O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação /

Este trabalho tem como objetivo central analisar a forma como é considerada a questão da alfabetização no Curso de Magistério, a nível de 2o grau, procurando verificar se os conteúdos veinculados instrumentalizam as alunas para atuarem como professoras, no processo ensino-aprendizagem da leitura e d...

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Principais autores: Melo, Maria Cleonice de Holanda., Santiago, Neide Varela.
Formato: Dissertação
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spelling oai:localhost:123456789-80602022-11-29T13:06:58Z O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / Melo, Maria Cleonice de Holanda. Santiago, Neide Varela. Professores - Formação. Professores alfabetizadores. Alfabetização. Este trabalho tem como objetivo central analisar a forma como é considerada a questão da alfabetização no Curso de Magistério, a nível de 2o grau, procurando verificar se os conteúdos veinculados instrumentalizam as alunas para atuarem como professoras, no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Adotando como parâmentro os estudos mais recentes na área, foi desenvolvida, em duas escolas de magistério (Mossoró-RN) uma investigação com ênfase aos aspectos qualitativos envolvendo alunos e professores. Foram colhidas informações sobre a compreensão que os alunos detinham sobre questões teóricas e metodológicas do processo de alfabetização e como tal conhecimento era articulado às atividades escolares de leitura e escrita, durante o estágio. Em relação aos professores formadores, analisou-se a forma como os mesmos consideram e desenvolvem essa temática no processo de formação dos alunos do referido curso. Conforme os dados, verificamos que problemas mais amplos decorrentes das políticas sociais públicas, associados à questões internas ao âmbito escolar, concorrem para que o professor nesse aspecto não se desenvolva adequadamente. Foi constatado, nesse caso, uma lacuna na formação do futuro alfabetizador, tanto em relação à aquisição dos fundamentos teóricos, quanto ao exercício na prática no estágio de direção de classe. Assim sendo, comprovou-se o desconhecimento por parte das alunas dos aspectos básicos da alfabetização e a falta de autonomia das mesmas no desenvolvimento desse processo. 3 2022-10-04T17:22:12Z 2022-10-04T17:22:12Z 1996. Dissertação 371.13 M528p DISSERT 15715 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715
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