A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /

Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para exp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Giane Bezerra, Cabral, Maria do Rosário da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-7624
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-76242022-11-29T12:58:51Z A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / Vieira, Giane Bezerra Cabral, Maria do Rosário da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação pré-escolar. Dissertação. Socialização. Dissertação. Aprendizagem. Dissertação. Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para explicar a socialização como a dinâmica de transformação das funções elementares, biológica em funções mentais superiores, culturalmente organizadas. Nesse sentido, a evolução do comportamento social do indivíduo é medida pela família, escola, trabalho, entre outras instâncias sociais, tendo como sustentáculo dessas relações a evolução da linguagem e a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concomitante a essa dinâmica de internalização da cultura, a escola, concebida como parte e produto da totalidade histórica, é uma instituição social que tem por função formar um comportamento novo na criança, mediante condições concretas que lhe possibilitem reelaborar e reinterpretar valores, normas e regras de comportamento dominantes impostos pela sociedade, para que ela possa construir seus próprios valores, sua autonomia e individualidade, enfim, sua socialização.#$&Em que aos limites e às possibilidades históricas da escola na atualidade, propõem-se um redimensionamento nas relações criança, escola e sociedade a partir de uma análise de suas configurações reais. Compreende-se que a escola não tem por função transformar a sociedade, pois o locus dessa transformação dar-se-á na dinâmica das relações humanas e sociais de produção. No entanto, como instância social, constituiu-se numa das mediações possíveis na relação dialética entre indivíduo e sociedade, à medida que através da transmissão e produção do conhecimento científico, promove modificações substantivas no indivíduo e, de forma indireta, num projeto político de mudança social. 1 2022-10-04T17:19:45Z 2022-10-04T17:19:45Z 1992. Dissertação 372(043.2) V658m DISSERT 14445 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação pré-escolar.
Dissertação.
Socialização.
Dissertação.
Aprendizagem.
Dissertação.
spellingShingle Educação pré-escolar.
Dissertação.
Socialização.
Dissertação.
Aprendizagem.
Dissertação.
Vieira, Giane Bezerra
Cabral, Maria do Rosário da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
description Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para explicar a socialização como a dinâmica de transformação das funções elementares, biológica em funções mentais superiores, culturalmente organizadas. Nesse sentido, a evolução do comportamento social do indivíduo é medida pela família, escola, trabalho, entre outras instâncias sociais, tendo como sustentáculo dessas relações a evolução da linguagem e a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concomitante a essa dinâmica de internalização da cultura, a escola, concebida como parte e produto da totalidade histórica, é uma instituição social que tem por função formar um comportamento novo na criança, mediante condições concretas que lhe possibilitem reelaborar e reinterpretar valores, normas e regras de comportamento dominantes impostos pela sociedade, para que ela possa construir seus próprios valores, sua autonomia e individualidade, enfim, sua socialização.#$&Em que aos limites e às possibilidades históricas da escola na atualidade, propõem-se um redimensionamento nas relações criança, escola e sociedade a partir de uma análise de suas configurações reais. Compreende-se que a escola não tem por função transformar a sociedade, pois o locus dessa transformação dar-se-á na dinâmica das relações humanas e sociais de produção. No entanto, como instância social, constituiu-se numa das mediações possíveis na relação dialética entre indivíduo e sociedade, à medida que através da transmissão e produção do conhecimento científico, promove modificações substantivas no indivíduo e, de forma indireta, num projeto político de mudança social.
format Dissertação
author Vieira, Giane Bezerra
Cabral, Maria do Rosário da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Vieira, Giane Bezerra
Cabral, Maria do Rosário da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Vieira, Giane Bezerra
title A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
title_short A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
title_full A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
title_fullStr A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
title_full_unstemmed A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
title_sort mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem vygotskiana /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445
work_keys_str_mv AT vieiragianebezerra amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
AT cabralmariadorosariodasilva amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
AT universidadefederaldoriograndedonorte amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
AT vieiragianebezerra mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
AT cabralmariadorosariodasilva mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
AT universidadefederaldoriograndedonorte mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana
_version_ 1766808380498771968