H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/

Resumo:Neste trabalho, propomos uma solução para resolver o problema de escalabilidade encontrado nos ambientes virtuais e de realidade mista colaborativos de grande porte, que usam o modelo cliente-servidor hierárquico. Basicamente, usamos uma hierarquia de servidores. Quando a capacidade de um ser...

Ausführliche Beschreibung

Gespeichert in:
Bibliographische Detailangaben
Hauptverfasser: Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira., Gonçalves, Luiz Marcos Garcia., Oliveira, Jauvane Cavalcante.
Format: Tese
Veröffentlicht:
Schlagworte:
Online Zugang:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111034
Tags: Tag hinzufügen
Keine Tags, Fügen Sie den ersten Tag hinzu!
id oai:localhost:123456789-78772
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-787722022-11-30T09:19:48Z H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/ Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira. Gonçalves, Luiz Marcos Garcia. Oliveira, Jauvane Cavalcante. Sistemas distribuídos - Tese. H-N2N framework - Tese. Sistemas colaborativos distribuídos - Tese. Plataforma Java - Tese. Multimídias colaborativas - Tese. Realidade virtual - Tese. Distributed systems. Framework. Collaborative distributed systems. Java Platform. Collaborative multimedia. Virtual reality. Resumo:Neste trabalho, propomos uma solução para resolver o problema de escalabilidade encontrado nos ambientes virtuais e de realidade mista colaborativos de grande porte, que usam o modelo cliente-servidor hierárquico. Basicamente, usamos uma hierarquia de servidores. Quando a capacidade de um servidor é atingida, um novo servidor é criado subordinado a ele e a carga atual do sistema é distribuída entre eles (pai e filho). Propomos ferramentas e técnicas eficientes para solucionar problemas inerentes ao modelo cliente-servidor, tais como a definição de agrupamentos de usuários, a distribuição e redistribuição de usuários entre servidores e operações de mixagem e filtragem, que são necessárias à redução de fluxo de informação entre servidores. O novo modelo e técnicas propostas foram testados, em simulação, emulações e em aplicações interativas que foram implementadas. Os resultados destas experimentações mostram melhorias nos modelos tradicionais anteriores, indicando a usabilidade do framework proposto em problemas de comunicação todos para todos. Este é o caso de jogos interativos e outras aplicações voltadas à Internet (incluindo ambientes multiusuário) e aplicações interativas do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, a serem desenvolvidas pelo grupo de pesquisa.#$&Abstract:In this work, we propose a solution to solve the scalability problem found in collaborative, virtual and mixed reality environments of large scale, that use the hierarchical client-server model. Basically, we use a hierarchy of servers. When the capacity of a server is reached, a new server is created as a sun of the first one, and the system load is distributed between them (father and sun). We propose efficient tools and techniques for solving problems inherent to client-server model, as the definition of clusters of users, distribution and redistribution of users through the servers, and some mixing and filtering operations, that are necessary to reduce flow between servers. The new model was tested, in simulation, emulation and in interactive applications that were implemented. The results of these experimentations show enhancements in the traditional, previous models indicating the usability of the proposed in problems of all-to-all communications. This is the case of interactive games and other applications devoted to Internet (including multi-user environments) and interactive applications of the Brazilian Digital Television System, to be developed by the research group. 1 2022-10-05T18:58:36Z 2022-10-05T18:58:36Z 2008. Tese 004.75 B961h TESE 111034 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111034 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111034
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Sistemas distribuídos -
Tese.
H-N2N framework -
Tese.
Sistemas colaborativos distribuídos -
Tese.
Plataforma Java -
Tese.
Multimídias colaborativas -
Tese.
Realidade virtual -
Tese.
Distributed systems.
Framework.
Collaborative distributed systems.
Java Platform.
Collaborative multimedia.
Virtual reality.
spellingShingle Sistemas distribuídos -
Tese.
H-N2N framework -
Tese.
Sistemas colaborativos distribuídos -
Tese.
Plataforma Java -
Tese.
Multimídias colaborativas -
Tese.
Realidade virtual -
Tese.
Distributed systems.
Framework.
Collaborative distributed systems.
Java Platform.
Collaborative multimedia.
Virtual reality.
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira.
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia.
Oliveira, Jauvane Cavalcante.
H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
description Resumo:Neste trabalho, propomos uma solução para resolver o problema de escalabilidade encontrado nos ambientes virtuais e de realidade mista colaborativos de grande porte, que usam o modelo cliente-servidor hierárquico. Basicamente, usamos uma hierarquia de servidores. Quando a capacidade de um servidor é atingida, um novo servidor é criado subordinado a ele e a carga atual do sistema é distribuída entre eles (pai e filho). Propomos ferramentas e técnicas eficientes para solucionar problemas inerentes ao modelo cliente-servidor, tais como a definição de agrupamentos de usuários, a distribuição e redistribuição de usuários entre servidores e operações de mixagem e filtragem, que são necessárias à redução de fluxo de informação entre servidores. O novo modelo e técnicas propostas foram testados, em simulação, emulações e em aplicações interativas que foram implementadas. Os resultados destas experimentações mostram melhorias nos modelos tradicionais anteriores, indicando a usabilidade do framework proposto em problemas de comunicação todos para todos. Este é o caso de jogos interativos e outras aplicações voltadas à Internet (incluindo ambientes multiusuário) e aplicações interativas do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, a serem desenvolvidas pelo grupo de pesquisa.#$&Abstract:In this work, we propose a solution to solve the scalability problem found in collaborative, virtual and mixed reality environments of large scale, that use the hierarchical client-server model. Basically, we use a hierarchy of servers. When the capacity of a server is reached, a new server is created as a sun of the first one, and the system load is distributed between them (father and sun). We propose efficient tools and techniques for solving problems inherent to client-server model, as the definition of clusters of users, distribution and redistribution of users through the servers, and some mixing and filtering operations, that are necessary to reduce flow between servers. The new model was tested, in simulation, emulation and in interactive applications that were implemented. The results of these experimentations show enhancements in the traditional, previous models indicating the usability of the proposed in problems of all-to-all communications. This is the case of interactive games and other applications devoted to Internet (including multi-user environments) and interactive applications of the Brazilian Digital Television System, to be developed by the research group.
format Tese
author Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira.
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia.
Oliveira, Jauvane Cavalcante.
author_facet Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira.
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia.
Oliveira, Jauvane Cavalcante.
author_sort Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira.
title H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
title_short H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
title_full H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
title_fullStr H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
title_full_unstemmed H-N2N : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
title_sort h-n2n : uma arquitetura hierárquica escalável para ambientes de realidade mista de grande porte/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/111034
work_keys_str_mv AT burlamaquiaquilesmedeirosfilgueira hn2numaarquiteturahierarquicaescalavelparaambientesderealidademistadegrandeporte
AT goncalvesluizmarcosgarcia hn2numaarquiteturahierarquicaescalavelparaambientesderealidademistadegrandeporte
AT oliveirajauvanecavalcante hn2numaarquiteturahierarquicaescalavelparaambientesderealidademistadegrandeporte
_version_ 1766827233558659072