Produção em revista : representação do moderno e do regional na experiência potiguar /

Resumo:Esse trabalho traz uma leitura em torno de colaborações de escritores norte-rio-grandenses publicadas em veículos literários que circularam durante a terceira década do século XX, no Brasil, no sentido de ampliar o entendimento de como se deu o debate cultural nos anos de definição do moderni...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Maria Suely., Araújo, Humberto Hermenegildo de
Formato: Tese
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Resumo:Resumo:Esse trabalho traz uma leitura em torno de colaborações de escritores norte-rio-grandenses publicadas em veículos literários que circularam durante a terceira década do século XX, no Brasil, no sentido de ampliar o entendimento de como se deu o debate cultural nos anos de definição do modernismo brasileiro, com base nas relações ente literatura e cultura. Sob os gêneros da poesia e da prosa, as colaborações textuais selecionadas para análise trazem as marcas de um pequeno grupo de escritores articulados no cenário cultural brasileiro dos anos de 1920, em torno das questões do moderno (frente à renovação modernista) e do regional (sob os aspectos da tradição). O conjunto das colaborações analisadas é representativo de uma prática cultural moderno-regional, marcada por uma tendência ora local ora cosmopolita, vindo comungar, assim, de uma dimensão ampla da formação da moderna tradição literária, marcada por práticas diversas a dar forma ao projeto de uma consciência nacional coletiva. A caracterização da existência de um campo intelectual com vinculações amplas, porém com características próprias e uma relativa autonomia, que também se integra ao debate cultural dos chamados anos modernistas, através dos veículos literários, confere a esses intelectuais uma co-participação no movimento renovador no contexto da formação da modernidade cultural brasileira do início do século XX.#$&Abstract:This work brings some reading about a few Norte-rio-grandenses writers collaborations published in literary papers which circulated during the third decade of the twentieth century in Brazil, in a way of enlarging the understanding of how the cultural debate was carried out in the years of the definition of the Brazilian Modernism, based on the relationships between literature and culture. Under the genres of prose and poetry, the selected textual collaborations for analysis have brought the traces of a small group of articulated authors in the Brazilian cultural scenery from the 1920 s, concerning the issues of the modern (linked to the modernist renovation) and the regional (under the aspects of the tradition). The set of the analyzed collaborations is representative of a modern-regional cultural practice marked by a tendency either local or cosmopolitan, thus, sharing a large dimension of the formation of the modern literary tradition, marked by different kinds of practices which give form to the project of a collective national awareness. The characterization of the existence of an intellectual field with big links, however with its own characteristics and a certain autonomy, which also gets integrated to the cultural debate of the so-called modernist years through the literary vehicles, gives to these intellectual people a co-participation in the renewing movement in the formation context of the brazilian cultural modernity of the early twentieth century.