As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /

A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a possibilidade de elaboração/reelaboração de conhecimento acerca das idéias e procedimentos algorítmos de aprendizagem significativa. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Maria da Conceição Alves., Rêgo, Rogéria Gaudencio do., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16051/1/MariaCAB.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-78363
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-783632022-11-30T09:12:19Z As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos / Bezerra, Maria da Conceição Alves. Rêgo, Rogéria Gaudencio do. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As quatro operações - Dissertação. Procedimentos algorítmicos - Compreensão relacional - Dissertação. Four basic operations. Algorithmic procedure. Relational compreehension. A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a possibilidade de elaboração/reelaboração de conhecimento acerca das idéias e procedimentos algorítmos de aprendizagem significativa. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de João-Pessoa-PB. A pesquisa teve como etapas centrais a aplicação de pré-testes (1 e 2); a realilzação de entrevistas semi-estruturadas com os alunos envolvidos nos estudos de aprofundamento do tema; a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino, tendo como referencial a aprendizagem significativa, e a aplicação de um pós-teste. Os dados coletados nos pré-testes (1 e 2) revelam um baixo nível de compreensão dos alunos acerca dos conteúdos relativos às quatro operações. As respostas às questões do pós-teste foram analisadas principalmente do ponto de vista qualitativo, com base na teoria de compreensão de conceitos matemáticos, proposta por Skemp (1980), tendo como subsídio, complementar dados coletados por meio de entrevistas. A análise dos resultados obtidos no pós-teste revelou que a maior parte dos alunos atingiu uma compreensão relacional acerca das idéias e procedimentos algorítmicos relativos à adição, subtração, multiplicação e divisão. Tais resultados indicam que à aplicação de uma metodologia de ensino que privilegie a compreensão dos conteúdos, considerando o conhecimento prévio dos alunos e a reflexão sobre a ação ao longo das atividades propostas, possibilitaram a elaboração ou reelaboração do conhecimento por parte dos alunos , pertinentes aos conteúdos adotados como tema para nossa pesquisa.#$&The current research had as main objective to analyze the possibility of knowledge elaboration/re-elaboration about ideas and algorithmic procedures related to basic operations by pupils of the 6th degree fundamental teaching in a significant learning process. This way the study had as basis a methodological intervention developed in a 6th degree class of a Fundamental Teaching Municipal School in the city of João Pessoa, PB. The research had as central steps the application of pre-tests (1 and 2); the execution of semi-structured interviews with the pupils involved in the theme deep studies; the elaboration and development of teaching activities, having as referential the significant learning and the application of a pre-test. The data collected in the pre-tests (1 and 2) showed a low level of the pupils comprehension about the contents related to the four operations. The answers to the post-test questions were analyzed mainly from the qualitative point of view based on the mathematic concepts comprehension theory proposed by Skemp (1980) having as complementary subsidy data collected through interviews. The analysis of the results obtained in the post-test showed that the major part of pupils reached a relational comprehension about the ideas and algorithmic procedures related to addition, subtraction, multiplication, and division. Such results showed us that the application of a teaching methodology that privileges the content comprehension, considering the pupils previous knowledge and the reflection about the action along the activities proposed, made possible the elaboration or re-elaboration of knowledge by pupils regarding to contents adopted as theme for our research. 1 2022-10-05T18:53:15Z 2022-10-05T18:53:15Z 2008. Dissertação 511.12 B574q DISSERT 110491 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16051/1/MariaCAB.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16051/1/MariaCAB.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic As quatro operações -
Dissertação.
Procedimentos algorítmicos -
Compreensão relacional -
Dissertação.
Four basic operations.
Algorithmic procedure.
Relational compreehension.
spellingShingle As quatro operações -
Dissertação.
Procedimentos algorítmicos -
Compreensão relacional -
Dissertação.
Four basic operations.
Algorithmic procedure.
Relational compreehension.
Bezerra, Maria da Conceição Alves.
Rêgo, Rogéria Gaudencio do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
description A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a possibilidade de elaboração/reelaboração de conhecimento acerca das idéias e procedimentos algorítmos de aprendizagem significativa. Para tanto, o estudo teve como base uma intervenção metodológica desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de João-Pessoa-PB. A pesquisa teve como etapas centrais a aplicação de pré-testes (1 e 2); a realilzação de entrevistas semi-estruturadas com os alunos envolvidos nos estudos de aprofundamento do tema; a elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino, tendo como referencial a aprendizagem significativa, e a aplicação de um pós-teste. Os dados coletados nos pré-testes (1 e 2) revelam um baixo nível de compreensão dos alunos acerca dos conteúdos relativos às quatro operações. As respostas às questões do pós-teste foram analisadas principalmente do ponto de vista qualitativo, com base na teoria de compreensão de conceitos matemáticos, proposta por Skemp (1980), tendo como subsídio, complementar dados coletados por meio de entrevistas. A análise dos resultados obtidos no pós-teste revelou que a maior parte dos alunos atingiu uma compreensão relacional acerca das idéias e procedimentos algorítmicos relativos à adição, subtração, multiplicação e divisão. Tais resultados indicam que à aplicação de uma metodologia de ensino que privilegie a compreensão dos conteúdos, considerando o conhecimento prévio dos alunos e a reflexão sobre a ação ao longo das atividades propostas, possibilitaram a elaboração ou reelaboração do conhecimento por parte dos alunos , pertinentes aos conteúdos adotados como tema para nossa pesquisa.#$&The current research had as main objective to analyze the possibility of knowledge elaboration/re-elaboration about ideas and algorithmic procedures related to basic operations by pupils of the 6th degree fundamental teaching in a significant learning process. This way the study had as basis a methodological intervention developed in a 6th degree class of a Fundamental Teaching Municipal School in the city of João Pessoa, PB. The research had as central steps the application of pre-tests (1 and 2); the execution of semi-structured interviews with the pupils involved in the theme deep studies; the elaboration and development of teaching activities, having as referential the significant learning and the application of a pre-test. The data collected in the pre-tests (1 and 2) showed a low level of the pupils comprehension about the contents related to the four operations. The answers to the post-test questions were analyzed mainly from the qualitative point of view based on the mathematic concepts comprehension theory proposed by Skemp (1980) having as complementary subsidy data collected through interviews. The analysis of the results obtained in the post-test showed that the major part of pupils reached a relational comprehension about the ideas and algorithmic procedures related to addition, subtraction, multiplication, and division. Such results showed us that the application of a teaching methodology that privileges the content comprehension, considering the pupils previous knowledge and the reflection about the action along the activities proposed, made possible the elaboration or re-elaboration of knowledge by pupils regarding to contents adopted as theme for our research.
format Dissertação
author Bezerra, Maria da Conceição Alves.
Rêgo, Rogéria Gaudencio do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Bezerra, Maria da Conceição Alves.
Rêgo, Rogéria Gaudencio do.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Bezerra, Maria da Conceição Alves.
title As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
title_short As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
title_full As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
title_fullStr As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
title_full_unstemmed As quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
title_sort as quatro operações básicas : uma compreensão dos procedimentos algorítmos /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16051/1/MariaCAB.pdf
work_keys_str_mv AT bezerramariadaconceicaoalves asquatrooperacoesbasicasumacompreensaodosprocedimentosalgoritmos
AT regorogeriagaudenciodo asquatrooperacoesbasicasumacompreensaodosprocedimentosalgoritmos
AT universidadefederaldoriograndedonorte asquatrooperacoesbasicasumacompreensaodosprocedimentosalgoritmos
_version_ 1766819290090045440