A orientação profissional em face do desenvolvimento científico-tecnológico : representações dos orientadores educacionais /

O presente estudo objetivou analisar as representações dos OEs sobre OP, em face do DCT. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo do referencial teórico que permeia a OP no âmbito da educação brasileira inserida no contexto social, bem como uma investigação da prática dos OEs, através do seu próprio...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Machado, Marilene Salgueiro Berto., Tavares, Otávio Augusto de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14558
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Descrição
Resumo:O presente estudo objetivou analisar as representações dos OEs sobre OP, em face do DCT. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo do referencial teórico que permeia a OP no âmbito da educação brasileira inserida no contexto social, bem como uma investigação da prática dos OEs, através do seu próprio discurso. A abordagem empírica privilegiou os OEs que atuam no ensino profissionalizante (2o grau), da rede estadual de ensino da cidade de Natal (RN), totalizando vinte e cinco OEs. A pesquisa efetivou-se através das técnicas de entrevistas e questionários. A análise dos dados, demonstra uma concepção conservadora da prática da OP, bem como uma visão da categoria trabalho, fundamentadas pela ideologia liberal que permeia a sociedade capitalista. Por fim, os OEs demonstram que o DCT não faz parte da sua prática diária, sendo algo distante e de difícil entendimento.