Advocacia da coalizão e processo decisório em ações intersetoriais relacionadas à saúde e estratégias de cidades saudáveis em camaragibe /

Resumo: Objetivo: analisar o processo de tomada de decisão sobre ações intersetoriais relacionadas à saúde, e formulação de estratégias de cidade saudável e ainda suas implicações para saúde bucal no município de Camaragibe. Procedimentos metodológicos: esta é uma pesquisa qualitativa, estudo de cas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Albuquerque, Olga Maria Ramalho de., Rodrigues, Cecile Soriano., Universidade de Pernambuco.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/112695
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Objetivo: analisar o processo de tomada de decisão sobre ações intersetoriais relacionadas à saúde, e formulação de estratégias de cidade saudável e ainda suas implicações para saúde bucal no município de Camaragibe. Procedimentos metodológicos: esta é uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, que aplicou a teoria da advocacia de coalizão desenvolvida por Sabatier e Jenkins-Smith (1988, 1993) como estrutura de análise para compreender o processo político de tomada de decisão em Camaragibe. De acordo com a teoria utilizada, três perspectivas de análise foram destacadas: a) identificação dos principais atores envolvidos na coalizão; b) mapeamento do sistema de crenças políticas do grupo; c) aprendizado político adquirido no processo. Este estudo avaliou ainda as implicações do processo político em questão par a melhoria da saúde bucal local. Resultados: Os resultados identificaram mudanças políticas importantes no processo de tomada de decisão no período estudado 1996-2000 e 2001-2004. À partir de 2000 o modelo de gestão da cidade, permitiu a inclusão de um maior número de atores no processo de decisão sobre a política de desenvolvimento local. Anteriormente (19962000) esta participação estava restrita às esferas de poder setorial. A composição atual do modelo de gestão permitiu a participação atores sociais em 3 instâncias decisórias (global, intersetorial e setorial), operacionalizadas em 5 níveis (o Fórum da Cidade, os GT's de desenvolvimento de gestão, urbano ambiental e sócio econômico, os conselhos e órgãos similares, as Conferências e Seminários além das unidades administrativas da prefeitura). Os atores participantes são provenientes do movimento popular, organizações não governamentais, representantes do legislativo e judiciário, além da participação governamental, o que permitiu uma ampla perspectiva de coalizão intersetorial para o estabelecimento de alianças no processo#$&e decisão política. A definição das ações contidas nas 13 políticas públicas locais foram acordadas por consenso nos Fóruns da Cidade, instância global. Neste processo, um conjunto importante de ações intersetoriais foram aprovadas. Ainda não formam formuladas estratégias claras para inclusão de Camaragibe em uma rede de municípios saudáveis. O mapeamento do sistema de crenças políticas indicam a congruência entre estas crenças e políticas e ações propostas pelo governo. Verifica-se também a aquisição de um certo grau de aprendizado político para os membros da coalizão de Camaragibe, especialmente o grupo gestor, movimento popular e legislativo. Conclusão: O mapeamento do sistema de crenças identificou a existência de congruência entre o 'deep core' e 'deep core belief', além da atuação de 'policy brokers' em busca de conciliação para atingir os objetivos políticos; É possível acrescentar que o sistema de crenças políticas do grupo hegemônico da coalizão é coerente e dispõe de recursos de poder suficientes para o aprofundamento dos processos de 'empoderamento'. O efeito do 'empoderamento' resultante do processo contínuo de participação popular nas diferentes esferas decisórias transforma os atores em parceiros e favorecem o cumprimento das metas pactuadas. O aprendizado político adquirido nesse processo, ao tempo em que se constitui em elemento de compatibilização entre recursos limitados e demandas crescentes, são um grande contributo para a oxigenação do sistema político e para a disseminação de uma atitude positiva de criação de condições para o desenvolvimento de cidade saudável.#$&Abstract: Coalition theory and the policy process intersectoral health related actions in Camaragibe Objective: to analyze the decision making process in public policy and its interface with intersectoral health related action. Aim: to understand implications from intersectoral health related actions to dental health in the city. Methodology: this is a qualitative research, study of case, that employed advocacy coalition heuristically to analyzing the policy process on health related intersectoral. Three main categories have emerged from analizys: deep core, policy core beliefs and the policy-oriented learning and policy change. Results: extending new actors participation on decision policy process; congruent coalition of the beliefs system and learning acquisition for the hegemonic group as well as social movement. The policy-oriented learning policy for the coalition managers members translated the improvement in course of the main instrument of the management mOdel, the PDDL to be considered in the next summit to the City, in view of the development most consistent of intersectoral action. Another form of learning if discloses in the conscience to better search qualification required for the interaction popular movement with. Conclusion: Empowerment effect resulting from extent popular participation on different process of power to decide spheres make this actors into partners and provi de achievement of agreed goals and renews the policy system.