Formação de professores para as séries iniciais no município de Matinhos/

Resumo:o trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação do Município de Matinhos, procurou levantar dados sobre a população docente da rede municipal de ensino; analisar os currícula de formação de professores; estudar a realidade educacional de uma escola pública em que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lorencena, Ledair Rita Batitussi., Romero, Elaine.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111804
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:o trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação do Município de Matinhos, procurou levantar dados sobre a população docente da rede municipal de ensino; analisar os currícula de formação de professores; estudar a realidade educacional de uma escola pública em que elevado índice de crianças chegam a 4° série com dificuldade de leitura e escrita, além de analisar as informações das professores na ótica das representações da práxis pedagógica. A população alvo foi um grupo de professores, que atuam na educação básica usando como instrumento da pesquisa um questionário aberto e entrevistas. A análise dos currículo das Instituições formadoras de docentes do Município de Matinhos possibilitaram algumas conclusões: baseiam-se numa concepção de conhecimento em que a teoria é a grande norteadora da prática, enfatizando informações e conceitos organizados de forma estanque o que resulta em enorme dificuldades da docência em sala de aula das séries iniciais. Atender aos anseios da população docente que procura a formação em nível Superior implica em definir um conjunto de competências necessárias à atuação profissional e tomá-Ias como norteadoras tanto da proposta pedagógica, quanto da organização institucional.#$&Abstract:The research developed with the Municipal Secretary of Education in Matinhos city searched to get informations about the teaching population of the Teach Municipal Corporation; to analyse the currícula of the teachers formation; to study the education reality in a public school with introduces high index for children arrived to the fourth series with difficulties in the reading and the writing besides to analyse the informations about the teachers in the sight to representations of the pedagogical praxis. The objects population was a teachers group, that operates in the basic education using as instrument at research a exposed questionaire and interviews. The analyse of the currícula to lnstitutions that form the teachers from Matinhos city possibilitated some conclusions: they are basing themselves in a conception of knowledge which the theory is the big guideline to pratice, emphasing informatins e concepts that they are organized as mode stanched, what it results in enourms difficulties to teaching popuation that look for the formation in superior grade implies to define a colection of necessary competences by the professional work and take them as guide to the pedagogic proporsal and the institutional organization.