Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down /
O objetivo do trabalho é a verificação do nível evolutivo de alfabetização em crianças portadoras da síndrome de Down, matriculadas em duas diferentes escolas: uma pública e especializada em atendimento de deficientes mentais, outra da rede particular de ensino cujos alunos em sua maioria eram crian...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14609 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-7674 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-76742022-11-29T12:59:45Z Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / Jatoba, Carla Merces da Rocha. Santiago, Neide Varela. Educação especial. Crianças deficientes. Alfabetização. O objetivo do trabalho é a verificação do nível evolutivo de alfabetização em crianças portadoras da síndrome de Down, matriculadas em duas diferentes escolas: uma pública e especializada em atendimento de deficientes mentais, outra da rede particular de ensino cujos alunos em sua maioria eram crianças normais. Foram feitas algumas considerações sobre a síndrome de Down, características físicas e também cognitivas, levando em consideração o processo de conhecimento. Através de atividades elaboradas levantaram-se os dados sobre o nível de evolução em alfabetização das crianças portadoras da síndrome de Down. Analisados os resultados, verificou-se que as crianças com síndrome de Down se mostraram capazes de pensar sobre um objeto conceitual, no presente trabalho, a alfabetização, quando demonstraram capacidade de diferenciar modos de representação icônico e não-icônico, capacidade de utilizar hipóteses sobre a escrita de nomes, indícios de consideração a propriedades diferenciais de texto e concepção de que a escrita serve para registrar nomes. Verificou-se também que seus desempenhos no processo de aprendizagem são influenciados pela forma como o professor concebe seu objeto de ensino e as expectativas que nutre com relação à aprendizagem dos seus alunos. 2 2022-10-04T17:20:04Z 2022-10-04T17:20:04Z 1993. Dissertação 376 J39e DISSERT 14609 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14609 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14609 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação especial. Crianças deficientes. Alfabetização. |
spellingShingle |
Educação especial. Crianças deficientes. Alfabetização. Jatoba, Carla Merces da Rocha. Santiago, Neide Varela. Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
description |
O objetivo do trabalho é a verificação do nível evolutivo de alfabetização em crianças portadoras da síndrome de Down, matriculadas em duas diferentes escolas: uma pública e especializada em atendimento de deficientes mentais, outra da rede particular de ensino cujos alunos em sua maioria eram crianças normais. Foram feitas algumas considerações sobre a síndrome de Down, características físicas e também cognitivas, levando em consideração o processo de conhecimento. Através de atividades elaboradas levantaram-se os dados sobre o nível de evolução em alfabetização das crianças portadoras da síndrome de Down. Analisados os resultados, verificou-se que as crianças com síndrome de Down se mostraram capazes de pensar sobre um objeto conceitual, no presente trabalho, a alfabetização, quando demonstraram capacidade de diferenciar modos de representação icônico e não-icônico, capacidade de utilizar hipóteses sobre a escrita de nomes, indícios de consideração a propriedades diferenciais de texto e concepção de que a escrita serve para registrar nomes. Verificou-se também que seus desempenhos no processo de aprendizagem são influenciados pela forma como o professor concebe seu objeto de ensino e as expectativas que nutre com relação à aprendizagem dos seus alunos. |
format |
Dissertação |
author |
Jatoba, Carla Merces da Rocha. Santiago, Neide Varela. |
author_facet |
Jatoba, Carla Merces da Rocha. Santiago, Neide Varela. |
author_sort |
Jatoba, Carla Merces da Rocha. |
title |
Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
title_short |
Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
title_full |
Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
title_fullStr |
Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
title_full_unstemmed |
Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down / |
title_sort |
eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de down / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14609 |
work_keys_str_mv |
AT jatobacarlamercesdarocha elesconseguemumestudosobrealfabetizacaoemcriancascomsindromededown AT santiagoneidevarela elesconseguemumestudosobrealfabetizacaoemcriancascomsindromededown |
_version_ |
1766836691323060224 |