Eles conseguem : um estudo sobre alfabetização em crianças com sindrome de Down /

O objetivo do trabalho é a verificação do nível evolutivo de alfabetização em crianças portadoras da síndrome de Down, matriculadas em duas diferentes escolas: uma pública e especializada em atendimento de deficientes mentais, outra da rede particular de ensino cujos alunos em sua maioria eram crian...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Jatoba, Carla Merces da Rocha., Santiago, Neide Varela.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14609
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O objetivo do trabalho é a verificação do nível evolutivo de alfabetização em crianças portadoras da síndrome de Down, matriculadas em duas diferentes escolas: uma pública e especializada em atendimento de deficientes mentais, outra da rede particular de ensino cujos alunos em sua maioria eram crianças normais. Foram feitas algumas considerações sobre a síndrome de Down, características físicas e também cognitivas, levando em consideração o processo de conhecimento. Através de atividades elaboradas levantaram-se os dados sobre o nível de evolução em alfabetização das crianças portadoras da síndrome de Down. Analisados os resultados, verificou-se que as crianças com síndrome de Down se mostraram capazes de pensar sobre um objeto conceitual, no presente trabalho, a alfabetização, quando demonstraram capacidade de diferenciar modos de representação icônico e não-icônico, capacidade de utilizar hipóteses sobre a escrita de nomes, indícios de consideração a propriedades diferenciais de texto e concepção de que a escrita serve para registrar nomes. Verificou-se também que seus desempenhos no processo de aprendizagem são influenciados pela forma como o professor concebe seu objeto de ensino e as expectativas que nutre com relação à aprendizagem dos seus alunos.