Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/

Resumo:Trata-se de trabalho etnográfico cujo objetivo é verificar os dispositivos por meio dos quais os moradores de uma área periférica de baixa renda se pensam e pensam suas relações sociais a partir do consumo (e das aspirações conexas), do caráter simbólico adquirido pelos bens entendidos como c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Anna Paola Pereira de., Lopes Júnior, Edmilson.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13542/1/CulturaConsumoFluxo_Gonzaga_2008.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-78655
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-786552022-11-30T09:18:00Z Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/ Oliveira, Anna Paola Pereira de. Lopes Júnior, Edmilson. Relações sociais - Consumo - Dissertação. Ordem social - Dissertação. Bens de consumo - Dissertação. Inclusão social - Dissertação. Simbolismo - Aspirações - Dissertação. Social relations. Consumer goods. Social order. Social inclusion. Symbolism. Aspirations. Resumo:Trata-se de trabalho etnográfico cujo objetivo é verificar os dispositivos por meio dos quais os moradores de uma área periférica de baixa renda se pensam e pensam suas relações sociais a partir do consumo (e das aspirações conexas), do caráter simbólico adquirido pelos bens entendidos como componentes fundamentais para a compreensão da teia de relações que se estabelecem. Através do consumo revelar-se-á como os indivíduos se comunicam, concedem status, criam novas formas de ação e se identificam. Parte-se do princípio de que consume está amarrado a uma teia de significados simbólicos em que os próprios indivíduos tecem suas impressões, destacando-o como um recurso para pensar o próprio corpo, a ordem social (ainda que instável) e o processo de inserção na sociedade mais ampla. Sendo assim, o ato de consumir é mais do que uma perspectiva que estabelece quadros estatísticos sobre bens de consumo com suas formas de produção, circulação e funcionamento econômico: é também uma forma de perceber o repertório com o qual os consumidores mapeiam as operações individuais e sociais, ordenando, classificando e identificando o mundo social.#$&Abstract:It is an ethnographic work that has an objective of verifying devices throngh the residents of a low income suburban area, and the way they deal with their social relations through sonsumerism (and the aspiration connected to it), the symbolic character acquired through consumer goods, understood as one of the fundamental components for the comprehension of the web as relations that established, Though consumerism, individuais will reveal ways of communication, of the status, of creating new forms of action and identification. Using the principal that believes in a web of symbolic significance where own individuais develop their impressions, as a resource to look at their own bodies, a social order (yet unstable), and the process of inclusion in a broader society. In conclusion, the act of consuming is more than a perspective that establishes statistics on consumer goods, with their ways of production, circulation and economic functioning: it is also a way of perceiving a collection mapped by consumers individually and socially, and by those means organizing, classifying and identifyring the social world. 1 2022-10-05T18:57:12Z 2022-10-05T18:57:12Z 2005. Dissertação 316.47:330.567.2 O48c DISSERT 110889 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13542/1/CulturaConsumoFluxo_Gonzaga_2008.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13542/1/CulturaConsumoFluxo_Gonzaga_2008.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Relações sociais -
Consumo -
Dissertação.
Ordem social -
Dissertação.
Bens de consumo -
Dissertação.
Inclusão social -
Dissertação.
Simbolismo -
Aspirações -
Dissertação.
Social relations.
Consumer goods.
Social order.
Social inclusion.
Symbolism.
Aspirations.
spellingShingle Relações sociais -
Consumo -
Dissertação.
Ordem social -
Dissertação.
Bens de consumo -
Dissertação.
Inclusão social -
Dissertação.
Simbolismo -
Aspirações -
Dissertação.
Social relations.
Consumer goods.
Social order.
Social inclusion.
Symbolism.
Aspirations.
Oliveira, Anna Paola Pereira de.
Lopes Júnior, Edmilson.
Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
description Resumo:Trata-se de trabalho etnográfico cujo objetivo é verificar os dispositivos por meio dos quais os moradores de uma área periférica de baixa renda se pensam e pensam suas relações sociais a partir do consumo (e das aspirações conexas), do caráter simbólico adquirido pelos bens entendidos como componentes fundamentais para a compreensão da teia de relações que se estabelecem. Através do consumo revelar-se-á como os indivíduos se comunicam, concedem status, criam novas formas de ação e se identificam. Parte-se do princípio de que consume está amarrado a uma teia de significados simbólicos em que os próprios indivíduos tecem suas impressões, destacando-o como um recurso para pensar o próprio corpo, a ordem social (ainda que instável) e o processo de inserção na sociedade mais ampla. Sendo assim, o ato de consumir é mais do que uma perspectiva que estabelece quadros estatísticos sobre bens de consumo com suas formas de produção, circulação e funcionamento econômico: é também uma forma de perceber o repertório com o qual os consumidores mapeiam as operações individuais e sociais, ordenando, classificando e identificando o mundo social.#$&Abstract:It is an ethnographic work that has an objective of verifying devices throngh the residents of a low income suburban area, and the way they deal with their social relations through sonsumerism (and the aspiration connected to it), the symbolic character acquired through consumer goods, understood as one of the fundamental components for the comprehension of the web as relations that established, Though consumerism, individuais will reveal ways of communication, of the status, of creating new forms of action and identification. Using the principal that believes in a web of symbolic significance where own individuais develop their impressions, as a resource to look at their own bodies, a social order (yet unstable), and the process of inclusion in a broader society. In conclusion, the act of consuming is more than a perspective that establishes statistics on consumer goods, with their ways of production, circulation and economic functioning: it is also a way of perceiving a collection mapped by consumers individually and socially, and by those means organizing, classifying and identifyring the social world.
format Dissertação
author Oliveira, Anna Paola Pereira de.
Lopes Júnior, Edmilson.
author_facet Oliveira, Anna Paola Pereira de.
Lopes Júnior, Edmilson.
author_sort Oliveira, Anna Paola Pereira de.
title Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
title_short Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
title_full Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
title_fullStr Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
title_full_unstemmed Cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas Campina Grande - Paraíba/
title_sort cultura e consumo : o fluxo dos bens : a construção da identidade social em espaços de populações periféricas campina grande - paraíba/
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13542/1/CulturaConsumoFluxo_Gonzaga_2008.pdf
work_keys_str_mv AT oliveiraannapaolapereirade culturaeconsumoofluxodosbensaconstrucaodaidentidadesocialemespacosdepopulacoesperifericascampinagrandeparaiba
AT lopesjunioredmilson culturaeconsumoofluxodosbensaconstrucaodaidentidadesocialemespacosdepopulacoesperifericascampinagrandeparaiba
_version_ 1766855655230013440