Escolas públicas - Paraná (BR) - Dissertação. Síndrome de Burnout - Trabalho - Dissertação. Qualidade - Desempenho - Orientador educacional - Dissertação. Ferreira, Denise. Nour, Alfredo Dib Abdul. A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
description |
Resumo:O foco de interesse da presente dissertação é dedicado à urgência da nova consideração sobre a desmotivação, a competência técnica do orientador educacional diante do aluno, da organização escolar, da sociedade globalizada e principalmente diante dele mesmo. A pesquisa vem propor a análise. dos possíveis fatores que interferem na qualidade do desempenho destes profissionais, bem como, estabelecer como meta a compreensão dos fenômenos relacionados com a síndrome de burnout e o orientador educacional. O estudo tem por objetivo, analisar e caracterizar a atividade da orientação educacional; definir a síndrome de bumout e a relação com o trabalho; mapear as habilidades e competências necessárias na função de orientador educacional e sustentar o desempenho da função, no amparo legal. Em termos metodológicos, três hipóteses de trabalho serviram de base para orientar o processo da pesquisa. Optou-se por executar uma pesquisa consultiva descritiva. O método adotado foi o quantitativo, os dados foram obtidos através de questionários e de pesquisa bibliográfica para verificar a incidência da Síndrome de Bumout entre os orientadores educacionais. O universo definido foi o total provável estimado de orientadores educacionais no Estado do Paraná e a amostragem foi a não probabilística por conveniência. Concluiu-se o trabalho apresentando os resultados obtidos pela aplicação da metodologia.#$&Abstract:El foco de interés de la presente disertación es dedicado a la urgencia de la nueva consideración sobre la desmotivación, la competencia técnica del orientador educacional perante el alumno, de la organización escolar, de la sociedad globalizada y principalmente perante él mismo. La encuesta propone al analisis de las posibles factores que interfieren en la calidad del desempeño de estos profesionales, así como, establecer como meta la comprensión de los fenomenos relacionados con la síndrome de Burnout y el orientador educacional. bEI estudio tiene por objetivo, analizar y caracterizar la actividad del orientador educacional; definir el sídrome de Burnout y la relación con el trabajo; mapear las habilidades y competencias necesarias en la función de orientador educacional y sustentar el desempeno de la función, dentro de Ia legalidad. En términos metodologicos, tres hipótesis de trabajo servirán de base para orientar el proceso de la encuesta. Se optá por ajecutar una encuesta consultiva descriptiva. El método adoptado fue cuantitativo, los datos fueron obtenidos a través de cuestionarios y de encuesta bibliográfica para verificar la incidencia del síndrome de Burnout entre los oriantadores educacionales. El universo definido fue el total probable estimado de orientadores educacionales en el Estado de Paraná y la demostración tue la no probabilidad por conveniencia. Se concluyó el trtabajo presentando los resultados obtenidos por la aplicación de la metodologia |
format |
Dissertação |
author |
Ferreira, Denise. Nour, Alfredo Dib Abdul. |
author_facet |
Ferreira, Denise. Nour, Alfredo Dib Abdul. |
author_sort |
Ferreira, Denise. |
title |
A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
title_short |
A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
title_full |
A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
title_fullStr |
A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
title_full_unstemmed |
A Síndrome de Burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do Paraná/ |
title_sort |
síndrome de burnout e o retrato da realidade da profissão do orientador educacional na rede pública de ensino do estado do paraná/ |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117687 |
work_keys_str_mv |
AT ferreiradenise asindromedeburnouteoretratodarealidadedaprofissaodoorientadoreducacionalnaredepublicadeensinodoestadodoparana AT nouralfredodibabdul asindromedeburnouteoretratodarealidadedaprofissaodoorientadoreducacionalnaredepublicadeensinodoestadodoparana AT ferreiradenise sindromedeburnouteoretratodarealidadedaprofissaodoorientadoreducacionalnaredepublicadeensinodoestadodoparana AT nouralfredodibabdul sindromedeburnouteoretratodarealidadedaprofissaodoorientadoreducacionalnaredepublicadeensinodoestadodoparana |
_version_ |
1766821941967060992 |