Em busca de um novo fazer da leitura na escola /

Este estudo teve como objetivo realizar em uma escola pública trabalho de leitura com o intuito de buscar formas alternativas para o conjunto de modelos mecânicos que são utilizadas para o desenvolvimento desta atividade. Foi feita uma entrevista com o auxílio de questionário para coleta de dados. A...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Figueiredo, Eunice Reis., Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de.
Formato: Dissertação
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Resumo:Este estudo teve como objetivo realizar em uma escola pública trabalho de leitura com o intuito de buscar formas alternativas para o conjunto de modelos mecânicos que são utilizadas para o desenvolvimento desta atividade. Foi feita uma entrevista com o auxílio de questionário para coleta de dados. A amostra foi constituída de 22 alunos de duas sétimas séries do primeiro grau. Os resultados evidenciam que os alunos e professores têm tido pouco contato com a cultura. Os professores, apesar de reconhecerem que estão passando para seus alunos um ensino de pouca importância, frente à necessidade que eles apresentam, sentem que têm pouca oportunidade de mudar esse quadro na escola. Os fatores apontados pelos professores para não lerem e transmitirem um ensino de baixa qualidade, são os baixos sálarios, a fadiga causada pelo excesso de trabalho e a repressão dentro da escola, que não permite um movimento de professores e alunos em direção a mudanças daquilo que já fora estabelecido pela escola. Os alunos são, em sua maioria, provenientes de famílias de baixa renda que mal sobrevivem com o que os pais ganham. Não sobra dinheiro para comprar livros. Na escola tiveram pouca oportunidade de ler, não há na escola uma biblioteca que atenda aos interesses de leitura dos alunos; falta tempo para ler, onde são perdidas muitas horas realizando tarefas sem muita utilidade para a formação global do aluno.