Uma educação tecida no corpo/

Resumo:Na tese afirmamos a educação como um nó de significações tecidas no corpo. Tomamos como referência para demonstração desse argumento os espetáculos Folguedos, Guarnicê e Flor do Lírio e construímos dentro desses espetáculos significações culturais, simbólicas e estéticas, que revelam a educaç...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Rosie Marie Nascimento de., Nóbrega, Terezinha Petrucia da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Descrição
Resumo:Resumo:Na tese afirmamos a educação como um nó de significações tecidas no corpo. Tomamos como referência para demonstração desse argumento os espetáculos Folguedos, Guarnicê e Flor do Lírio e construímos dentro desses espetáculos significações culturais, simbólicas e estéticas, que revelam a educação tecida no corpo. Educação essa que acontece não só no espaço formal da sala de aula ou da universidade, mas também no espaço da arte e na inserção dos indivíduos no mundo da cultura. Assim no decorrer da construção da tese refletimos sobre as seguintes questões: qual a construção de cultura e de arte que se tem no Grupo Parafolclórico? De que modo os espetáculos em suas tessituras nos trazem elementos significativos que possam compor uma ação educativa? Como objetivos buscamos problematizar as dicotomias presentes nos conceitos de arte e de cultura; sistematizar criticamente um trabalho de produção artística, cultural e educativa no grupo, além de ampliar a compreensão de educação, considerando as experiências do corpo. A atitude fenomenológica de Merleau-Ponty apresenta-se como referência metodológica desse estudo, referência essa que coloca o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo. Assim, considera-se a experiência do pesquisador nos três espetáculos em pauta, representados por cenas descritas, enquanto bailarina e espectadora. Destarte compreendemos que Folguedos, Guarnicê e Flor do Lírio, em suas linguagens artística, estética e cultural, permitem inúmeras significações que se dão no corpo, que convidam a percepção e ampliam a experiência dos sujeitos, evidenciando uma educação que permite e vislumbra o conhecimento, que busca novas sensações e experiências, que nos mostram nossa intimidade com o mundo, com os objetos e com o outro.#$&A arte é compreendida como virtualidade, como criação humana que transpõe a realidade e que permite inúmeras leituras e experiências, já que a cada percepção podemos reconhecer e conheces novos horizontes, tendo como material e base à cultura. Essa comporta o heterogêneo, não se encontra fechada, mas que os indivíduos nela inseridos conseguem interpretar e reconhecer os símbolos por eles criados da mesma forma, ratificando uma unidade. A arte e a cultura, portanto nos apresentam evidencias significativas de uma educação tecida no corpo.#$&Abstract:In theory say the education as a knot of meanings made in the body. We take as a reference for demonstration of this argument the shows Folguedos, Guarnicê and Flor do Lírio and built within such spectacles cultural, symbolic and aesthetic meanings, which reveal the education woven in the body. Education that can happen not only in the formal space like the classroom or the university, but also in the area of art and the inclusion of individuals in the world of culture. So during the construction of the thesis we reflect on the following issues: what is the construction of culture and art that have in the Parafolclórico group? What way theses shows in their buildings bring significant elements that might compose an educational activity. How objectives sought asking the dichotomies present in the concepts of art and culture; critically systematize a work of artistic, cultural and educational production in the group, in addition to expanding the understanding of education, considering the body experiences. The phenomenological attitude of Merleau-Ponty, is a reference methodology of this study, which places the reference knowledge as a result of our experience in the world, our world lived. Thus, this study considers the experience of the researcher in the three shows in tariff, represented by scenes described, as a dancer and spectator. Therefore we understand that Folguedos, Guarnicê and Flor do Lírio in their artistic, aesthetic and cultural languages, allow many meanings that occur in the body, which invites the perception and extend the experience of the subject, demonstrating an education that allows sight and knowledge, seeking new sensations and experiences, we show our intimacy with the world, with the objects and with the other.#$&The art is understood as virtuality, as a human creation that carries the reality and that allows many readings and experiences, each perception can recognize and know new horizons, having as base and material the culture. This entails the heterogeneous, is not closed but that individuals can interpret it entered and recognize the symbols they created the same way, confirming a unit. The art and culture show us significant evidences of an education woven in the body.