Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /

Resumo: Este trabalho tem dois objetivos pprincipais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do comppositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segukndo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pimenta, Josani Keunecke., Ostergren, Eduardo Augusto, Universidade Estadual de Campinas.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/107314
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-76017
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Coros (Música) -
Dissertação.
Música coral -
Dissertação.
Missa (Música) -
Dissertação.
Música sacra -
Dissertação.
spellingShingle Coros (Música) -
Dissertação.
Música coral -
Dissertação.
Missa (Música) -
Dissertação.
Música sacra -
Dissertação.
Pimenta, Josani Keunecke.
Ostergren, Eduardo Augusto,
Universidade Estadual de Campinas.
Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
description Resumo: Este trabalho tem dois objetivos pprincipais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do comppositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segukndo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes de regência e regentes. O trabalho está dividido em 3 capítulos: 1. Estudo Preliminar da Partitura; 2. Estudo Interpretativo da Partitura; 3. Preparação dos Ensaios e Considerações Interpretativas. No Estudo Preliminar da Partitura são apresentados aspectos gerais das obras como número de movimentos, extensão das vozes, origem do texto, duração aproximada, entre outros. Assim, o regente terá dados suficientes para analisar se o seu grupo está apto tecnicamente e musicalmente para interpretar as obras. O Estudo Interpretativo da Partitura inicia-se com uma introdução de cada obra e segue com a análise de todos os movimentos das mesmas com foco no texto, ritmo, melodia, tonalidade/modalidade, harmonia, textura, timbre, elementos de expressão e forma; finalizando com o estudo paralelo a análise que abrange o estudo de cada voz, a linha de regência, o gestual, os ensaios e a concetração da peça. Por fim, no capítulo 3, há um levantamento de aspectos que podem gerar dificuldade na execução, sugestão de andamento e alguns exercícios de técnica vocal que preparam o coro para a linjguagem composicional utilizada nas obras. O trabalho destaca a importância de se estudar e preparar a obra antes do 1° ensaio do regente com o coro. Há aspectos importantes da obra que só são revelados através da análise e só através dela é que o regente sentir-se-á preparado para trabalhar a obra com seu coro e interpretá-la. O método de estudo desenvolvido neste trabalho pode ser utilizado no estudo de outras obras musicais.#$&Abstract : The two-fold purpose of this dissertation is: first to divulgue Villa-Lobos a cappella choral music through the study of his two masterpieces: Missa São sebastião and bendita Sabedoria; second, to present a method for the study of choral music to be used by students and conductors. the work is divided into 3 chapters: 1. Preliminary Score Study; 2. Interpretive Score Study; 3. Rehearsal Preparation and Interpretative Considerations. In thePreliminary Score Study general aspects of the pieces are presented such as number of movements, voice extensions, text origin, approximate duration of each movement, amongst others. Thus, the conductor has basic data to help consider whether his ensemble is technically and musically able to perform the pieces. the Interpretive Score Study includes and introduction to each piece and the analyses of the various movements of the compositions focusing on: text, rhythm, melody, tonality/modality, harmony, texture, timbre, expression elements and form. The detailed examination of each voice, conducting gestures, rehearsal considerations and the overall conceiving of the pieces are also included in this chapter. Finally, in chapter 3, there is a discussion about technical aspects pointing to performance difficulties, suggestions for expressive conducting beat-patterns and vocal technique exercisees which will help the choir with the stylistic language used throughout the pieces. The study calls attention to the importance of score preparation before the leading of the first choir rehearsal by the conductor. There are important musical and technical aspects of the score that are only revealed through preliminary analysis and only through this procedure will he be better prepared for an effective rehearsal and moving performance. The study method here proposed can also be used to advantage for the preparation of other musical compositions.
format Dissertação
author Pimenta, Josani Keunecke.
Ostergren, Eduardo Augusto,
Universidade Estadual de Campinas.
author_facet Pimenta, Josani Keunecke.
Ostergren, Eduardo Augusto,
Universidade Estadual de Campinas.
author_sort Pimenta, Josani Keunecke.
title Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
title_short Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
title_full Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
title_fullStr Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
title_full_unstemmed Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação /
title_sort heitor villa-lobos missa são sebastião e bendita sabedoria, um estudo para a interpretação /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/107314
work_keys_str_mv AT pimentajosanikeunecke heitorvillalobosmissasaosebastiaoebenditasabedoriaumestudoparaainterpretacao
AT ostergreneduardoaugusto heitorvillalobosmissasaosebastiaoebenditasabedoriaumestudoparaainterpretacao
AT universidadeestadualdecampinas heitorvillalobosmissasaosebastiaoebenditasabedoriaumestudoparaainterpretacao
_version_ 1766830703018770432
spelling oai:localhost:123456789-760172022-11-30T08:30:12Z Heitor Villa-Lobos missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação / Pimenta, Josani Keunecke. Ostergren, Eduardo Augusto, Universidade Estadual de Campinas. Coros (Música) - Dissertação. Música coral - Dissertação. Missa (Música) - Dissertação. Música sacra - Dissertação. Resumo: Este trabalho tem dois objetivos pprincipais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do comppositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segukndo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes de regência e regentes. O trabalho está dividido em 3 capítulos: 1. Estudo Preliminar da Partitura; 2. Estudo Interpretativo da Partitura; 3. Preparação dos Ensaios e Considerações Interpretativas. No Estudo Preliminar da Partitura são apresentados aspectos gerais das obras como número de movimentos, extensão das vozes, origem do texto, duração aproximada, entre outros. Assim, o regente terá dados suficientes para analisar se o seu grupo está apto tecnicamente e musicalmente para interpretar as obras. O Estudo Interpretativo da Partitura inicia-se com uma introdução de cada obra e segue com a análise de todos os movimentos das mesmas com foco no texto, ritmo, melodia, tonalidade/modalidade, harmonia, textura, timbre, elementos de expressão e forma; finalizando com o estudo paralelo a análise que abrange o estudo de cada voz, a linha de regência, o gestual, os ensaios e a concetração da peça. Por fim, no capítulo 3, há um levantamento de aspectos que podem gerar dificuldade na execução, sugestão de andamento e alguns exercícios de técnica vocal que preparam o coro para a linjguagem composicional utilizada nas obras. O trabalho destaca a importância de se estudar e preparar a obra antes do 1° ensaio do regente com o coro. Há aspectos importantes da obra que só são revelados através da análise e só através dela é que o regente sentir-se-á preparado para trabalhar a obra com seu coro e interpretá-la. O método de estudo desenvolvido neste trabalho pode ser utilizado no estudo de outras obras musicais.#$&Abstract : The two-fold purpose of this dissertation is: first to divulgue Villa-Lobos a cappella choral music through the study of his two masterpieces: Missa São sebastião and bendita Sabedoria; second, to present a method for the study of choral music to be used by students and conductors. the work is divided into 3 chapters: 1. Preliminary Score Study; 2. Interpretive Score Study; 3. Rehearsal Preparation and Interpretative Considerations. In thePreliminary Score Study general aspects of the pieces are presented such as number of movements, voice extensions, text origin, approximate duration of each movement, amongst others. Thus, the conductor has basic data to help consider whether his ensemble is technically and musically able to perform the pieces. the Interpretive Score Study includes and introduction to each piece and the analyses of the various movements of the compositions focusing on: text, rhythm, melody, tonality/modality, harmony, texture, timbre, expression elements and form. The detailed examination of each voice, conducting gestures, rehearsal considerations and the overall conceiving of the pieces are also included in this chapter. Finally, in chapter 3, there is a discussion about technical aspects pointing to performance difficulties, suggestions for expressive conducting beat-patterns and vocal technique exercisees which will help the choir with the stylistic language used throughout the pieces. The study calls attention to the importance of score preparation before the leading of the first choir rehearsal by the conductor. There are important musical and technical aspects of the score that are only revealed through preliminary analysis and only through this procedure will he be better prepared for an effective rehearsal and moving performance. The study method here proposed can also be used to advantage for the preparation of other musical compositions. 1 2022-10-05T18:23:04Z 2022-10-05T18:23:04Z 2003. Dissertação 784.087.68 P644h DISSERT 107314 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/107314 https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2016210066840c3579090180c2fbd4a07/107314.pdf