Ensino / apredizagem de redação : um estudo exploratório /

O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos....

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Maria Regina Coele de Negreiros., Lopes, Marcos Antônio de Carvalho.
Formato: Dissertação
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Resumo:O presente trabalho trata de um estudo sobre o ensino de redação, proposto pelo manual didático Redação - Curso Básico, vol. 1, organizado por Hermínio Sargentim, sendo destinado aos alunos de Quinta série do primeiro grau. Tem por objetivo examinar o rendimento desse ensino nos textos dos alunos. A análise situa-se na perspectiva das concepções de linguagem como: a) interação; b) expressão do pensamento o que permite buscar caminhos para redimensionar o uso artificial da língua no ensino da escrita na escola. Na primeira perspectiva considera-se a linguagem sendo o lugar onde os sujeitos se constituem. Na Segunda, relaciona-se pensamento/linguagem. Esse estudo é apresentado em três capítulos. No primeiro, enfatiza-se a problemática da redação abordando-se três aspectos; a) as deficiências de expressão escrita dos alunos; b) a complexidade do ato de escrever, não observada pela escola; c) as teorias do ensino escolar de redação adotadas pelos livros didáticos. No segundo, focaliza-se o ensino/aprendizagem de redação no manual selecionado para estudo, inicialmente descrevendo a organização do livro e em seguida, investigando sua proposta metodológica que tem como ponto central a falta de idéias dos alunos. No terceiro, a partir da observação desse ensino em sala de aula, faz-se um exame dos textos escolares baseados em duas atividades redacionais do manual. Posteriormente, reflete-se sobre a produção de textos como processo discursivo. Conclui-se salientando que esse ensino pouco contribui para o desenvolvimento da capacidade do aluno no uso da língua escrita.