A Mediação da Professora no Brincar de Faz-de-Conta na Escola Infantil/

Resumo: O presente estudo monográfico tem como objetivo investigar as contribuições do professor acerca das diferentes possibilidades de intervençõesno brincar de faz-de-conta na Educação Infantil. Identificando as contribuições das intervenções do professor nos jogos/brincadeiras como atividades in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Caetano, Nadja Karina Nascimento., Capistrano, Naire Jane., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/109585
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O presente estudo monográfico tem como objetivo investigar as contribuições do professor acerca das diferentes possibilidades de intervençõesno brincar de faz-de-conta na Educação Infantil. Identificando as contribuições das intervenções do professor nos jogos/brincadeiras como atividades indispensáveis na educação infantil. Nesta investigação, priorizamos realizar análises sobre o faz-de-conta e suas colaborações nas construções das crianças no processo de desenvolvimento infantil, na medida em que procuramos organizar o espaço físico da sala de aula, disponibilizando materiais para realizarem a brincadeira de faz-de-conta das crianças. Buscou-se, desenvonver este trabalho realizando, com base nos princípios de uma abordagem quelitativa, além do estudo bibliográfico, uma investigação na qual a professora pesquisadora realizou em uma instituição de educação infantil da rede privada, uma observação participativa em bricadeiras de faz-de-conta. Utilizou-se como fonte bibliográfica, para a presente pesquisa, estudiosos como: Vygostsky, Luria, Leontiev, Wajskop, dentre outros. As análises apontaram que, de diferentes formas, o brincar está presente na educação infantil. Neste sentido, abordar-se-á como surgiu o interesse pelo tema, a metodologia, as participações e intervenções, o campo e os objetivos que almejamos ao concluirmos este trabalho. No primeiro capítulo, tratar-se-á das questões da educação infantil e suas perspectivas, sistematizando as informações quanto às suas perspectivas atuais, contextualizando-as. No segundo capítulo, serão destacadas as falas, ações e atuações das crianças no brincar de faz-de-conta, tecendo comentários acerca do tema proposto. Desse modo, cabe ao educador intervir e atuar de diferentes maneiras, assumindo papel fundamental na organização da rotina e do ambiente, na seleção e disposição de objetos diversificados, como também, na definição dos#$&objetivos a serem alcançados nos momentos da brincadeira do faz-de-conta na Educação Infantil.