Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /

O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros., Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-7672
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-76722022-11-29T12:59:43Z Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório / Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros. Lopes, Marcos Antônio de Carvalho. Ensino de primeiro grau. Redação acadêmica. Educação. O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos. A análise situa-se na perspectiva das concepções de linguagem como: a) interação; b) expressão do pensamento o que permite buscar caminhos para redimensionar o uso artificial da língua no ensino da escrita na escola. Na primeira perspectiva considera-se a linguagem sendo o lugar onde os sujeitos se constituem. Na Segunda, relaciona-se pensamento/linguagem. Esse estudo é apresentado em três capítulos. No primeiro, enfatiza-se a problemática da redação abordando-se três aspectos; a) as deficiências de expressão escrita dos alunos; b) a complexidade do ato de escrever, não observada pela escola; c) as teorias do ensino escolar de redação adotadas pelos livros didáticos. No segundo, focaliza-se o ensino/aprendizagem de redação no manual selecionado para estudo, inicialmente descrevendo a organização do livro e em seguida, investigando sua proposta metodológica que tem como ponto central a falta de idéias dos alunos. No terceiro, a partir da observação desse ensino em sala de aula, faz-se um exame dos textos escolares baseados em duas atividades redacionais do manual. Posteriormente, reflete-se sobre a produção de textos como processo discursivo. Conclui-se salientando que esse ensino pouco contribui para o desenvolvimento da capacidade do aluno no uso da língua escrita. 1 2022-10-04T17:20:04Z 2022-10-04T17:20:04Z 1995. Dissertação 373.3 B574e DISSERT 14606 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino de primeiro grau.
Redação acadêmica.
Educação.
spellingShingle Ensino de primeiro grau.
Redação acadêmica.
Educação.
Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
description O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos. A análise situa-se na perspectiva das concepções de linguagem como: a) interação; b) expressão do pensamento o que permite buscar caminhos para redimensionar o uso artificial da língua no ensino da escrita na escola. Na primeira perspectiva considera-se a linguagem sendo o lugar onde os sujeitos se constituem. Na Segunda, relaciona-se pensamento/linguagem. Esse estudo é apresentado em três capítulos. No primeiro, enfatiza-se a problemática da redação abordando-se três aspectos; a) as deficiências de expressão escrita dos alunos; b) a complexidade do ato de escrever, não observada pela escola; c) as teorias do ensino escolar de redação adotadas pelos livros didáticos. No segundo, focaliza-se o ensino/aprendizagem de redação no manual selecionado para estudo, inicialmente descrevendo a organização do livro e em seguida, investigando sua proposta metodológica que tem como ponto central a falta de idéias dos alunos. No terceiro, a partir da observação desse ensino em sala de aula, faz-se um exame dos textos escolares baseados em duas atividades redacionais do manual. Posteriormente, reflete-se sobre a produção de textos como processo discursivo. Conclui-se salientando que esse ensino pouco contribui para o desenvolvimento da capacidade do aluno no uso da língua escrita.
format Dissertação
author Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
author_facet Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros.
Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
author_sort Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros.
title Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
title_short Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
title_full Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
title_fullStr Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
title_full_unstemmed Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
title_sort ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14606
work_keys_str_mv AT bezerramariareginacoeledenegreiros ensinoapredizagemderedacaoumestudoexploratorio
AT lopesmarcosantoniodecarvalho ensinoapredizagemderedacaoumestudoexploratorio
_version_ 1766821237015707648