A LDB e o PROFAE : estudo de caso do processo de descentralização curricular dos cursos da área de Enfermagem pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná/

Resumo:o objetivo desse estudo é examinar os resultados durante 1 ano de avaliação junto a um conjunto de pessoas (coordenadores pedagógicos estaduais, coordenadores técnicos locias municipais, docentes e alunos) dos cursos de QP - Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem e CQP - Compleme...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Abrahão, Paulo Roberto da Silva., Simcsik, Tibor.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo:o objetivo desse estudo é examinar os resultados durante 1 ano de avaliação junto a um conjunto de pessoas (coordenadores pedagógicos estaduais, coordenadores técnicos locias municipais, docentes e alunos) dos cursos de QP - Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem e CQP - Complementação da Qualificação de Auxiliar de Enfermagem para Técnico de Enfermagem. Estes cursos tem como fonte financiadora, recursos do BIDBanco Interamericano de Desenvolvimento operacionalizados pelo Ministério da Saúde - Secretaria de Gestão e Investimentos em Saúde - PROFAE. No Estado do Paraná, o Centro Formador da SESA atua como a principal executora do PROFAE. É apresentada ampla pesquisa bibliográfica e histórica sobre o processo de formação profissional no ensino médio, até a avaliação da operacionalização do Projeto em escala estadual face à nova LDB. Nos capítubs são abordados: antecedentes e histórico da educação profissional, legislação aplicada, princípios do Projeto, as Escolas Técnicas do SUS- ETSUS,o setor saúde,o cadastramento dos trabalhadores (público alvo a ser qualificado) e a operacionalização do PROFAE. Como aplicação do estudo, este contém descrição e avaliação do processo de descentralização estadual curricular que atigiu potencialmente 100% dos municípios paranaenses ralizado pelo setor público estadual de saúde. Além disso, é apresenntado ao final da dissertação, conclusões levantadas que poderão contribuir com o processo de qualificação profissional de Recursos Humanos da Área de Saúde - Enfermagem no sentido de que atinja os objetivos de supir o setor publico e privadocom qualidade de demanda de profissionais que trabalhom diretamente com o usuário, Para elaborar o estudo o autor teve que conduzir uma estruturada reflexão sobre alguns dos graves problemas que enfrenta a Saúde Pública no Estado do Paraná e Brasil. A partir de uma investigação dialética,#$&interessantes soluções puderam ser formuladas para os problemas diagnosticados.#$&Abstract:The objective of that study is to examine the results of 1 year of evaluation a group of people (pedagogic coordinators, county coordinators) of the courses of QP¬Professional Qualification of Aiding of Nursing and CQP-Complementation of the Qualification of Aiding of Nursing for Technician of Nursing. These courses have resources of BID-I Interamerican of Development Bank. In the State of Paraná, the CFRH of SESA acts as to main executive of PROFAE. Wide bibliographical and historical research is presented on the process of professional formation in the high scholl teaching, until the evaluation of the evolution of the Project in the State face new LDB. In the chapters they are approached: antecedents and historical of the professional education, applied legislation, beginnings of the Project, the Technical Schools of SUS-ETSUS, the section health, the workers' cadastramento and the application of PROFAE. As application of the study, this contains description and evaluation of the process of decentralization state curricular that it reached 100% of the municipal districts of the Paraná State potentially accomplished by the state public section of health. Besides, it is presented at the end of the dissertation, lifted up conclusions that can contribute with the process of professional qualification of human resources of the Area of Health-Nursing in the sense that reaches the objectives of supplying the section I publish and private with quality the professionals demand that work directly with the user. To elaborate the study, the author had to lead a structured reflection on some of the serious problems that it faces the Public Health in the State of Paraná and Brazil. Starting from an investigation and interesting solutions could be formulated for the diagnosed problems.