A heterogeneidade discursiva em revistas de divulgação científica/

Resumo:Essa pesquisa visa a apresentar uma descrição interpretativa(vista) da forma e do funcionamento do gênero discursivo Divulgação Científica (DC), em duas Revistas de circulação nacional, veiculadas de 2004 a 2006, quais sejam: a Revista do Professor e a Revista Nova Escola. Analisamos, nas mat...

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Principais autores: Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Formato: Tese
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topic Lingüística aplicada -
Tese.
Divulgação discursiva -
Tese.
Heterogeneidade discursiva -
Tese.
Discurso citada -
Tese.
Apllied linguistic.
Disclosure discursive.
Discursive heterogeneity.
Cited discourse.
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Disclosure discursive.
Discursive heterogeneity.
Cited discourse.
Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes.
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
A heterogeneidade discursiva em revistas de divulgação científica/
description Resumo:Essa pesquisa visa a apresentar uma descrição interpretativa(vista) da forma e do funcionamento do gênero discursivo Divulgação Científica (DC), em duas Revistas de circulação nacional, veiculadas de 2004 a 2006, quais sejam: a Revista do Professor e a Revista Nova Escola. Analisamos, nas matérias de DC, os discursos reportados, nas suas duas principais formas de apresentação das vozes alheias: o discurso direto e o discurso indireto. Como objetivos estabelecemos, em primeiro lugar, analisar as diferentes formas de marcar a heterogeneidade discursiva, em função da imagem que o produtor faz do interlocutor; em segundo lugar, buscamos observar as diferenças entre as formas de heterogeneidade marcada, em função do produtor do texto, jornalistas e pesquisadores; e, por último, investigamos a maior ou menor incidência de discurso citado, com relação às diferentes perspectivas das comunidades produtoras desses textos. Para fundamentar teoricamente as nossas discussões, optamos pela corrente sócio-histórica, tomando, portanto, como fundamento a sua conceituação de linguagem e de sujeito do discurso, sobretudo nos trabalhos de Bakhtin (1929; 1995; 2003) e nas discussões teóricas sobre a heterogeneidade discursiva, na visão de Authier-Revuz (1990; 1998; 2004) e Maingueneau (1993; 2001). Ao analisarmos a dimensão social dos nossos dados, dessa pesquisa, identificamos, como elementos relevantes para a construção das matérias, a imagem que o produtor faz do seu interlocutor e o uso de estratégias diferenciadas. Por exemplo, o texto produzido por jornalistas faz uso freqüente das formas do discurso direto, enquanto que o texto produzido por pesquisadores é, praticamente, atravessado pelo discurso indireto. Além disso, diferenciam-se esses textos, também, nas vozes sociais que trazem para o seu discurso. Em se tratando de texto produzido por jornalista, predomina a chamada à cena discursiva dos agentes da escola: professores,#$&alunos, pais, entre outros; e, nos textos produzidos por pesquisadores, os enunciados já-ditos são provenientes, em sua maioria, do discurso científico.#$&Abstract:This research aiming at show an interpretative description about the form and function of Scientific Publication (SP) discursive genre, in two magazines of national circulation. We analyzed subjects published from 2004 to 2006, in the magazines Revista do Professor and Revista Nova Escola. We see at SP subjects reported discourses, into its two main presentation forms of other voices: direct discourse and indirect discourse. We have established some aims, first, we analyzing different forms to mark the discursive heterogeneity, by the reason the writer conceptualize an image of his/her interlocutor. The second one, we intend to look at the differences between marked heterogeneity according to the writer production, journalists and researchers, and finally, we investigate more or less occurrence of cited discourse, in what is concerned with different perspectives at communities that produce this kind of text. As theoretical background to our discussions we followed socio-historical perspective, its language and subject discourse conceptualizations. We did it mainly based on Bakhtin’s works (1929; 1995; 2003). We were also based on theoretical discussions about discursive heterogeneity by Authier-Revuz (1990; 1998; 2004) and Maingueneau (1993; 2001). At analyzing the social dimensions of our data, we identified as relevant elements in the construction of the subjects (stories) the image that the writer (reporter) did/construct about his/her interlocutor as well as the use of different strategies, for example: the text produced by the journalists frequently use of direct discourse forms, while texts produced by researchers are almost fulfilled by indirect discourse. Beside this, texts are different in their social voices that are in their discourse. In the case of text produced by journalist are predominant the discursive scene of the school agents: teachers, students, parents, among others. Otherwise,#$&in the texts produced by researchers “already-said” utterances, that in their majority of times, come from scientific discourse.
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