Educação corporativa : treinamento de pessoal ou formaçã profissional/

Resumo:A educação formal para o trabalho, em nível superior, começa a enfrentar uma concorrência inusitada: as universidades corporativas , surgidas " das experiências de programas de treinamento e desenvolvimento profissionais corporativos e da constatação de que a universidade não prepara ade...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Yssa, Samira Saleh., Jesus, Antonio Tavares de.
Formato: Dissertação
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Dissertação.
Treinamento de pessoal -
Universidades corporativas -
Dissertação.
Educação formal -
Educação continuada -
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description Resumo:A educação formal para o trabalho, em nível superior, começa a enfrentar uma concorrência inusitada: as universidades corporativas , surgidas " das experiências de programas de treinamento e desenvolvimento profissionais corporativos e da constatação de que a universidade não prepara adequadamente para o trabalho. Outro componente, que contribuiu para o rápido crescimento das universidades corporativas, é a necessidade de contínua aprendizagem, como conseqüência das vertiginosas mudanças no mundo do trabalho, em razão dos avanços tecnológicos permanentes e do processo de globalização da economia. Algumas empresas têm empreendido ações direcionadas para a criação e o desenvolvimento de competências junto a sua força de trabalho, através da implantação de cursos formais pela própria organização. Assim criaram centros de ensino próprios para a condução de atividades voltadas para a aprendizagem: as universidades corporativas, em função de suas características e propósitos. Aponta-se a proliferação destes cursos formais pelas próprias organizações como conseqüência do crescente interesse organizacional pelo desenvolvimento permanente de empregados capacitados. Uma das questões mais relevantes que com freqüência vem à baila, diz respeito a possibilidade do estabelecimento de um ambiente de competição com as instituições de ensino superior tradicionais. Não raro, tal dúvida é amainada em função das parcerias que têm se efetivado entre as universidades corporativas e as instituições de ensino superior, e que caracterizariam situações de oportunidades estratégicas para ambas. Numa análise de casos da Universidade AMBEV, Universidade Telemar e Grupo G.Barbosa, onde dentro de três realidades diferentes, mostram que muito mais do que a formalização, o importante são as práticas adotadas para o desenvolvimento de pessoas nas corporações.#$&As instituições de ensino devem continuar com seus propósitos de formação de cientistas, acrescendo o desenvolvimento de habilidades e fomentando atitudes, para conseguirem transformar o local de trabalho numa eterna escola e os processos em constante aprendizado. Escolas mais empresa e empresas mais escola, numa quebra de paradigmas cartesianos de que uma não tem nada da outra e com a implementação de novos paradigmas holísticos.#$&Abstract:The formal work education in superior levels, starts to face na unusual competition: the corporate universities emerged from the experiencies of training programs and corporate professional developments and of the knowing that the university does not prepare adequately to work. Another componentthat contributes to the fastest growing up of the corporate universities is the needing of a continuous learning (or the sequential learning as it is suggested in the new ' LDB), as a consequence of the fasters chances in a workingworld, because of the continuous technological developments and of the globaliation of the economy Some companies have undertaken actions toward the creation and the development of the proficiency alone their work force, through the implantation of formal courses within the own organization. So they created their own teaching centers for the driving of activities turned to the learning: the corporate universities in function of thgeir purposes and features. The increasing of these formal courses by the own organizations is being signed as a consequence of the growing up of the organizational interest by the permanentdevelopment of able employees. One of the most revelant questiond that often comes up, means to the possibility of the instalation of a competitivity enviroment with the superior levels institutions. Usuallly this doubt is up let un fuction of the shapes that have been done between the corporate universities and the supeiror level institutions, and couldbring up opportunity situations for both. In na analysis of cases os the AMBEV university, Telemar university and G. Barbosa group, where within three different realities, has bee shown, that much more than the formalization, the important is the addopted practise for the people' s development in the corporations. The superior levels of teaching must go on with their purposals of making us scientists, increasing the ability developments and allowing attitudes,#$&in order to make the working place in na eternal school and the processes in a constant learning. Schools plus companies and companies plus schools breaking up cartesian paradigms that one has nothing to do with the other one and with the implementation of new holistic paraadigms.
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Algumas empresas têm empreendido ações direcionadas para a criação e o desenvolvimento de competências junto a sua força de trabalho, através da implantação de cursos formais pela própria organização. Assim criaram centros de ensino próprios para a condução de atividades voltadas para a aprendizagem: as universidades corporativas, em função de suas características e propósitos. Aponta-se a proliferação destes cursos formais pelas próprias organizações como conseqüência do crescente interesse organizacional pelo desenvolvimento permanente de empregados capacitados. Uma das questões mais relevantes que com freqüência vem à baila, diz respeito a possibilidade do estabelecimento de um ambiente de competição com as instituições de ensino superior tradicionais. Não raro, tal dúvida é amainada em função das parcerias que têm se efetivado entre as universidades corporativas e as instituições de ensino superior, e que caracterizariam situações de oportunidades estratégicas para ambas. Numa análise de casos da Universidade AMBEV, Universidade Telemar e Grupo G.Barbosa, onde dentro de três realidades diferentes, mostram que muito mais do que a formalização, o importante são as práticas adotadas para o desenvolvimento de pessoas nas corporações.#$&As instituições de ensino devem continuar com seus propósitos de formação de cientistas, acrescendo o desenvolvimento de habilidades e fomentando atitudes, para conseguirem transformar o local de trabalho numa eterna escola e os processos em constante aprendizado. Escolas mais empresa e empresas mais escola, numa quebra de paradigmas cartesianos de que uma não tem nada da outra e com a implementação de novos paradigmas holísticos.#$&Abstract:The formal work education in superior levels, starts to face na unusual competition: the corporate universities emerged from the experiencies of training programs and corporate professional developments and of the knowing that the university does not prepare adequately to work. Another componentthat contributes to the fastest growing up of the corporate universities is the needing of a continuous learning (or the sequential learning as it is suggested in the new ' LDB), as a consequence of the fasters chances in a workingworld, because of the continuous technological developments and of the globaliation of the economy Some companies have undertaken actions toward the creation and the development of the proficiency alone their work force, through the implantation of formal courses within the own organization. So they created their own teaching centers for the driving of activities turned to the learning: the corporate universities in function of thgeir purposes and features. The increasing of these formal courses by the own organizations is being signed as a consequence of the growing up of the organizational interest by the permanentdevelopment of able employees. One of the most revelant questiond that often comes up, means to the possibility of the instalation of a competitivity enviroment with the superior levels institutions. Usuallly this doubt is up let un fuction of the shapes that have been done between the corporate universities and the supeiror level institutions, and couldbring up opportunity situations for both. In na analysis of cases os the AMBEV university, Telemar university and G. Barbosa group, where within three different realities, has bee shown, that much more than the formalization, the important is the addopted practise for the people' s development in the corporations. The superior levels of teaching must go on with their purposals of making us scientists, increasing the ability developments and allowing attitudes,#$&in order to make the working place in na eternal school and the processes in a constant learning. Schools plus companies and companies plus schools breaking up cartesian paradigms that one has nothing to do with the other one and with the implementation of new holistic paraadigms. 1 2022-10-05T19:57:30Z 2022-10-05T19:57:30Z 2002. Dissertação 658.3 Y81e DISSERT 117183 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117183 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117183