Vídeo popular : a concepção e a prática comunicacional de grupos vinculados aos movimentos sociais e populares em Natal /

Resumo:Desde que surgiu no mercado, o vídeo tem provocado grande interesse em função das possibilidades de uso, fácil operacionalidade e relativo baixo custo. Para além do uso doméstico, sua utilização sistemática alcançou rápida evolução. De mero suporte para outros meios como o cinema e a TV, ele...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Carvalho, Josilda Maria Silva de, Sartoro, Luiz Fernando., Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14615
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Descrição
Resumo:Resumo:Desde que surgiu no mercado, o vídeo tem provocado grande interesse em função das possibilidades de uso, fácil operacionalidade e relativo baixo custo. Para além do uso doméstico, sua utilização sistemática alcançou rápida evolução. De mero suporte para outros meios como o cinema e a TV, ele passa a explorar possibilidades de conteúdos e públicos específicos, criando modos de produção e exibição próprios em tomo de projetos educacionais, culturais e políticos. Dentre a diversidade de experiências que viabilizou, esta pesquisa tratará daquela que objetivou, nos anos 80, vincular o instrumento videográfico aos movimentos populares e sociais - e que se convencionou chamar "vídeo popular" - por ter sido concebida como a possibilidade de expressão das camadas populares, face o contexto crescente de monopolização dos meios de comunicação, no Brasil. Apesar da força com que se disseminou - em 92 eram mais de 200 grupos de norte a sul do País - poucos estudos têm sido realizados sobre o vídeo popular. Ao mesmo tempo, a identificação de contradições face os objetivos da proposta, leva à necessidade de investigações na direção de alguns aspectos de sua base conceitual. Neste sentido, a questão da participação será destacada, por ter sido colocada com a responsável maior pelo que há de mais inovador, na proposta, assegurando o equilíbrio nas relações entre emissor e receptor e, consequentemente, a coerência aos objetivos traçados. Com intenção de aprofundar a reflexão neste sentido, esta pesquisa objetiva analisar a relação entre concepção e prática de grupos de vídeo popular, em Natal, onde se verifica um quadro típico do monopólio dos meios de comunicação de massa pelos grupos economicamente dominantes, a nível local. Visando alcançar este objetivo, partiu-se para a análise de três grupos de vídeo que constituem um primeiro exercício de alternativa sistematizada a este monopólio, no plano eletrônico. A partir de entrevistas, documentos escritos e análise do material produzido, pôde-se compor um quadro global do uso do vídeo vinculado aos movimentos sociais e populares, em Natal.#$&Resumé:Des qu'il est apparu au marché, la vidéo a provoqué grand intérêt à cause de ses possibilités d'emploi et manipulation facile à un côut relativement bas. Au deI à de l'usage domestique, son utilisation systématisé a vite évolué. Utiliseé au debut comme véhicule pour des moyens de communications comme le cinéma et la télé, elle passe à explorer des possibilités de contenus et publiques spécifiques, en créant ses propres façons de production et exhibition autour des projets éducationnels, culturales et politiques. Parmi la diversité d'expériences que la vidéo a viabilisé, cette recherche travaillera sur celle qui a objectivé, dans les années 80, associer l'outil videographique aux mouvements sociaux et populaires - et qu'on a appelé "vidéo populaire" - car elle a été conçue comme la possibilité d'expression des couches populaires, devant le contexte de monopolisation des moyens de communications, au Brésil. Malgré la force avec laquelle la vidéo populaire a été diffusée - en 1992 il y avait plus de 200 groupes du nord au sud du Pays - on en a tres peu étudié. Au même temps, on identifie des contradictions face aux objectives de sa proposition, ce qui montre la nécessité d'investigation vers quelques aspects de sa structure conceptuelle. Comme ça, on va mettre en valeur la question de la participation, qui est considéré la responsable pour ce qu'il y a de plus innovateur dans ce projet, en assurant l'équilibre des relations entre ces qui émittent et ces qui reçoivent le message et, en consequence, la coherence face aux objectives tracés. Dans la perspective d'approfundir cette question, on va analiser la relation entre conception et pratique de groupes de vidéo populaire, à Natal, ou la monopolisation des moyens de communication massives s'impose par les groupes dominants économiquement. Pour atteindre cet objectif, on a analisé 3 groupes de vidéo qui ont constitué le premier exercice d'alternative sistematizé a ce monopole, dans le domaine electronique. A partir de interviewes, documents écrits et l'analyse des vidéos edités, on a pu faire une composition générale sur l'emploi de la vidéo dans les mouvements sociaux et populaires, à Natal.