A evolução da administração nas organizações, na busca da competitividade gerencial, através dos processos, das ferramentas e das pessoas/

Resumo:Esta dissertação trata sobre a organização, a forma como gere, planeja e controla seus processos, para se manter competitiva num cenário dinâmico como o presenciado atualmente. Através de pesquisa bibliográfica apresenta relato histórico sobre a evolução da administração e a relação com as pe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marques, Maria Soraia Salomão., Stadler, Humberto.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/117111
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:Esta dissertação trata sobre a organização, a forma como gere, planeja e controla seus processos, para se manter competitiva num cenário dinâmico como o presenciado atualmente. Através de pesquisa bibliográfica apresenta relato histórico sobre a evolução da administração e a relação com as pessoas ao longo dos tempos, as principais escolas e pensadores da administração, principalmente a partir do início do século xx. Identifica as quatro funções básicas da administração e sua importância na gestão contemporânea e as principais ferramentas que estão sendo utilizadas pelas empresas, como qualidade, gestão participativa, balanced scorecard, entre outras, estudando também a importância das pessoas, os processos comunicacionais internos. A pesquisa exploratória de campo realizada com grandes empresas situadas no estado do Paraná, com variadas formas de capital social e gestão, registra como estão se ajustando organizacional e operacionalmente, as relações com as pessoas, o processo de comunicação e reconhecimento adotados e as ferramentas que estão utilizando.#$&Abstract: This dissertation treats about the contemporany organization, the manner like administers, plan and control your process, to keep yourself competitive in a dynamic scene like the current. Through bibliography research, shows historic account about the administration and the relationship with people through the times, the main schools, colleges and administration thinker, mainly through in the beginning century XX. This dissertation identify the administration basic function and your importance in the contemporany management and the mean tools that are been used by the institutions, like quality participative management, balanced scorecard, between others, studying too, the people importance, the internal communication process. The explorer research it was with undertaking that belongs to the internal state of Paraná, with different management, social capital compositions register like are join themselves organizational and operationally to the market challenges, the employees involvement, the communication process and recognition adopted and the correct tools that are been used.