Controle-liberdade : apontamentos para um estudo /

Este trabalho constitui-se em um conjunto de estudos sobre o controle-liberdade com o objeto amplo de apreender alguns aspectos e funções destas categorias no movimento histórico da sociedade. Procuramos estudar e identificar como o controle-liberdade se faz presente nas representações dos homens. D...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão., Nobre, Maria Cristina Dal Pian., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14571
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho constitui-se em um conjunto de estudos sobre o controle-liberdade com o objeto amplo de apreender alguns aspectos e funções destas categorias no movimento histórico da sociedade. Procuramos estudar e identificar como o controle-liberdade se faz presente nas representações dos homens. Descartes, Aristóteles e Locke, foram escolhidos para ilustrarem momentos históricos distintos (revolução, constituição e dissolução), identificados a partir das contradições entre as forças produtivas e a forma de intercâmbio entre os homens. Na perspectiva de que a representação destes homens implica consciência, sugerimos que o par controle-liberdade não deve ser visto como uma simples relação, mas como categoria mental que organiza a compreensão dos homens sobre o mundo, a natureza e a sociedade. Fundamentamos nossa posição através da discurssão de questões referentes ao desenvolvimento social, consciência, movimento histórico da sociedade e controle-liberdade. Tratamos a representação de Descartes, Aristóteles e Locke, como forma de expressão e compreensão das necessidades reais das suas épocas. Como resultado, destacamos alguns pontos importantes para um estudo sobre controle-liberdade de forma a apreender a realidade complexa na qual as representações de homens históricos são produzidas.