Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contexto...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Monografia UFRN |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-75412 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-754122022-11-30T08:20:24Z Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / Souza, Cynthia Beatriz Farias de. Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino de português Monografia Linguagem oral e escrita Monografia prática pedagógica Monografia O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contextos da vida social, subjaz qualquer estratégia que vise aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho surgiu de uma vivência pedagógica na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, Com o objetivo de analisar teoricamente algumas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Como metodologia utilizou-se a observação e análise da relação educador-educando e prática pedagógica corrente na escola, relacionando-as com as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCN, e com a visão teórica de autores como Travaglia (2003), Possenti. (1996), Leurquin (2005) entre outros. A análise sugere repensar as práticas pedagógicas, um posicionamento crítico do educador frente ao problema, adotando uma postura que, entre outras ações, inclua o planejamento de conteúdos que possibilitem ao aluno atuar como partícipe do processo, contribuindo com responsabilidade e autonomia para sua formação. 2 2022-10-05T18:15:51Z 2022-10-05T18:15:51Z 2005. Monografia UFRN 37 S729r MONOG 106498 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Ensino de português Monografia Linguagem oral e escrita Monografia prática pedagógica Monografia |
spellingShingle |
Ensino de português Monografia Linguagem oral e escrita Monografia prática pedagógica Monografia Souza, Cynthia Beatriz Farias de. Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
description |
O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contextos da vida social, subjaz qualquer estratégia que vise aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho surgiu de uma vivência pedagógica na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, Com o objetivo de analisar teoricamente algumas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Como metodologia utilizou-se a observação e análise da relação educador-educando e prática pedagógica corrente na escola, relacionando-as com as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCN, e com a visão teórica de autores como Travaglia (2003), Possenti. (1996), Leurquin (2005) entre outros. A análise sugere repensar as práticas pedagógicas, um posicionamento crítico do educador frente ao problema, adotando uma postura que, entre outras ações, inclua o planejamento de conteúdos que possibilitem ao aluno atuar como partícipe do processo, contribuindo com responsabilidade e autonomia para sua formação. |
format |
Monografia UFRN |
author |
Souza, Cynthia Beatriz Farias de. Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Souza, Cynthia Beatriz Farias de. Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Souza, Cynthia Beatriz Farias de. |
title |
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
title_short |
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
title_full |
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
title_fullStr |
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / |
title_sort |
reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no ensino médio : uma experiência como docente / |
publishDate |
2022 |
url |
https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498 |
work_keys_str_mv |
AT souzacynthiabeatrizfariasde reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente AT oliveiraleonoraraujobezerrade reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente AT universidadefederaldoriograndedonorte reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente |
_version_ |
1766826436808671232 |