O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/

Resumo: Este trabalho se propõe a levantar o novo perfil do professor universitário no contexto atual de mudança na Cidade de Curitiba. As ações das instituições de ensino para a requalificação de seu quadro docente, visando o "novo perfil" definido por elas e os motivos de resistência dos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Natal, Ulisses Domingos., Nour, Alfredo Dib Abdul.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111865
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-79358
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Recursos humanos -
Dissertação.
Adaptação -
Perfil -
Professor universitário -
Curitiba (PR) -
Dissertação.
spellingShingle Recursos humanos -
Dissertação.
Adaptação -
Perfil -
Professor universitário -
Curitiba (PR) -
Dissertação.
Natal, Ulisses Domingos.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
description Resumo: Este trabalho se propõe a levantar o novo perfil do professor universitário no contexto atual de mudança na Cidade de Curitiba. As ações das instituições de ensino para a requalificação de seu quadro docente, visando o "novo perfil" definido por elas e os motivos de resistência dos professores à adaptação a este. Desenvolveu-se a partir de fundamentos teóricos do fenômeno em questão, que se refere ao trabalho do professor enquanto recurso humano das universidades, histórico da profissão de professor, o perfil necessário ao professor do século XXI, o processo humano de mudança, sistemas de qualidade, recursos humanos e seus subsistemas de recrutamento e seleção de pessoal, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento e plano de carreira. O método de investigação utilizado que caracterizou este trabalho como um estudo exploratório - qualitativo - bibliográfico, teve como unidade de análise o novo perfil do professor universitário em instituições de ensino superior na Cidade de Curitiba, que oferecem os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com perguntas fechadas e uma aberta, dirigido às instituições de ensino e também um questionário com perguntas fechadas e uma aberta para os professores que lecionam nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas destas instituições. O objetivo de utilizar os dois instrumentos foi o de verificar a visão, tanto das instituições, como também, dos seus professores em relação ao "novo perfil" do professor universitário e as ações que as instituições estão realizando para adaptação a este.#$&Este estudo demonstrou as diferenças de visão do "novo perfil" do professor universitário, para adaptação ao momento atual de mudança, em que os docentes das instituições de ensino pesquisadas apresentam uma maior proximidade à realidade atual, a qual está embasada pelos autores pesquisados. Já as instituições de ensino estão atreladas a titulação e experiência anterior, não percebendo as exigências que os seus próprios clientes/alunos estão solicitando em relação ao trabalho em sala de aula de seus docentes.#$&Resumen:Con este trabajo se propone levantar el nuevo perfil del profesor universitario dentro del contexto actual de Ios cambios en Curitiba. Las acciones de Ias instituciones de enseñansza para Ia recualificación de su cuadro docente, teniendo como objetivo el "nuevo perfil" definido par aeIas y Ios motivos de resistência de Ios profesores a esta adaptación. Se ha desarrollado a partir de tundamentos teóricos del mencionado fenómeno, que se refiere a Ia labor del profesor como recurso humanos de Ias Universidades, un histórico de su profesión, el perfil necesaria al profesor de sigla XXI, el proceso humano de cambio, sistemas de calidad, recursos humanos y sus subsistemas de reclutamiento y selección de personal, cargos y sueldos, entrenamiento y desarrollo, y plan de carrera. EI método de investigación utilizado qu.e ha caracterizado esta labor como un estudio exploratorio - calificativo - bibliográfico, tuvo como unidad de análisis el nuevo perfil del profesor universitario en instituciones de enseñanza superior en Ia ciudad de Curitiba, que afrecen Ios cursos de Empresariales, Ciencias Contables y Ciencias Económicas. La pesquisa ha sido realizada a través de un cuestionario com preguntas privadas y una abierta dirigido a Ias instituciones de enseñanza así como un cuestionario com preguntas privadas y una abierta para Ios profesores que imparten clases en Ios cursos Empresariales, Contables y Económicas de estas instituciones. EI abjetivo de utilizar Ias dos instrumentos fue el de verificar el punto de vista, tanto de Ias instituciones como Ia de sus profesores en cuanto al nuevo perfil dei profesor universitario y Ios hechos que Ias instituciones están realizando para adaptación a éste.#$&Este estudio ha demonstrado Ias diferencias del enfoque del "nuevo perfil" del profesor universitario, para adaptación al momento actual de cambio, en el que Ios docentes de Ias instituciones de enseñanza pesquisadas presentan una proximidad mayor Ia actual realidad, Ia cual está basada por Ios autores pesquisados. Mientras tanto Ias instituciones de enseñanza están enganchadas a titulación y experiencia anterior, no haciendo caso a Ias exigencias que sus propios clientes/alumnas vienen solicitando en relación a Ia labor en aula de sus docentes.
format Dissertação
author Natal, Ulisses Domingos.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
author_facet Natal, Ulisses Domingos.
Nour, Alfredo Dib Abdul.
author_sort Natal, Ulisses Domingos.
title O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
title_short O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
title_full O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
title_fullStr O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
title_full_unstemmed O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/
title_sort o novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de curitiba/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111865
work_keys_str_mv AT natalulissesdomingos onovoperfildoprofessoruniversitariodocontextoatualdemudancanacidadedecuritiba
AT nouralfredodibabdul onovoperfildoprofessoruniversitariodocontextoatualdemudancanacidadedecuritiba
_version_ 1766834447484715008
spelling oai:localhost:123456789-793582022-11-30T09:30:41Z O novo perfil do professor universitário do contexto atual de mudança na cidade de Curitiba/ Natal, Ulisses Domingos. Nour, Alfredo Dib Abdul. Recursos humanos - Dissertação. Adaptação - Perfil - Professor universitário - Curitiba (PR) - Dissertação. Resumo: Este trabalho se propõe a levantar o novo perfil do professor universitário no contexto atual de mudança na Cidade de Curitiba. As ações das instituições de ensino para a requalificação de seu quadro docente, visando o "novo perfil" definido por elas e os motivos de resistência dos professores à adaptação a este. Desenvolveu-se a partir de fundamentos teóricos do fenômeno em questão, que se refere ao trabalho do professor enquanto recurso humano das universidades, histórico da profissão de professor, o perfil necessário ao professor do século XXI, o processo humano de mudança, sistemas de qualidade, recursos humanos e seus subsistemas de recrutamento e seleção de pessoal, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento e plano de carreira. O método de investigação utilizado que caracterizou este trabalho como um estudo exploratório - qualitativo - bibliográfico, teve como unidade de análise o novo perfil do professor universitário em instituições de ensino superior na Cidade de Curitiba, que oferecem os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário com perguntas fechadas e uma aberta, dirigido às instituições de ensino e também um questionário com perguntas fechadas e uma aberta para os professores que lecionam nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas destas instituições. O objetivo de utilizar os dois instrumentos foi o de verificar a visão, tanto das instituições, como também, dos seus professores em relação ao "novo perfil" do professor universitário e as ações que as instituições estão realizando para adaptação a este.#$&Este estudo demonstrou as diferenças de visão do "novo perfil" do professor universitário, para adaptação ao momento atual de mudança, em que os docentes das instituições de ensino pesquisadas apresentam uma maior proximidade à realidade atual, a qual está embasada pelos autores pesquisados. Já as instituições de ensino estão atreladas a titulação e experiência anterior, não percebendo as exigências que os seus próprios clientes/alunos estão solicitando em relação ao trabalho em sala de aula de seus docentes.#$&Resumen:Con este trabajo se propone levantar el nuevo perfil del profesor universitario dentro del contexto actual de Ios cambios en Curitiba. Las acciones de Ias instituciones de enseñansza para Ia recualificación de su cuadro docente, teniendo como objetivo el "nuevo perfil" definido par aeIas y Ios motivos de resistência de Ios profesores a esta adaptación. Se ha desarrollado a partir de tundamentos teóricos del mencionado fenómeno, que se refiere a Ia labor del profesor como recurso humanos de Ias Universidades, un histórico de su profesión, el perfil necesaria al profesor de sigla XXI, el proceso humano de cambio, sistemas de calidad, recursos humanos y sus subsistemas de reclutamiento y selección de personal, cargos y sueldos, entrenamiento y desarrollo, y plan de carrera. EI método de investigación utilizado qu.e ha caracterizado esta labor como un estudio exploratorio - calificativo - bibliográfico, tuvo como unidad de análisis el nuevo perfil del profesor universitario en instituciones de enseñanza superior en Ia ciudad de Curitiba, que afrecen Ios cursos de Empresariales, Ciencias Contables y Ciencias Económicas. La pesquisa ha sido realizada a través de un cuestionario com preguntas privadas y una abierta dirigido a Ias instituciones de enseñanza así como un cuestionario com preguntas privadas y una abierta para Ios profesores que imparten clases en Ios cursos Empresariales, Contables y Económicas de estas instituciones. EI abjetivo de utilizar Ias dos instrumentos fue el de verificar el punto de vista, tanto de Ias instituciones como Ia de sus profesores en cuanto al nuevo perfil dei profesor universitario y Ios hechos que Ias instituciones están realizando para adaptación a éste.#$&Este estudio ha demonstrado Ias diferencias del enfoque del "nuevo perfil" del profesor universitario, para adaptación al momento actual de cambio, en el que Ios docentes de Ias instituciones de enseñanza pesquisadas presentan una proximidad mayor Ia actual realidad, Ia cual está basada por Ios autores pesquisados. Mientras tanto Ias instituciones de enseñanza están enganchadas a titulación y experiencia anterior, no haciendo caso a Ias exigencias que sus propios clientes/alumnas vienen solicitando en relación a Ia labor en aula de sus docentes. 1 2022-10-05T19:06:30Z 2022-10-05T19:06:30Z 2002. Dissertação 378.124 N271n DISSERT 111865 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111865 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111865