O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação /
Este trabalho tem como objetivo central analisar a forma como é considerada a questão da alfabetização no Curso de Magistério, a nível de 2o grau, procurando verificar se os conteúdos veinculados instrumentalizam as alunas para atuarem como professoras, no processo ensino-aprendizagem da leitura e d...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-8060 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-80602022-11-29T13:06:58Z O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / Melo, Maria Cleonice de Holanda. Santiago, Neide Varela. Professores - Formação. Professores alfabetizadores. Alfabetização. Este trabalho tem como objetivo central analisar a forma como é considerada a questão da alfabetização no Curso de Magistério, a nível de 2o grau, procurando verificar se os conteúdos veinculados instrumentalizam as alunas para atuarem como professoras, no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Adotando como parâmentro os estudos mais recentes na área, foi desenvolvida, em duas escolas de magistério (Mossoró-RN) uma investigação com ênfase aos aspectos qualitativos envolvendo alunos e professores. Foram colhidas informações sobre a compreensão que os alunos detinham sobre questões teóricas e metodológicas do processo de alfabetização e como tal conhecimento era articulado às atividades escolares de leitura e escrita, durante o estágio. Em relação aos professores formadores, analisou-se a forma como os mesmos consideram e desenvolvem essa temática no processo de formação dos alunos do referido curso. Conforme os dados, verificamos que problemas mais amplos decorrentes das políticas sociais públicas, associados à questões internas ao âmbito escolar, concorrem para que o professor nesse aspecto não se desenvolva adequadamente. Foi constatado, nesse caso, uma lacuna na formação do futuro alfabetizador, tanto em relação à aquisição dos fundamentos teóricos, quanto ao exercício na prática no estágio de direção de classe. Assim sendo, comprovou-se o desconhecimento por parte das alunas dos aspectos básicos da alfabetização e a falta de autonomia das mesmas no desenvolvimento desse processo. 3 2022-10-04T17:22:12Z 2022-10-04T17:22:12Z 1996. Dissertação 371.13 M528p DISSERT 15715 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Professores - Formação. Professores alfabetizadores. Alfabetização. |
spellingShingle |
Professores - Formação. Professores alfabetizadores. Alfabetização. Melo, Maria Cleonice de Holanda. Santiago, Neide Varela. O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
description |
Este trabalho tem como objetivo central analisar a forma como é considerada a questão da alfabetização no Curso de Magistério, a nível de 2o grau, procurando verificar se os conteúdos veinculados instrumentalizam as alunas para atuarem como professoras, no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Adotando como parâmentro os estudos mais recentes na área, foi desenvolvida, em duas escolas de magistério (Mossoró-RN) uma investigação com ênfase aos aspectos qualitativos envolvendo alunos e professores. Foram colhidas informações sobre a compreensão que os alunos detinham sobre questões teóricas e metodológicas do processo de alfabetização e como tal conhecimento era articulado às atividades escolares de leitura e escrita, durante o estágio. Em relação aos professores formadores, analisou-se a forma como os mesmos consideram e desenvolvem essa temática no processo de formação dos alunos do referido curso. Conforme os dados, verificamos que problemas mais amplos decorrentes das políticas sociais públicas, associados à questões internas ao âmbito escolar, concorrem para que o professor nesse aspecto não se desenvolva adequadamente. Foi constatado, nesse caso, uma lacuna na formação do futuro alfabetizador, tanto em relação à aquisição dos fundamentos teóricos, quanto ao exercício na prática no estágio de direção de classe. Assim sendo, comprovou-se o desconhecimento por parte das alunas dos aspectos básicos da alfabetização e a falta de autonomia das mesmas no desenvolvimento desse processo. |
format |
Dissertação |
author |
Melo, Maria Cleonice de Holanda. Santiago, Neide Varela. |
author_facet |
Melo, Maria Cleonice de Holanda. Santiago, Neide Varela. |
author_sort |
Melo, Maria Cleonice de Holanda. |
title |
O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
title_short |
O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
title_full |
O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
title_fullStr |
O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
title_full_unstemmed |
O processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
title_sort |
o processo de formação do professor alfabetizador no curso de magistério (2 o grau) : qualificação x desqualificação / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/15715 |
work_keys_str_mv |
AT melomariacleonicedeholanda oprocessodeformacaodoprofessoralfabetizadornocursodemagisterio2ograuqualificacaoxdesqualificacao AT santiagoneidevarela oprocessodeformacaodoprofessoralfabetizadornocursodemagisterio2ograuqualificacaoxdesqualificacao |
_version_ |
1766820025845415936 |