Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos....
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-7672 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-76722022-11-29T12:59:43Z Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. Ensino de primeiro grau. Redação acadêmica. Educação. O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos. A análise situa-se na perspectiva das concepções de linguagem como: a) interação; b) expressão do pensamento o que permite buscar caminhos para redimensionar o uso artificial da língua no ensino da escrita na escola. Na primeira perspectiva considera-se a linguagem sendo o lugar onde os sujeitos se constituem. Na Segunda, relaciona-se pensamento/linguagem. Esse estudo é apresentado em três capítulos. No primeiro, enfatiza-se a problemática da redação abordando-se três aspectos; a) as deficiências de expressão escrita dos alunos; b) a complexidade do ato de escrever, não observada pela escola; c) as teorias do ensino escolar de redação adotadas pelos livros didáticos. No segundo, focaliza-se o ensino/aprendizagem de redação no manual selecionado para estudo, inicialmente descrevendo a organização do livro e em seguida, investigando sua proposta metodológica que tem como ponto central a falta de idéias dos alunos. No terceiro, a partir da observação desse ensino em sala de aula, faz-se um exame dos textos escolares baseados em duas atividades redacionais do manual. Posteriormente, reflete-se sobre a produção de textos como processo discursivo. Conclui-se salientando que esse ensino pouco contribui para o desenvolvimento da capacidade do aluno no uso da língua escrita. 1 2022-10-04T17:20:04Z 2022-10-04T17:20:04Z 1995. Dissertação 373.3 B574e DISSERT 14606 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Ensino de primeiro grau. Redação acadêmica. Educação. |
spellingShingle |
Ensino de primeiro grau. Redação acadêmica. Educação. Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
description |
O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos. A análise situa-se na perspectiva das concepções de linguagem como: a) interação; b) expressão do pensamento o que permite buscar caminhos para redimensionar o uso artificial da língua no ensino da escrita na escola. Na primeira perspectiva considera-se a linguagem sendo o lugar onde os sujeitos se constituem. Na Segunda, relaciona-se pensamento/linguagem. Esse estudo é apresentado em três capítulos. No primeiro, enfatiza-se a problemática da redação abordando-se três aspectos; a) as deficiências de expressão escrita dos alunos; b) a complexidade do ato de escrever, não observada pela escola; c) as teorias do ensino escolar de redação adotadas pelos livros didáticos. No segundo, focaliza-se o ensino/aprendizagem de redação no manual selecionado para estudo, inicialmente descrevendo a organização do livro e em seguida, investigando sua proposta metodológica que tem como ponto central a falta de idéias dos alunos. No terceiro, a partir da observação desse ensino em sala de aula, faz-se um exame dos textos escolares baseados em duas atividades redacionais do manual. Posteriormente, reflete-se sobre a produção de textos como processo discursivo. Conclui-se salientando que esse ensino pouco contribui para o desenvolvimento da capacidade do aluno no uso da língua escrita. |
format |
Dissertação |
author |
Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. |
author_facet |
Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. |
author_sort |
Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. |
title |
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
title_short |
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
title_full |
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
title_fullStr |
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
title_full_unstemmed |
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
title_sort |
ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606 |
work_keys_str_mv |
AT bezerramariareginacoeledenegreiros ensinoapredizagemderedacaoumestudoexploratorio AT lopesmarcosantoniodecarvalho ensinoapredizagemderedacaoumestudoexploratorio |
_version_ |
1766821237015707648 |