Fernando Pessoa(s): Ciência das sensações, pedagogia do fingimento.

Resumo:A dissertação pretende considerar a heteronímia, vivenciada pelo poeta Fernando Pessoa, como uma estratégia cognitiva para equacionar o outro no campo da educação e minimizar persistentes antinomias no processo de aprendizagem tal como sentimento e pensamento, emoção e razão. Assim, tal estra...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Bezerra, Rodrigo da Costa., Almeida, Maria da Conceição de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/104098
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:A dissertação pretende considerar a heteronímia, vivenciada pelo poeta Fernando Pessoa, como uma estratégia cognitiva para equacionar o outro no campo da educação e minimizar persistentes antinomias no processo de aprendizagem tal como sentimento e pensamento, emoção e razão. Assim, tal estratégia se constitui num dos fundamentos possíveis do método complexo ao tecer de forma dialógica e recursiva a relação de alteridade nas quais se moldam as identidades plurais na educação, lançando bases de uma ciência das sensações para o exercício de uma pedagogia do fingimento.#$&Résumé:La dissertation prétend considérer l'hétéronymie, experimentée par le poète Fernando Pessoa, comme une stratégie cognitive pour équivaloir l'autre dans le champs de l'éducation et minimiser des persistantes antinomies dans le processus de l'apprentissage tel que sentiment et pensée, émotion et raison. Ainsi, telle stratégie se constitue en un des fondements possibles de la méthode complexe au tisser de mode dialogique et récursive la relation de l'altérité que se constitue les identités plurielles dans l'éducation lançant des bases d`une science de la sensacions pour l'exercice d'une pédagogie de la feinte.