Emigrantes da região metropolitana de Natal : quem são e para onde vão? /

Este trabalho apresenta um estudo sobre o movimento migratóriona Região Metropolitana de Natal (RMN) enfocando o local de destino dos emigrantes que saíram de algum município metropolitano. Os dados utilizados são do Censo Demográfico de 2000 realizado pelo IBGE. Para a identificação do contigente m...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sena, Rodrigo Silva de., Freire, Flávio Henrique Miranda de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106389
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho apresenta um estudo sobre o movimento migratóriona Região Metropolitana de Natal (RMN) enfocando o local de destino dos emigrantes que saíram de algum município metropolitano. Os dados utilizados são do Censo Demográfico de 2000 realizado pelo IBGE. Para a identificação do contigente migratório intermunicipal do período de 1995 a 2000, foi adotado pelo IBGE o quesito de " data fixa" com pergunta que possibilita a identificação do município de origem do imigrante. utilizando essa informação cruzada com variáveis sócio-econômicas, foi possível traçar o perfil das pessoas que saíram de algum município metropolitano. Dentre os municípios da RMN, os que mais merecem enfoque são Paranamirim e São Gonçalo do Amarante, como sendo os que mais estão atraindo pessoas, visto que o município de natal está passando por um processo de conurbação com municípios vizinhos. Verificou-se também que as Regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do Brasil, receberam um contigente de emigrantes da RMN, com faixas salariais mais altas. De maneira geral, tanto para os municípios quanto para as regiões, observou-se que a amaioria dos emigrantes é do sexo feminino, solteiras que compõem a faixa etária de 15 a 29 anos, ou seja, são pessoas com idade economicamente ativa, que saem de seus municípios muitas vezes em busca de outros mais desenvolvidos.