A função social da escrita : o saber da criança e o fazer da escola /

Objetiva estabelecer o tipo de relação existente entre as concepções das crianças sobre a Função Social da Escrita e a forma como a escola trata essas concepções na condução do processo de alfabetização. Através de entrevistas e observação foram levantadas idéias de crianças da pré-escola e primeira...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes, Denise Maria de Carvalho.
Formato: Dissertação
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Resumo:Objetiva estabelecer o tipo de relação existente entre as concepções das crianças sobre a Função Social da Escrita e a forma como a escola trata essas concepções na condução do processo de alfabetização. Através de entrevistas e observação foram levantadas idéias de crianças da pré-escola e primeiras séries de uma escola pública de Natal-RN, sobre os usos funcionais da escrita, dos eventos de lectoescrita com que as crianças se envolvem no meio onde vivem. Foram colhidas paralelamente informações semelhantes junto às professoras das crianças. Confrontados os dados, verificou-se uma relação de profunda descontinuidade entre as concepções e vivências das crianças e a forma como estas são tratadas na prática escolar. Ignorando os aspectos sócio-funcionais da escrita presentes tanto nas idéias, como na vida das crianças, a escola não tem contribuído para que elas tenham uma apropriação mais efetiva deste sistema de representação.