Pensar e fazer a DEA : disciplina educação artística /

Analisa a representação acerca da disciplina Educação Artística - DEA, a partir da fala de professores e estudantes do 2o Grau, da rede pública e particular de ensino. A coleta de dados foi feita através de entrevistas e os resultados foram trabalhados através da análise de conteúdo por categorias....

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Djalson da Rocha, Silva, Márcia Maria Tresse de Melo.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14440
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Descrição
Resumo:Analisa a representação acerca da disciplina Educação Artística - DEA, a partir da fala de professores e estudantes do 2o Grau, da rede pública e particular de ensino. A coleta de dados foi feita através de entrevistas e os resultados foram trabalhados através da análise de conteúdo por categorias. A representação detectada indica que pensar/fazer a disciplina Educação Artística não difere significativamente entre professores da rede pública e privada, o processo de ensino encaminhado pelos professores exerce influência na forma com os estudantes representam a DEA e vice-versa, só que os estudantes em menor grau de influência sobre os professores. A representação de ambas as categorias, nos mostra que o pensar/fazer a DEA, reproduz significativamente, através da estética do mesmo nome, a Ideologia Liberal, cujos princípios norteiam o Discurso Oficial para a disciplina, e tem influenciado, através do ideário da Livre-Expressão, o pensar/fazer a DEA até os dias atuais, sendo dominante na apresentação dos professores e estudantes, que o reproduz, sem a devida consciência dessa reprodução. A DEA não está cumprindo sua função social na escola Funções tidas como significativas, do ponto de vista pessoal, são inoperantes, a partir da representação do social. Princípios teóricos e métodos postos em prática, ao longo da história do DEA, não estão atendendo as expectativas e ao reconhecimento da importância social da DEA, como disciplina curricular. Propõe-se a Estética e Pedagogia de Praxis para subsidiar outros caminhos que usem a eficiência do PENSAR/FAZER a DEA na escola.