Reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de lingua materna no Ensino Médio : uma experiência como docente /

O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contexto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Cynthia Beatriz Farias de., Oliveira, Leonor Araújo Bezerra de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106498
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O conhecimento de uma língua implica o conhecimento de sua gramática, o seu uso adequado na apresentação do discursso em sua forma oral ou escrita. Habilitar alunos do Ensino Médio ao uso correto da linguagem materna, a Língua Portuguesa, bem como sua interpretação em diferentes situações e contextos da vida social, subjaz qualquer estratégia que vise aperfeiçoar o processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho surgiu de uma vivência pedagógica na Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, Com o objetivo de analisar teoricamente algumas dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna. Como metodologia utilizou-se a observação e análise da relação educador-educando e prática pedagógica corrente na escola, relacionando-as com as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCN, e com a visão teórica de autores como Travaglia (2003), Possenti. (1996), Leurquin (2005) entre outros. A análise sugere repensar as práticas pedagógicas, um posicionamento crítico do educador frente ao problema, adotando uma postura que, entre outras ações, inclua o planejamento de conteúdos que possibilitem ao aluno atuar como partícipe do processo, contribuindo com responsabilidade e autonomia para sua formação.