A percepção do público interno nas atividades de responsabilidade social empresarial nas grandes empresas/

Resumo:Como conseqüência natural da evolução da empresa, em um mundo onde a comunicação é valor e os efeitos da globalização pesam sobre a administração, ao mesmo tempo em que impulsionam para a transformação sistemática, o termo responsabilidade social está tornando-se parte consolidada do vocabulá...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bento, Marcelo da Silva., Nour, Alfredo Dib Abdul.
Formato: Dissertação
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Resumo:Resumo:Como conseqüência natural da evolução da empresa, em um mundo onde a comunicação é valor e os efeitos da globalização pesam sobre a administração, ao mesmo tempo em que impulsionam para a transformação sistemática, o termo responsabilidade social está tornando-se parte consolidada do vocabulário corporativo. Neste cenário, a busca de excelência pelas empresas passa a ter como objetivos a qualidade nas relações com seus stakeholders, ou parceiros de negócio. Ela requer uma gestão voltada aos interesses e contribuições de um conjunto maior de partes interessadas e não somente dos shareholders, ou acionistas. As mudanças nas condições ambientais das organizações forçam a visão tradicional de administração de recursos humanos a deslocar-se para uma perspectiva mais atual, passando, ainda que lentamente, a focar o fator humano como chave para o sucesso. Este trabalho tem como propósito buscar um maior entendimento sobre o conceito de responsabilidade social e sua evolução, e a influência da sua adoção nas atividades de recursos humanos das empresas. Elaborou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto onde se constatou que o tema é abrangente e bastante variado. A partir dos conceitos levantados na literatura, formulou-se um referencial conceitual que orientou a realização de pesquisa baseada em sete hipóteses de trabalho. Os resultados da pesquisa sugerem que o relacionamento entre os fatores estudados é bastante dependente da maneira como atuam as empresas em relação ao seu público interno. Várias análises são feitas sobre os resultados, lançando considerações sobre um tema bastante interessante.#$&Resumen:Como consecuencia natural de Ia evoluciÓn de Ia empresa, en un mundo donde Ia comunicación es valor y los efectos de Ia globalización pesan en Ia administraciÓn, en el mismo tiempo donde estimulan para Ia transformaciÓn sistemática, Ia palabra "responsabilidad social" está convirtiêndose en parte consolidada deL vocabulario corporativo. En esta escena, Ia búsqueda de Ia excelencia por Ias compañías pasa a tener como objetivos Ia calidad en Ias relaciones con sus stakeholders, o Ios socios de negocio. Ella requiere una gestión dirigida a los intereses y a Ias contribuciones de un sistema más grande de partes interesadas y no solamente de Ios shareholders, o de accionistas. Los cambios en Ias condiciones ambientales de Ias organizaciones fuerzan Ia visión tradicional de Ia administración de recursos humanos para dislocarse para una perspectiva más actual, pasando, aún que de paso, apresentar el factor humano como lIave para el éxito. Este trabajo tiene como Ia intención de buscar um acuerdo más grande en el concepto de Ia responsabilidad social y de su evolución, y Ia influencia de su adopción en Ias actividades de recursos humanos de Ias compañias. Una revisión bibliográfica fue elaborada en el tema donde evidenció que es un tema pleno y suficientemente mezclado. De los conceptos levantados en Ia literatura, hube formulación de un referencial conceptual que orientó Ia realización de Ia investigación basada en siete hipótesis de trabajo. Los resultados de Ia pesquisa sugieren que Ia relación entre Ios factores estudiados sea suficientemente dependiente en Ia manera como actúan Ias compañías en lo referente a su público interno. Algunos análisis se hacen en los resultados, lanzando consideraciones en un tema suficientemente interesante.