O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências /

Resumo: A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva, que ainda persiste nas Escolas e o enriquecimento do mundo social têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o progresso do ensino/aprendizagem, como os jogo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Luiz Otávio Silva., Albuquerque, Fabíola Silva.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17264/1/LuizOSS.pdf
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collection SIGAA
topic Ciência -
Metodologia -
Dissertação.
Jogos de fantasia -
Dissertação.
RPG (jogos de fantasia) -
Dissertação.
Science.
Methodology.
Games of fantasy.
(RPG) Roleplaying games.
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Santos, Luiz Otávio Silva.
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O jogo de RPG como ferramenta auxiliar de aprendizagem na disciplina de Ciências /
description Resumo: A reflexão a respeito da forma tradicional de ensino, caracterizada por uma maneira estática e descritiva, que ainda persiste nas Escolas e o enriquecimento do mundo social têm motivado a procura por novas técnicas que estimulem os alunos para o progresso do ensino/aprendizagem, como os jogos de representação denominados pelo RPG (do inglês Roleplaying Games), já utilizadaos em várias disciplinas. Dada a riqueza de temas de Ciências e Biologia que poderiam ser utilizado como ferramenta auxiliar de aprendizagem. PANGÉIA, o jogo criado, foi constituído a partir do sitema GURPS e um personagem, que era um animal de uma das Classes dos Vertebrados, e fazê-lo sobreviver e reproduzir ao longo de Aventuras. Estas consistiam da narrativa dos desafios enfretados pelo personagem realizada pelo Mestre, os quais eram resolvidos através do lance de dados. Nessa narrativa, o Mestre introduzia conceitos e informações sobre os temas abordados. Para aliviar o funcionamento do jogo, solicitamos a 11 voluntários, alunos de duas Escolas de Natal, que jogassem PANGÉIA. Antes do jogo, e sem conhecimento dos objetivos finais do trabalho, esses voluntários responderam a um questionário de conhecimentos, o mesmo que foi aplicado após o jogo. Comparando as opções de resposta dos voluntários antes e depois, encotramos fortes sugestões de que algumas delas foram influenciadas pelo jogo. A partir dessa tese, identificamos a necessidade de modificações importantes em PANGÉIA, principalmente uma maior relação entre o questionário e a Ambientação com a narrativa do Mestre. Para tornar PANGÉIA uma ferramenta auxiliar de aprendizagem, será necessária a confecção de um manual para o professor que também sugira o formato da aplicação do jogo. Contudo, a partir desse protótipo, concluímos que os temas da Ciência e da Biologia podem ser facilmente adaptados ao jogo do tipo RPG e que a flexibilidade deste, possibilita múltiplas combinações#$&que podem vir a ajudar na aprendizagem de conteúdos de difícil assimilação em sala de aula.#$&Abstract: On reflecting the traditional teaching approach, characterized by non-dynamic and descriptive methods that still persists in schools at the present time, associated to social living enrichment has motivated the search for new techniques to stimulate students in the process of teaching, such as roleplaying games, known as RPG, already being used in various school disciplines. Considering the amount of themes in general sciences and in biology, in particular that could be explored through RPG our purpose was to develop a game to be used as a learning complementary tool. PANGÉIA, the game we developed, was based on the GURPS system and to be placed at the geological Eras of the earth. The objective of the game was playing a character that represented an animal belonging to a Class of Vertebrates, and making it surviving and represented an animal belonging to a Class of Vertebrates, and making it surviving and reproducing during risky situations prsented in the game. These situations were narratives by the Master about challenges that the character would face, which should be solved using the dices. Along the narrative, the Master introduced concepts and informations about the subject being studied. To evaluating how the game worked out, we solicited 11 volunteers, from two different schools in Natal, to play PANGÉIA. Before starting the game, and without knowing the final objectives of our project, the volunteers answered a general questionnaire to let us know their level of knowledge, which was also answered after playing the game. The comparsion of the voluteers' answeres before and after playing the game suggests that this activity influenced them. Also, based on this test, we identified critical aspects to be modified in PANGÉIA, specially a stronger relation between both the questionnaire and the game placement with the narrative of the master. In order to have PANGÉIA used as a complementary learning tool, a teachers' handbook has to be#$&written, including rules concerning the format of game application. Nonetheless, based on this pilot study, we conclude that topics on sciences and biology can be easily adjusted to RPG format, and its flexibilty provides multiple combinations that can be used to help learning the more difficult topics to be taught in a class.
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