As representações que têm os alunos do programa de qualificação profisisonal para a educação básica (PROBÁSICA) acerca da sua profissão /

Este documento em forma de um trabalho monográfico, faz parte do projeto financiado pelo CNPq, através da Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Deped/UFRN, cujo objetiva apontar e refletir sobre algumas qu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Francisco José Dias da., Nuñez, Isauro Beltrán., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Monografia UFRN
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Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/106248
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Resumo:Este documento em forma de um trabalho monográfico, faz parte do projeto financiado pelo CNPq, através da Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Deped/UFRN, cujo objetiva apontar e refletir sobre algumas questões acerca das concepções que têm os professores do interior do Estado do Rio Grande do Norte, participantes do Programa de Qualificação Profissional para Educação Básica – PROBÀSICA, quando interrogados a partir das perguntas: a docência é uma profissão ou ocupação? Quais as diferenças existentes entre a carreira de um médico e a de um professor? E quais as dificuldades que o professor tem para desempenhar a sua função? Aqui se faz uma apresentação dos conceitos de profissão construídos ao longo do tempo, considerando seus elementos históricos e sociológicos. Analisa-se o processo de constituição da profissão docente a partir das categorias formação de professores. Também se comenta sobre a profissionalização docente na perspectiva de atingir o nível de professor-profissional. Num segundo momento registra-se a metodologia aplicada durante a pesquisa, justificando os instrumentos utilizados para tal e as conclusões obtidas diante das representações que têm os alunos pesquisados sobre a profissão por eles abraçada.