A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /
Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para exp...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-7624 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-76242022-11-29T12:58:51Z A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / Vieira, Giane Bezerra Cabral, Maria do Rosário da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação pré-escolar. Dissertação. Socialização. Dissertação. Aprendizagem. Dissertação. Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para explicar a socialização como a dinâmica de transformação das funções elementares, biológica em funções mentais superiores, culturalmente organizadas. Nesse sentido, a evolução do comportamento social do indivíduo é medida pela família, escola, trabalho, entre outras instâncias sociais, tendo como sustentáculo dessas relações a evolução da linguagem e a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concomitante a essa dinâmica de internalização da cultura, a escola, concebida como parte e produto da totalidade histórica, é uma instituição social que tem por função formar um comportamento novo na criança, mediante condições concretas que lhe possibilitem reelaborar e reinterpretar valores, normas e regras de comportamento dominantes impostos pela sociedade, para que ela possa construir seus próprios valores, sua autonomia e individualidade, enfim, sua socialização.#$&Em que aos limites e às possibilidades históricas da escola na atualidade, propõem-se um redimensionamento nas relações criança, escola e sociedade a partir de uma análise de suas configurações reais. Compreende-se que a escola não tem por função transformar a sociedade, pois o locus dessa transformação dar-se-á na dinâmica das relações humanas e sociais de produção. No entanto, como instância social, constituiu-se numa das mediações possíveis na relação dialética entre indivíduo e sociedade, à medida que através da transmissão e produção do conhecimento científico, promove modificações substantivas no indivíduo e, de forma indireta, num projeto político de mudança social. 1 2022-10-04T17:19:45Z 2022-10-04T17:19:45Z 1992. Dissertação 372(043.2) V658m DISSERT 14445 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Educação pré-escolar. Dissertação. Socialização. Dissertação. Aprendizagem. Dissertação. |
spellingShingle |
Educação pré-escolar. Dissertação. Socialização. Dissertação. Aprendizagem. Dissertação. Vieira, Giane Bezerra Cabral, Maria do Rosário da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
description |
Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para explicar a socialização como a dinâmica de transformação das funções elementares, biológica em funções mentais superiores, culturalmente organizadas. Nesse sentido, a evolução do comportamento social do indivíduo é medida pela família, escola, trabalho, entre outras instâncias sociais, tendo como sustentáculo dessas relações a evolução da linguagem e a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concomitante a essa dinâmica de internalização da cultura, a escola, concebida como parte e produto da totalidade histórica, é uma instituição social que tem por função formar um comportamento novo na criança, mediante condições concretas que lhe possibilitem reelaborar e reinterpretar valores, normas e regras de comportamento dominantes impostos pela sociedade, para que ela possa construir seus próprios valores, sua autonomia e individualidade, enfim, sua socialização.#$&Em que aos limites e às possibilidades históricas da escola na atualidade, propõem-se um redimensionamento nas relações criança, escola e sociedade a partir de uma análise de suas configurações reais. Compreende-se que a escola não tem por função transformar a sociedade, pois o locus dessa transformação dar-se-á na dinâmica das relações humanas e sociais de produção. No entanto, como instância social, constituiu-se numa das mediações possíveis na relação dialética entre indivíduo e sociedade, à medida que através da transmissão e produção do conhecimento científico, promove modificações substantivas no indivíduo e, de forma indireta, num projeto político de mudança social. |
format |
Dissertação |
author |
Vieira, Giane Bezerra Cabral, Maria do Rosário da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Vieira, Giane Bezerra Cabral, Maria do Rosário da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Vieira, Giane Bezerra |
title |
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
title_short |
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
title_full |
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
title_fullStr |
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
title_full_unstemmed |
A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana / |
title_sort |
mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem vygotskiana / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445 |
work_keys_str_mv |
AT vieiragianebezerra amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana AT cabralmariadorosariodasilva amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana AT universidadefederaldoriograndedonorte amediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana AT vieiragianebezerra mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana AT cabralmariadorosariodasilva mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana AT universidadefederaldoriograndedonorte mediacaodaescolanasocializacaodacriancaumestudodaabordagemvygotskiana |
_version_ |
1766808380498771968 |