Comportamento sócio-espacial de pessoas em movimento : um estudo exploratório no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire/

Resumo:A interação homem-ambiente, foco dos estudos da Psicologia Ambiental, pressupõe que o espaço influencia o comportamento, e vice-versa. Apesar da importância dessa reciprocidade dinâmica, são poucos os trabalhos que tratam da condição de mobilidade do homem ao experimentar o espaço. O presente...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vilaça, Lis Barros., Elali, Gleice Azambuja.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17414/1/LisBV.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:A interação homem-ambiente, foco dos estudos da Psicologia Ambiental, pressupõe que o espaço influencia o comportamento, e vice-versa. Apesar da importância dessa reciprocidade dinâmica, são poucos os trabalhos que tratam da condição de mobilidade do homem ao experimentar o espaço. O presente estudo exploratório investiga o comportamento sócio espacial de usuários do calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos poucos locais para prática de atividades físicas em Natal, no qual a maioria dos freqüentadores encontra-se em intenso e contínuo movimento. Foram algumas perguntas de partida: De que modo o indivíduo percebe o ambiente enquanto se movimenta? Como as relações recíprocas pessoa-ambiente ocorrem no local, à luz do contexto de mobilidade? Quais as principais dificuldades e facilidades na interação homem-ambiente sob essa condição? A busca por respostas teve como base conceitos do comportamento sócio-espacial humano - especialmente espaço pessoal, territorialidade, densidade e aglomeração e contribuições da Psicologia Ecológica de Barker. Como o espaço físico em questão é multifacetado e que a percepção desses cenários é regida por múltiplos sentidos e estímulos, foi definido um percurso multimetodológico: (i) observação participante in loco; (ii) identificação dos principais behavior settings na área; (iii) categorização das atividades do local; (iv) aplicação de entrevista semi-estruturada; (v) registro de imagens e (vi) construção de um diário da pesquisadora. A percepção de si mesmo e dos outros em movimento pelo ambiente, imersos numa intrincada rede de inter-ações, faz com que as pessoas desenvolvam diversas estratégias de mobilidade com o intuito de garantir a satisfação em suas atividades, muitas vezes de modo inconsciente. Sendo o CAERF um equipamento público-urbano largamente utilizado pela população natalense,#$&estima-se contribuir para a reflexão sobre o efeito da mobilidade na percepção ambiental de seus usuários, fornecendo sugestões para futuros trabalhos nesse campo de conhecimento, tanto naquele local específico quanto no estudo de locais semelhantes.#$&Abstract:People-environment interaction, focus of Environmental Psychology studies, presupposes that space influences behavior and vice-versa. Despite of the importance of dynamic reciprocity, there are a few works that treat the mobility condition of the people experimenting space. The present study investigates environmental perception of users of the Engenheiro Roberto Freire Avenue sidewalk, one of the few places in Natal for physical activities practicing, where most people are in intense and continuous movement. A few questions for this study where made: In what way does the individual realize the environment while he is moving? How do reciprocal man-environment relations occur there, according to a mobility context? What are the main difficulties and easiness in man-environment interaction under this condition? The search for these answers is based on concepts of social-spatial human behavior - especially personal space, territoriality, density and crowding and contributions of Barker´s Ecologycal Psychology. Considering that the physical space in this case is multifaceted and the perception of theses scenarios is governed by multiples senses and stimuli, it was defined a multi-methodological route: (i) observation participative in loco; (ii) identification of the main behavior settings at the area; (iii) categorization of the activities occurring at the place; (iv) application of a semi-structured interview; (v) images registered and (vi) construction of the researcher s log. The perception of oneself and others in movement in the environment, immersed in a intricate web of inter-actions, makes people develop mobility strategies, many times unconsciously, with the aim of ensuring satisfaction in its activities. Since the Eng. Roberto Freire Avenue sidewalk is an equipment public-urban largely used by the population of Natal, the reflection of the mobility effectiveness in the users environmental perception is expected,#$&providing suggestions for future studies in this field of knowledge.