Coaching e sua contribuição para o processo de aprendizagem individual e organizacional : realidade de Curitiba e região metropolitana/

Resumo:o mundo dos negócios está mudando rapidamente. Cada vez mais, a sobrevivência e o sucesso de uma organização dependerá do desempenho e das competências das pessoas, principalmente àquelas que trabalham com o conhecimento. Afinal, o desempenho organizacional está intimamente ligado com o desem...

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Principais autores: Costa, Maria Lúcia Rocha., Stahlschimdt, Neusa.
Formato: Dissertação
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Dissertação.
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Organização -
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description Resumo:o mundo dos negócios está mudando rapidamente. Cada vez mais, a sobrevivência e o sucesso de uma organização dependerá do desempenho e das competências das pessoas, principalmente àquelas que trabalham com o conhecimento. Afinal, o desempenho organizacional está intimamente ligado com o desempenho individual e coletivo. A única maneira de uma organização ter sucesso em uma sociedade e economia baseadas no conhecimento é extrair o máximo possível das pessoas que trabalham com tal conhecimento. A vantagem competitiva e sustentável da empresa depende hoje da transformação do conhecimento em resultados organizacionais concretos. E boa parte dele ainda está na cabeça dos indivíduos. Os empregados precisam aprender coisas novas, desenvolver novos métodos de trabalho e adotar novas posturas. As pessoas têm necessidades particulares que precisam ser supridas para que possam ser mais eficazes. E as empresas mais competitivas já começaram a perceber que a orientação individual pode ser muito mais eficiente para promover mudanças comportamentais que o treinamento convencional. O coaching tem sido uma ferramenta eficaz no elenco de processos de aprendizagem individual e coletiva. O principal foco de interesse da dissertação está em identificar teorias que explicam o que é coaching, mostrar os aspectos que o diferenciam de outros processos; apontar papéis, responsabilidades, área de atuação, riscos, barreiras pessoais e organizacionais; bem como mapear a disponibilidade de serviços de coaching em Curitiba e Região Metropolitana e identificar opiniões de especialistas e empregados de empresas acerca do tema. Realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória,#$&através de um estudo quantitativo com duzentos e noventa e um profissionais de empresas de Curitiba e Região Metropolitana, por amostra intencional, não-probabilística, por acessibilidade; e um estudo qualitativo junto a dez especialistas em coaching de quatro capitais brasileiras, dezesseis gerentes de Recursos Humanos e seis diretores de empresas de Curitiba e Região Metropolitana. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo por unidade de registro do tema. Ao final, foi realizada a interpretação dos dados limitada a cada categoria preestabelecida. A pesquisa bibliográfica demonstra que o coaching é uma metodologia eficiente e que contribui para o processo de aprendizagem individual e organizacional e que, estrutura e cultura organizacional são aspectos que tanto podem inviabilizar o coaching - quando tradicionais e rígidas - como podem proporcionar o seu sucesso na empresa - quando flexíveis e democráticas. A pesquisa de campo constatou que, em Curitiba e Região Metropolitana não se conhecem serviços de consultoria em coaching, que os profissionais de empresas pouco conhecem sobre coaching e que, existem barreiras pessoais e organizacionais à implantação do processo coaching nas organizações.#$&Resumen:El mundo de las negocias ha cambiado rápidamente. Cada vez más, la sobrevivencia y el éxito de una organización dependerá del desempeno y de las competencias de las personas, principalmente aquellas que trabajan con el conocimiento. Pues el desempeno organizacional está fuertemente ligado con el desempeno individual y colectivo. El único modo de que una organización obtenga éxito en una sociedad y economía basadas en el conocimiento es extraer lo máximo posible de las personas que trabajan con tal conocimiento. La ventaja competitiva y sustentable de la empresa depende hoy de la transformación del conocimiento en resultados organizacionales concretos. Una parte considerable está en la cabeza de las indivíduos. Los empleados necesitan aprender cosas nuevas, desarrollar nuevos métodos de trabajo y adaptar nuevos comportamientos. Las personas tienen necesidades particulares que deben ser suplidas para que sean más eficaces. Las empresas más competitivas ya empezaron a darse cuenta que la orientación individual puede ser mucho más eficiente, para promover las cambias comportamentales, que las entrenamientos individuales. El coaching ha sido una herramienta eficaz en el elenco de las procesos del aprendizaje individual y colectivo. El principal foco del interés de la disertación está en identificar las teorías que explican el significado del coaching, mostrar las aspectos que lo diferencian de las demás procesos; apuntar roles, responsabilidades, áreas de actuación, las riesgos, los obstáculos personales y organizacionales; así como localizar la disponibilidad de las servicios de coaching en la ciudad de Curitiba y alrededores e identificar opiniones de especialistas y empleados de empresas de las alrededores de la ciudad de Curitiba. Se ha realizado una pesquisa descriptiva y exploratoria, a través de un estudio cuantitativo con doscientos noventa y un profesionales de empresas de la ciudad de Curitiba y alrededores,#$&por media de muestra intencional, no probabilística, por accesibilidad; y un estudio cualitativo junto a diez especialistas en coaching de cuatro capitales brasilenas, dieciséis gerentes de recursos humanos y seis directores de empresas de la ciudad de Curitiba y alrededores. Los datas fueron manejados a partir del análisis del contenido por unidad de registro dei tema. Al final, fue realizada la interpretación de las datas limitada a cada categoría preestablecida. La pesquisa bibliográfica demostra que el coaching es una metodología eficiente y que contribuye para el proceso de aprendizaje individual y organizacional y que, estructura y cultura organizacional pueden inviablizar el coaching - cuando tradicionales y rígidas - así como pueden proporcionar el éxito en Ia empresa ¬cuando flexibles y democráticas. La pesquisa de campo constatá que en la ciudad de Curitiba y alrededores no se conocen servicios de consultoría en coaching, que las profesionales de las empresas poco conocen sobre coaching y que existen barreras personales y organizacionales que no ayudan a la implantación del método coaching en las organizaciones.
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E boa parte dele ainda está na cabeça dos indivíduos. Os empregados precisam aprender coisas novas, desenvolver novos métodos de trabalho e adotar novas posturas. As pessoas têm necessidades particulares que precisam ser supridas para que possam ser mais eficazes. E as empresas mais competitivas já começaram a perceber que a orientação individual pode ser muito mais eficiente para promover mudanças comportamentais que o treinamento convencional. O coaching tem sido uma ferramenta eficaz no elenco de processos de aprendizagem individual e coletiva. O principal foco de interesse da dissertação está em identificar teorias que explicam o que é coaching, mostrar os aspectos que o diferenciam de outros processos; apontar papéis, responsabilidades, área de atuação, riscos, barreiras pessoais e organizacionais; bem como mapear a disponibilidade de serviços de coaching em Curitiba e Região Metropolitana e identificar opiniões de especialistas e empregados de empresas acerca do tema. Realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória,#$&através de um estudo quantitativo com duzentos e noventa e um profissionais de empresas de Curitiba e Região Metropolitana, por amostra intencional, não-probabilística, por acessibilidade; e um estudo qualitativo junto a dez especialistas em coaching de quatro capitais brasileiras, dezesseis gerentes de Recursos Humanos e seis diretores de empresas de Curitiba e Região Metropolitana. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo por unidade de registro do tema. Ao final, foi realizada a interpretação dos dados limitada a cada categoria preestabelecida. A pesquisa bibliográfica demonstra que o coaching é uma metodologia eficiente e que contribui para o processo de aprendizagem individual e organizacional e que, estrutura e cultura organizacional são aspectos que tanto podem inviabilizar o coaching - quando tradicionais e rígidas - como podem proporcionar o seu sucesso na empresa - quando flexíveis e democráticas. A pesquisa de campo constatou que, em Curitiba e Região Metropolitana não se conhecem serviços de consultoria em coaching, que os profissionais de empresas pouco conhecem sobre coaching e que, existem barreiras pessoais e organizacionais à implantação do processo coaching nas organizações.#$&Resumen:El mundo de las negocias ha cambiado rápidamente. Cada vez más, la sobrevivencia y el éxito de una organización dependerá del desempeno y de las competencias de las personas, principalmente aquellas que trabajan con el conocimiento. Pues el desempeno organizacional está fuertemente ligado con el desempeno individual y colectivo. El único modo de que una organización obtenga éxito en una sociedad y economía basadas en el conocimiento es extraer lo máximo posible de las personas que trabajan con tal conocimiento. La ventaja competitiva y sustentable de la empresa depende hoy de la transformación del conocimiento en resultados organizacionales concretos. Una parte considerable está en la cabeza de las indivíduos. Los empleados necesitan aprender cosas nuevas, desarrollar nuevos métodos de trabajo y adaptar nuevos comportamientos. Las personas tienen necesidades particulares que deben ser suplidas para que sean más eficaces. Las empresas más competitivas ya empezaron a darse cuenta que la orientación individual puede ser mucho más eficiente, para promover las cambias comportamentales, que las entrenamientos individuales. El coaching ha sido una herramienta eficaz en el elenco de las procesos del aprendizaje individual y colectivo. El principal foco del interés de la disertación está en identificar las teorías que explican el significado del coaching, mostrar las aspectos que lo diferencian de las demás procesos; apuntar roles, responsabilidades, áreas de actuación, las riesgos, los obstáculos personales y organizacionales; así como localizar la disponibilidad de las servicios de coaching en la ciudad de Curitiba y alrededores e identificar opiniones de especialistas y empleados de empresas de las alrededores de la ciudad de Curitiba. Se ha realizado una pesquisa descriptiva y exploratoria, a través de un estudio cuantitativo con doscientos noventa y un profesionales de empresas de la ciudad de Curitiba y alrededores,#$&por media de muestra intencional, no probabilística, por accesibilidad; y un estudio cualitativo junto a diez especialistas en coaching de cuatro capitales brasilenas, dieciséis gerentes de recursos humanos y seis directores de empresas de la ciudad de Curitiba y alrededores. Los datas fueron manejados a partir del análisis del contenido por unidad de registro dei tema. Al final, fue realizada la interpretación de las datas limitada a cada categoría preestablecida. La pesquisa bibliográfica demostra que el coaching es una metodología eficiente y que contribuye para el proceso de aprendizaje individual y organizacional y que, estructura y cultura organizacional pueden inviablizar el coaching - cuando tradicionales y rígidas - así como pueden proporcionar el éxito en Ia empresa ¬cuando flexibles y democráticas. La pesquisa de campo constatá que en la ciudad de Curitiba y alrededores no se conocen servicios de consultoría en coaching, que las profesionales de las empresas poco conocen sobre coaching y que existen barreras personales y organizacionales que no ayudan a la implantación del método coaching en las organizaciones. 1 2022-10-05T19:56:54Z 2022-10-05T19:56:54Z 2002. Dissertação 658.3 C837c DISSERT 117122 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117122 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117122