Dificuldade de berço? Professores de matemática no ensino médio : práticas, formação continuada e juventude /

O presente trabalho delimitou como objeto de estudo as práticas pedagógicas e formação docente continuada de professores de Matemática no Ensino Médio. Entendendo ser o professor de grande relevância no processo educativo por ser o mediador na apreensão de saberes por parte dos educandos e da import...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Maciel, Merise Maria., Andrade, João Maria Valença de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14291/1/MeriseMM.pdf
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Descrição
Resumo:O presente trabalho delimitou como objeto de estudo as práticas pedagógicas e formação docente continuada de professores de Matemática no Ensino Médio. Entendendo ser o professor de grande relevância no processo educativo por ser o mediador na apreensão de saberes por parte dos educandos e da importância que tem a formação continuada neste processo, procedeu-se à investigação e comparação sobre o que pensam os professores de sua atuação profissional, o tipo de formação continuada que recebem e seus desdobramentos nos saberes e fazeres docentes. Buscou-se, também, apreender e comparar o que sabem os professores de Matemática das escolas públicas e privada sobre a juventude e suas demandas e como tal saber se relaciona com a forma como ensinam, seus aluno. Para o desenvolvimento dessa pesquisa de caráter comparativo, optou-se pelo enfoque qualitativo e investigação do tipo etnográfico. Foram tomados como sujeito 04 professores de Matemática que atuam nas 1° e 2° serie do Ensino Médio em escolas públicas e privadas, nos turno matutino e vespertino e com titulação de licenciados. Os resultados dessa pesquisa revelaram diferenças de âmbito estrutural entre os espaços, mas as comparações entre os afazeres e saberes docentes revelaram que as diferenças existentes se referem mais ao tipo de formação e freqüência com que os professores a buscam. No entanto, apontaram para problemas quanto ao oferecimento e consistência da formação docente continuada e isso se reflete em suas praticas e de como as fundamentam. O entendimento sobre a juventude e adolescência, bem como os saberes teóricos metodológicos que norteiam sua praticas são reveladores das dificuldades sentidas pelos professores em desenvolver seus afazeres de acordo com o publico ao qual se destina e com as demandas educacionais atuais.#$&Abstract:The present paper is focused on pedagogical practices and continued lecturing formation of High School Mathematic teachers. Knowing the essential importance of the teacher at the educational process since he/she is the mediator on knowledge gathering by the scholars and continued formation meaning on that process, we hereby propose to investigate and compare what Math teachers think about their professional role, the kind of continued formation they receive and their development on teacher s knowledge and doing; to gather and compare what do Math teachers know about young people at public and private schools and their demands and as which find out if they link with the way as their students are taught. To develop our comparative research, we chose a qualitative focus and an investigation of ethnographic type. We took as the subject four Math teachers that work with high school 1st and 2nd grades in public and private schools, morning and afternoon shifts and license titles. The research results reveal differences in structural matter between the spaces, but the comparisons between teacher doings and knowledge reveal that the differences refer to the sort of formation and how often do the teachers search for it. Nevertheless, the reports pointed to continued lecturing formation offering and consistence problems and these reflect on their work and on its basis. The knowledge about youth and adolescence, such as theoric and methodological knowledge that lead their practices, are revealers of teachers difficulties in developing their activities according to the target public and nowadays educational demands.