Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /

O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contexto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Cynthia Beatriz Farias de., Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-75412
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-754122022-11-30T08:20:24Z Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente / Souza, Cynthia Beatriz Farias de. Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino de português Monografia Linguagem oral e escrita Monografia prática pedagógica Monografia O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contextos da vida social, subjaz qualquer estratégia que vise aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho surgiu de uma vivência pedagógica na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, Com o objetivo de analisar teoricamente algumas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Como metodologia utilizou-se a observação e análise da relação educador-educando e prática pedagógica corrente na escola, relacionando-as com as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCN, e com a visão teórica de autores como Travaglia (2003), Possenti. (1996), Leurquin (2005) entre outros. A análise sugere repensar as práticas pedagógicas, um posicionamento crítico do educador frente ao problema, adotando uma postura que, entre outras ações, inclua o planejamento de conteúdos que possibilitem ao aluno atuar como partícipe do processo, contribuindo com responsabilidade e autonomia para sua formação. 2 2022-10-05T18:15:51Z 2022-10-05T18:15:51Z 2005. Monografia UFRN 37 S729r MONOG 106498 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Ensino de português
Monografia
Linguagem oral e escrita
Monografia
prática pedagógica
Monografia
spellingShingle Ensino de português
Monografia
Linguagem oral e escrita
Monografia
prática pedagógica
Monografia
Souza, Cynthia Beatriz Farias de.
Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
description O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contextos da vida social, subjaz qualquer estratégia que vise aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho surgiu de uma vivência pedagógica na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, Com o objetivo de analisar teoricamente algumas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Como metodologia utilizou-se a observação e análise da relação educador-educando e prática pedagógica corrente na escola, relacionando-as com as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCN, e com a visão teórica de autores como Travaglia (2003), Possenti. (1996), Leurquin (2005) entre outros. A análise sugere repensar as práticas pedagógicas, um posicionamento crítico do educador frente ao problema, adotando uma postura que, entre outras ações, inclua o planejamento de conteúdos que possibilitem ao aluno atuar como partícipe do processo, contribuindo com responsabilidade e autonomia para sua formação.
format Monografia UFRN
author Souza, Cynthia Beatriz Farias de.
Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Souza, Cynthia Beatriz Farias de.
Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Souza, Cynthia Beatriz Farias de.
title Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
title_short Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
title_full Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
title_fullStr Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
title_full_unstemmed Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /
title_sort reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no ensino médio : uma experiência como docente /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498
work_keys_str_mv AT souzacynthiabeatrizfariasde reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente
AT oliveiraleonoraraujobezerrade reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente
AT universidadefederaldoriograndedonorte reflexoessobreoprocessodeensinoaprendizagemdelinguamaternanoensinomedioumaexperienciacomodocente
_version_ 1766826436808671232