A mediação do diálogo e da reflexão na prática do supervisor pedagógico no município de Jardim de Piranhas-RN /

Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica do supervisor a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de jardim de piranhas RN é que nos propormos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa pratica profissional e do anseio em contribuir com a educação do munic...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Batista, Aline Cleide., Aragão, Ana Lúcia Assunçao., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14287/1/AlineCB.pdf
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Resumo:Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica do supervisor a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de jardim de piranhas RN é que nos propormos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa pratica profissional e do anseio em contribuir com a educação do município de Jardim de piranhas RN, no sentido de realçar aspectos advindos da pratica pedagógica, principalmente aqueles pautados nos princípios de uma formação de educadores, continuada e em serviço, dialógica e reflexiva. Nesse sentido, somos instigados a responder a seguinte questão: Como tem se desenvolvido o trabalho do supervisor pedagógico na cidade de Jardim de Piranha/RN, e que elementos, se potencializados por uma ação reflexiva e dialogada, podem ser constitutivos de uma formação continua na escola: Para tanto, realizamos estudos de fundamentação teórica com base em Nóvoa (1995;2001;2003), quando enfatiza a importância de se considerar a própria pratica como fonte de estudo para a construção de uma nova pratica docente; em Alarcão (199;2000;2002;2003), Schön (1995,2000), Tardif (2003) e Perrenoud (2002), Gomes (1998), Navarro (2005) e Oliveira (2006), entre outros, que fornecem as bases para a discussão sobre o papel da reflexão e do dialogo na escola e na sala de aula. Enfatizamos, ainda, as idéias do educador Paulo Freire (1981; 1992; 1996; 2001; 2002), que consideramos coerentes com a proposta de ação e formação reflexiva. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa e de campo, com a intenção de observar as estratégias emergentes na pratica pedagógica do supervisor que possam contribuir para a formação dos professore. Elencamos 03 dimensões como estruturantes e potencializadoras do trabalho do supervisor pedagógico: a conceptual, a estratégica e a transformadora.#$&Abstract:In preparation for reviewing and reflect about the pedagogical practice of teaching supervisor, noting instances of continuing education in service, dialogue-based, reflective and shared as propelling in the construction of theoretical and practical knowledge is that we propose to undertake this research. Based in our professional practice and stimulated by the desire to contribute with the education in the city of Jardim de Piranhas-RN our intention was to highlight issues which arising from practice teaching, especially those guided in the principles of a continuing, dialogic and reflexive teachers training. In that sense we are encouraged to answer the following question. How has been developed the work of teaching supervisor in the city of Jardim de Piranhas and what kind of elements should be constituted by a continuing education in school if those elements are enhanced by a reflexive action and dialogue-based? Thus, we performed studies of theoretical foundation based in Nóvoa (1995, 2001, 2003), where he emphasizes the importance of take in account the practice itself as a source for the study in the construction of a new teaching practice process, in Alarcão (1999; 2001; 2002; 2003), Schön (1995, 2000), Tardif (2003) and Perrenoud (2002), Gomes (1998), Navarro (2005) and Oliveira (2006), among others, provided the basis to discuss the role of reflection and dialogue in the school and classroom. We still emphasize the ideas of Paulo Freire (1981; 1992; 1996; 2001; 2002), which is consistent with the proposal for a reflexive action and training. For this we adopted a methodology based in the qualitative research with field note, intending to observe the strategies which emerge in the educational supervisor practice. This practice should contribute to the training of teachers. In this process we chose three dimensions that provide structure and power in their work. So, we can describe as conceptual, strategic and changeable.