Avaliação formativa e recuperação : estudo experimental de um modelo /

Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito da recuperação desenvolvida durante o processo ensino - aprendizagem com o da recuperação convencional em História do Brasil com alunos da 6a. série do 1º Grau. Adotou-se um "design" quase-experimental desde que os dois grupos sor...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vasconcelos, Armando Reis., Mediano, Zélia Domingues., Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/14245
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito da recuperação desenvolvida durante o processo ensino - aprendizagem com o da recuperação convencional em História do Brasil com alunos da 6a. série do 1º Grau. Adotou-se um "design" quase-experimental desde que os dois grupos sorteados a fim de participar da pesquisa foram integrados por alunos de acordo com os critérios da escola. Para verificar a equivalência dos grupos, no início do experimento algumas variáveis intervenientes foram testadas e constatou-se diferença significativa em fluência verbal a favor do grupo experimental. Em decorrência disso o tratamento dos dados foi feito por análise de covariância utilizando-se como variável dependete os escores no pós-teste e como covariável os no teste de fluência verbal. A um nível de 0,05 não se encontrou diferença significativa entre os resultados dos dois grupos.#$&Apesar de não se poder concluir pela superioridade do modelo proposto sobre a recuperação convencional conforme definida neste estudo, os resultados permitiram algumas conclusões, entre as quais: - o ensino e a avaliação por objetivos mostraram-se eficazes na melhoria do desempenho dos alunos tornando o processo ensino-aprendizagem preventivo ao fracasso; - a quantidade de tempo usada no experimento, possivelmente não foi suficiente para permitir resultados significativos favoráveis ao grupo experimental; - os alunos com problemas de aprendizagem relacionados a variáveis de natureza não didático-pedagógica exigem soluções que ultrapassam a competência do professor a nível de sala de aula e as próprias possibilidades reais da escola. Por meio de depoimentos coletados durante o curso e da escala de opinião, os alunos manifestaram receptividade à sistemática de avaliação adotada e desejo de que as "paradas" para reestudo dos objetivos não alcançados tivessem continuidade.#$&Abstract: The purpose of this study was to compare the effects of two remedial instruction programs - a remedial instruction conducted during the learning process and a conventional onein História do Brasil, at the 6th grade junior high school. Since it was not pos sible to use random assigned groups to integrate the experiment, the two groups ( experimental and control) were selected according to the school organization. In the beginning of the experiment some intervenient variables were controlled in order to test if the two groups were equivalent. Significant difference in verbal fluency was found in favor of the experimental group. This required the data were treated through analysis of covariance taking as dependent variable the scores in the post test, and as covariate the verbal fluency ones. At a 0,05 level the results of the two groups did not reveal a significant difference.#$&Although the results did not demonstrate the superiority af the proposed model in comparison to the conventional one, they provide some conclusions, among them: - teaching and evaluation based on instructional objectives showed to be effective in the improvement or the students' performance, making the learning process preventive to failurei; - the amount of time used in the experiment possibly was not sufficient to allow significant results favorable to the experimental group; - there are learning problems related to non school variables that require solutions beyond the teacher t s competency and even the school actual possibilities. The students expressed their clear approval about evaluation system as well as the "stops" to review the the new non mastered objectives. Two sources were employed to obtain those information: an opinion scale and written commentaries made during the development of the experiment.