A mediação da escola na socialização da criança : um estudo da abordagem Vygotskiana /

Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para exp...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Giane Bezerra, Cabral, Maria do Rosário da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14445
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Resumo:Analisa o processo de socialização da criança no âmbito da escola formal. A formação do comportamento social do indivíduo é construída na sua confrontação com as relações humanas e sociais vigentes numa determinada sociedade, numa dada época. Tomou-se como referência a abordagem Vygotskiana para explicar a socialização como a dinâmica de transformação das funções elementares, biológica em funções mentais superiores, culturalmente organizadas. Nesse sentido, a evolução do comportamento social do indivíduo é medida pela família, escola, trabalho, entre outras instâncias sociais, tendo como sustentáculo dessas relações a evolução da linguagem e a capacidade de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Concomitante a essa dinâmica de internalização da cultura, a escola, concebida como parte e produto da totalidade histórica, é uma instituição social que tem por função formar um comportamento novo na criança, mediante condições concretas que lhe possibilitem reelaborar e reinterpretar valores, normas e regras de comportamento dominantes impostos pela sociedade, para que ela possa construir seus próprios valores, sua autonomia e individualidade, enfim, sua socialização.#$&Em que aos limites e às possibilidades históricas da escola na atualidade, propõem-se um redimensionamento nas relações criança, escola e sociedade a partir de uma análise de suas configurações reais. Compreende-se que a escola não tem por função transformar a sociedade, pois o locus dessa transformação dar-se-á na dinâmica das relações humanas e sociais de produção. No entanto, como instância social, constituiu-se numa das mediações possíveis na relação dialética entre indivíduo e sociedade, à medida que através da transmissão e produção do conhecimento científico, promove modificações substantivas no indivíduo e, de forma indireta, num projeto político de mudança social.