Modelagem da decisão por pacotes de viagem : um estudo usando processo de hierarquia analítica/

Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma modelagem de análise de decisão multicriterial para apoio na decisão para escolha de pacote de viagem por clientes das agências de turismos. O objetivo central é contribuir na simplificação da decisão da escolha de pacotes de viagens a partir da ident...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pereira, Sara Débora de Lima., Ramos, Rubens Eugênio Barreto.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14877/1/SaraDLP.pdf
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Resumo:Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma modelagem de análise de decisão multicriterial para apoio na decisão para escolha de pacote de viagem por clientes das agências de turismos. O objetivo central é contribuir na simplificação da decisão da escolha de pacotes de viagens a partir da identificação dos modelos de valores e preferências dos clientes e aplicá-los em seguida aos pacotes existentes. É utilizado o método do Processo de Hierarquia Analítica (AHP Analytic Hierarchy Process) para estruturar um modelo hierárquico de decisão composto por seis critérios (custo do pacote, categoria do hotel, segurança da cidade, tempo de viagem, vôo direto, posição no ranking dos 10 mais destinos) e cinco alternativas reais de pacotes para fim de semana prolongado criadas a partir de dados de agência de viagens. A análise de decisão foi realizada para a escolha do pacote por um grupo composto por dois casais que viajam regularmente juntos, aos quais foi solicitado que fizessem o julgamento par a par dos critérios e das alternativas. Os principais resultados revelam que, embora seja um grupo que viaja junto, há diferentes modelos de valores nos pesos dos critérios e certa convergência nas escalas de preferências das alternativas nos critérios. Não houve uma alternativa dominante para todos os membros do grupo isoladamente, mas em uma análise de uma utilidade total do grupo há uma classificação e ordenamento dos pacotes e uma alternativa claramente à frente das demais. A análise de sensibilidade mostra que há mudanças nesse quadro, mas as duas mais bem classificadas na análise normal são as mesmas com a análise de sensibilidade, embora com mudança de posição. A análise levou também a simplificar o processo com a exclusão de alternativas dominadas por todas as demais.#$&Como principal conclusão, avaliase que a modelagem e método sugerido permitem uma simplificação do processo de decisão na escolha de pacotes de viagens.#$&Abstract: The objective of this dissertation is to propose a Multi Criteria Decision Aid Model to be used by the costumers of the travel agencies and help them to choose the best package travel. The main objective is to contribute for the simplification of the travel package decision choice from the identification of the models of values and preference of the customers and applying them to the existing package. It is used the Analytic Hierarchy Process (AHP) method to structuralize a decision hierarchic model composed by six criteria (package cost, hotel category, security of the city, travel time, direct flight and position in ranking of the 10 most visited destination) and five real alternatives of packages for a holiday of three days created from travel agency data. The decision analysis was realized for the choice of a travel package by a group composed by two couples that regularly travels together, to which was asked to do a pairwise judgment of the criteria and the alternatives. The mains results show that, although been a group that travels together, there are different models of values in the weights of the criteria and a certain convergence in the scales of preferences of the alternatives in the criteria. It was not pointed a dominant alternative for all the members of the group separately, but an analysis of a total utility of the group shows a classification and an order of the travel packages and an alternative clearly in front of the others. The sensitivity analysis revels that there are changes in the ranking, but the two alternatives best classified in the normal analysis are the same ones in the sensitivity analysis, although with the positions changed. The analysis also led to a simplification of the process with the exclusion of alternatives dominated for the others ones. As main conclusion, it is evaluated that the model and method suggested allow a simplification of the decision process in the choice of travel packages.