Efeito do exercício matinal realizado sob luz solar no ciclo vigília-sono de adolescentes/

Resumo: Na adolescência há uma tendência a dormir e acordar mais tarde em relação à infancia. Embora esta característica tenha causas biológicas, alguns fatores externos podem favorecê-la: como o aumento da carga escolar e da socialização. No sentido contrário os horários escolares matutinos represe...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Maia, Ana Paula Leão., Azevedo, Carolina Virgínia Macedo de.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17266/1/AnaPLM.pdf
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Descrição
Resumo:Resumo: Na adolescência há uma tendência a dormir e acordar mais tarde em relação à infancia. Embora esta característica tenha causas biológicas, alguns fatores externos podem favorecê-la: como o aumento da carga escolar e da socialização. No sentido contrário os horários escolares matutinos representam um dos grandes fatores responsáveis pela privação parcial de sono. Ainda que a exposição à luz seja considerada o regulador mais importante do sistema circadiano em mamíferos, estudos em seres humanos indicaram que o exercício físico influencia a sincronização circadiana. Por isso, o objetivo do nosso trabalho é avaliar o efeito do exercício físico matinal sob luz solar no ciclo vigília-sono (CVS) de adolescentes. O estudo contou com a participação de 160 alunos do ensino médio (1º e 2º ano), expostos às seguintes condições: aula na sala habitual (Grupo C), aula na piscina exposto à luz solar (Grupo E), metade em exercício físico (EE) e outra em repouso (EL). Cada grupo experimental cumpriu duas etapas: avaliação de CVS 1 semana antes e 1 semana durante a intervenção, que foi realizada na 2ª e 4ª feira entre 7:45 e 8:30 h. Na linha de base foram aplicados os questionários "Saúde e Sono" e de avaliação do crontipo (H&O). Além disso, os alunos foram avaliados antes e durante a intervenção pelo "Diário de sono", "Escala de Sonolência de Karolinks" (ESK), Teste de vigilância psicomotora (TPV) e actimetria. Durante a intervenção, houve atraso no horário de acordar no fim de semana e tendência a maior duração do sono na semana nos três grupos. No fim de semana, apenas os grupos EE e EL passaram a dormir mais. Não houve diferença no horário de dormir, na irregularidade dos horários de sono e nas variáveis do cochilo. A sonoência apresenteou um padrão circadiano caracterizado por maior alerta às 11:30 h para os grupos EE e EL, que pode ter sido decorrente de um efeito relaxante do contato com a#$&água da piscina. Além disso, o grupo EE apresentou maiores níveis de alerta às 14:30 h na 2ª feira e às 8:30 h na 4ª feira, possivelmente decorrentes de um efeito ativacional do exercício. O tempo de reação avaliado por meio do TPV não variou entre as etapas. A qualidade do sono melhorou nos três grupos na 2ª etapa, impossibilitando avaliar o efeito da intervenção. Entretanto, houve melhora na qualidade do sono na 2ª e 3ª feira apenas para o grupo EE. A partir dos resultados, sugere-se que a intervenção promoveu efeitos sobre a sonolência em alguns horários. Nas outras variáveis não foram observados efeitos, possivelmente devido a uma grande irregularidade no CVS nos finais de semana. Faz-se necessário ampliar o estudo com a realização de exercício físico numa freqüência semanal maior, visto que apenas dois dias foram insuficientes para promover maiores efeitos no CVS dos adolescentes.#$&Abstract: The sleep onset of offset delay at adolescence in relation to childhood. Besides biological causes, some external factors as academic obligations and socialization contributes, increasing the burden of school and socialization. However, morning school schedules reduce sleep duration. Besides light strong effect, studies in humans have indicated that exercise influence circadian synchronization. To evaluate the effect of the morning exercise under sunlight on sleep-wake cycle (SWC) of adolescents, 160 high school students (11th year) were exposed to the following condictions: lesson in usual classroom (group C), lesson in swimming pool exposed to sunlight (Group E), half of them carrying through physical activity (EE) and the other resting (EL). Each experimental group met two stages: assessment of SWC 1 week before and 1 week during the intervention, which was held in Monday and Wednesday between 7:45 and 8:30 am. In the baseline, there were applied the questionnaires "Health and Sleep" and cronotype evaluation (H & O). In addition, students were evaluated before and during the intervention by "Sleep Diary", "Karolinska Sleepiness Scale" (KSS), Psychomotor Vigilance Test (PVT) and actimetry. During the intervention, there was a delay in wake-up time on the weekend and a trend of greater sleep duration on week for the tree groups. At the weekend, only the groups EE and EL increased sleep duration. There was no difference in bedtime, irregularity of sleep schedules and nap variables. The sleepiness showed a circadian pattern characterized by higher alertness levels at 11:30 am and sleepiness levels ate bedtime and wake-up time on week. On weekends there were higher levels of alertness in these times. In the days of intervention, there was an increase of sleepiness at 11:30 am for groups EL and EE, which may have been caused by a relaxing effect of contact with the water of the pool. In addition, the grou EE showed higher alert levels at 14:30 pm#$&on Monday and at 8:30 am in the Wednesday, possibly caused by exercise arousal effect. The reaction time assessed through the TPV did not vary between the stages. The sleep quality improved in the three groups in the second stage, making impossible the evaluation of intervetion effect. However, the sleep quality increased on Monday and Tuesday only on the group EE. From the results, it is suggested that the intervention promoted effects on the sleepiness at some day hours. In other SWC variables there were no effects, possibly due to a large SWC irregularity on weekends. Thus, the evaluation of higher weekly frequency EF is necessary, since only two days were insufficient to promote greater effect on adolescents SWC.